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Tópico: Militec

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  • #1
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    Realmente o Militec é um tema polêmico. Antes de utilizá-lo pela primeira vez pesquisei em vários fóruns e no Youtube sobre este tema. Infelizmente encontrei apenas um teste feito por uma revista de automóveis, no site do Renault Clube, no qual o Militec não é considerado um produto que valha a pena utilizar pelo pouco ganho apresentado. As discussões, em vários fóruns, são apaixonantes, com posições fortes tanto a favor quanto contra. No Youtube aparecem experiências feitas utilizando atrito como parâmetro que comprovam que o produto funciona (exatamente o apresentado pelo Cássio); também encontra-se o mesmo teste para o Bardhal B12, também comprovando sua eficiência.
    Conversei com pessoas que entendem bem mais do que eu, no Paraná e no Rio Grande do Sul, sobre o produto buscando entender melhor seu funcionamento. Entendi que o Militec, ao ser adicionado ao óleo do motor, é adsorvido pelo metal que entra em contato com ele, isto é, ele entraria no metal criando uma película protetora que diminuiria o atrito e, conseqüentemente, o consumo. Questionei sobre as quantidades a utilizar visto que, embora o volume de óleo no cárter fosse quase o mesmo (em torno de 4 litros), iria tratar um motor 6 cilindros e dois 4 cilindros. A propaganda do Militec informa que a quantidade a ser adicionada é proporcional ao volume de óleo do cárter, mas estas pessoas orientaram-me a colocar mais Militec no motor 6 cilindros por haver mais metal a tratar que no de 4 cilindros. Também questionei sobre o volume de óleo, pois ele ficaria 400 ml acima do nível no 6 cilindros. A resposta foi tranqüila: o produto seria adsorvido e o volume voltaria ao normal. Consegui um desconto com uma Loja de autopeças e comprei alguns tubos de Militec e iniciei minhas "experiências" com o produto. O que vem a seguir é fruto exclusivamente de minhas impressões e "achismos", sem nenhuma base científica, feitas ao longo de quase um ano. Sempre que colocava o produto eu aguardava uns 500 km para avaliar.
    O primeiro tubo de Militec eu adicionei ao óleo da TR4 da patroa pois os tuchos insistiam em bater ao ligar mesmo o motor tendo apenas 19.000km. Melhorou um pouquinho, sem mudança no consumo. Coloquei um segundo tubo e achei que os tuchos se "acalmaram" na primeira partida, também sem alteração perceptível no consumo. O terceiro e o quarto tubos do produto coloquei na Outlander de uma vez, seguindo a orientação. Achei que o motor ficou mais tranqüilo na partida e na lenta. Novamente o consumo, em minha opinião, se manteve o mesmo. O quinto tubo eu coloquei em um Vectra antigo, que tem um computador de bordo que indica o consumo instantâneo em litros por hora com o carro parado. Este carro estava com 169.000 km, motor silencioso, e o computador indicava consumo entre 1,3 e 1,4 l/h. Coloquei o Militec e o motor não diminui seu ruído enquanto o consumo passou a oscilar entre 1,4 e 1,5 l/h. Fiquei muito desapontado com este resultado. Tanto na Outlander quanto no Vectra (na TR4 não fiz este acompanhamento, putz) observei que o nível de óleo na vareta não voltava ao normal. Quando chegou a troca de óleo da Outlander, optei por colocar apenas 4 litros de óleo e mais 200 ml do Militec (em vez de 4,3 l de óleo): se o produto for adsorvido, completo o nível com óleo (ainda estou avaliando o resultado). A primeira reação foi que a resposta ao acelerador melhorou e, finalmente, gostei do produto pois produziu uma sensação prática boa. Mas o valor gasto para estas experiências foi alto, deixando uma sensação (mais uma) de frustração.
    Vou continuar usando o Militec, mas gostaria que fosse feito um novo teste com automóveis, com um instituto independente, para avaliar o produto neste tipo de utilização. Com isso, estaríamos encerrando discussões apaixonadas, substituindo sensações e achismos por números e conclusões sobre eles. E antes que me esqueça, dois amigos utilizaram Militec em seus carros após ouvirem esta história: enquanto um disse que o motor de seu carro ficou bem mais silencioso, o outro não notou nenhuma diferença.
    Quanto a Quatro Rodas, lembro que testou o Prolong, que prometia que o motor funcionaria mesmo sem óleo no cárter e acabou fundindo o motor no Ka utilizado no teste.

  • #2
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    Letto,

    O que tento dizer aqui é exatamente o seu relato: O dinheiro vai mas o benefício não vem. Você não teve retorno financeiro algum sobre o investimento feito. Reduções pequenas na percepção de ruido e aceleração não valem nada. Portanto na minha maneira de analizar é jogar dinheiro fora.

    Quanto ao teste que me referi foi feito com um fox 1.6 se não me engano e ele foi submetido ao dinamômetro antes da utilização do produto. Conferido que os valores estavam coerentes com a informação da fábrica adicionaram o produto conforme recomendado e rodaram com o veículo por uns 1000 km. Em seguida mediram no dinamômetro novamente e as mesmas medições de antes.

    O assunto é polemico e não estou aqui para discutir com ninguém. Façam uso do dinheiro de vocês da forma que quiserem.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por saulo_borges Ver Post
    Letto,

    O que tento dizer aqui é exatamente o seu relato: O dinheiro vai mas o benefício não vem. Você não teve retorno financeiro algum sobre o investimento feito. Reduções pequenas na percepção de ruido e aceleração não valem nada. Portanto na minha maneira de analizar é jogar dinheiro fora.

    Quanto ao teste que me referi foi feito com um fox 1.6 se não me engano e ele foi submetido ao dinamômetro antes da utilização do produto. Conferido que os valores estavam coerentes com a informação da fábrica adicionaram o produto conforme recomendado e rodaram com o veículo por uns 1000 km. Em seguida mediram no dinamômetro novamente e as mesmas medições de antes.

    O assunto é polemico e não estou aqui para discutir com ninguém. Façam uso do dinheiro de vocês da forma que quiserem.
    Saulo em momento algum a proposta do produto é aumento de potência, mas sim REDUÇÃO DO DESGASTE!!
    Se o motor do seu carro durar, vamos supor 30.000km a mais, vc está jogando dinheiro fora??!
    Reduzindo o atrito de partes metálicas internas, sem dúvida alguma reduz o desgaste...nisso todos concordamos, certo?!

    A questão é se o produto realmente faz isso, e a 4 Rodas é muito idiota em pensar que em 1 dia apenas pode testar o produto e sua eficácia!!
    Isso é coisa pra mais de 70.000km e alguns meses!!
    Sendo assim não se pode falar com certeza que o produto não funciona baseado em um teste mais do que ridículo e sem fundamento!!

    Abraço!!
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
    EX(graças a Deus)- S10 Tornado 2010 2.8 4x4
    EX - L200´s GLS 2001 e 2003

  • #4
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Citação Postado originalmente por saulo_borges Ver Post
    Letto,

    O que tento dizer aqui é exatamente o seu relato: O dinheiro vai mas o benefício não vem. Você não teve retorno financeiro algum sobre o investimento feito. Reduções pequenas na percepção de ruido e aceleração não valem nada. Portanto na minha maneira de analizar é jogar dinheiro fora.

    Quanto ao teste que me referi foi feito com um fox 1.6 se não me engano e ele foi submetido ao dinamômetro antes da utilização do produto. Conferido que os valores estavam coerentes com a informação da fábrica adicionaram o produto conforme recomendado e rodaram com o veículo por uns 1000 km. Em seguida mediram no dinamômetro novamente e as mesmas medições de antes.

    O assunto é polemico e não estou aqui para discutir com ninguém. Façam uso do dinheiro de vocês da forma que quiserem.

    Vc realmente desconhece o produto e sua função, e só tá repetindo o que os papagaios lá da Quatro Rodas e da internet falam sem embasamento algum. Use o produto e tire suas conclusões...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #5
    Letto

    ate onde sei ñ tem porque diminuir o consumo mas sim diminuir o atrito das peças e ai aumentar a vida útil.
    também uso em dois 4 cilindros e um v6 este adorei o silencio no sistema,de todo do motor, válvulas, tuchos e correntes e teoricamente menor barulho de metal com metal, menor desgaste do conjunto
    hheehh mas tamos lendo discutindo e tentado aprender hhehe
    XTERRA


  • #6
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Além do que o produto não é milagroso, do tipo "botou, funciona"... tem todo um tempo pra ele agir, e fazer a cura no metal.


    No mínimo uns 1000km antes de se perceber qualquer alteração em suavidade/ruído do motor. Abaixo disso, tb já penso que é "empolgação" da turma.


    No motor o produto faz toda a diferença, mas é no CÂMBIO onde vc sente melhor a eficácia do mesmo. Os engates ficam uma manteiga...
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  • #7
    SAPO
    no motor do meu vitara v6 eu senti com menos de 20 horas de uso a diferença, claro coloquei o produto com o motor quente .
    e no meu focus 2012 já ta com 130 mil km uso pra trabalho, coloquei a primeira vez com 20 mil km ai ñ percebi diferença porque o carro tava com menos de 4 meses de uso novo.
    mas vc me deu uma ideia começar a usar na caixa de cambio, que ta com óleo original ainda.
    XTERRA


  • #8
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Só não pode usar em câmbio AUTOMÁTICO! Ou câmbios com embreagem banhada à óleo como algumas motos e carros CVT
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Só não pode usar em câmbio AUTOMÁTICO! Ou câmbios com embreagem banhada à óleo como algumas motos e carros CVT
    Uso Militec nos meus carros a muitos anos e recomendo. A minha percepção eh de que o motor roda mais "solto", fica mais silencioso e mais econômico.
    E custa 70 latinhas a cada 4 trocas de óleo, nego tem que ser muito mão de vaca pra achar que isso eh jogar dinheiro fora...

    Sapo,

    por que vc diz que não pode ser usado em câmbio automático? Comprei um tubo a mais na ultima troca do motor e só não coloquei no câmbio porque o nível estava no máximo...

    aquele abraço!
    Cristiano Pavoski
    Pajero Dakar 3.2 HPE - Jovelina, a Pérola Negra
    Ex TR4 2008 AT - Nega TeRez4 / Ex F-75 1973, a Berenice

  • #10
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    Vamos lá,
    Não espero melhoria no consumo nem no aumento da potência da L200 com o uso do Militec.
    Como já vi relatos de L200 Outdoor HPE (mesmo sendo de anos inferiores ao da minha) com problemas de aquecimento e até mesmo de bater motor, penso que o Militec com sua proposta principal de redução de atrito irá aumentar a durabilidade do motor.
    Como comprei o carro com 55.000 Km e pretendo ainda rodar com ele por muito e muito tempo, achei que seria a maneira mais barata "a longo prazo" pensando exclusivamente na manutenção do motor.
    Afinal, quanto custaria uma retífica? Não quero nem imaginar...
    Abçs
    L200 Outdoor HPE

  • #11
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Pq câmbio AT trabalha com atrito ( conversor de torque ), e no caso o Militec, por se tratar de um REDUTOR de atrito, iria afetar diretamente o funcionamento do câmbio e do conversor de torque, provavelmente inutilizando o câmbio.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #12
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Pq câmbio AT trabalha com atrito ( conversor de torque ), e no caso o Militec, por se tratar de um REDUTOR de atrito, iria afetar diretamente o funcionamento do câmbio e do conversor de torque, provavelmente inutilizando o câmbio.
    Hummm, acho que entendi... Fiquei na dúvida porque o próprio site do fabricante recomenda 30ml por litro de óleo pra câmbio AT...
    Militec-1 - Site Oficial

    vou pesquisar um pouco mais o assunto.

    abraco!
    Cristiano Pavoski
    Pajero Dakar 3.2 HPE - Jovelina, a Pérola Negra
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