
Postado originalmente por
robertomojr
Em 2008 fui até buenos aires de carro, com uma TR4, ida por Foz do Iguaçu, volta pelo Uruguai (atravéssando de buquebus). Fui parado "n" vezes na Argentina, a maioria delas, guardas bem sérios. Mas teve um, perto da fronteira com foz, que queria achar problema. O carro era 100% original. Falou até que aquele "estepe"pra fora era proibido na Argentina... No final das contas conseguiu o que queria depois de me ameaçar devido ao engate (sendo que estava sem a bola...)
Em 2011, fiz uma expedição com mais 2 carros para Ushuaia. Desta vez não passei perto do norte da Argentina. Os carros estavam com modificações leves. Fomos bastante parados, especialmente depois de entrar na Patagonia, mas os guardas olhavam os documentos, carta verde, perguntavam algumas coisas, na fronteira Chile / Argentina, revistaram todas as malas. Mas sem problemas.
Ah, na volta, quase chegando no RS, tinha uma pegadinha no Uruguai... Um trecho da estrada virava 60 Km/h e tinha um guarda por lá............ Fomos parados... Mas parece que essa é uma pegadinha bem conhecida do pessoal q desce do RS p/ Punta... Enfim... De qquer maneira o guarda nem olhou pros pneus, ou algo do tipo...
Em setembro de 2012 fui com um troller pneu 33 - tbm saia um pouco pra fora - de SP até a Amazônia (Alter do chão -PA) e tinha um land 90 e uma triton modificada na expedição, que também estavam com pneus maiores, saindo um pouco. Fomos parados apenas uma vez, na transamazônica, e o guarda olhou rapidamente os documentos, perguntou de onde estava vindo, foi super tranquilo.
Esse ano fui e voltei do Jalapão p/ SP de carona na mesma Triton com os pneus um pouco pra fora. Fomos parados umas 3 vezes, sempre sem problemas, após mostrar documentos, etc... Numa das vezes, chegando em Goiania, eles estavam atras de peixes, então revistaram tudo. Sem problemas tbm.
Ah, também viajei bastante com o Troller por SP, MG, PR, SC, com os pneus 33... Ia beeem tranquilo.
Na minha opinião, fique tranquilo. Sempre tenha seus documentos em dia, verifique as exigências pra atravessar estados (sanitárias) e pra ir pela América do sul (legal estar com passaporte, e obrigatório a carta verde) e não faça atrocidades nas estradas (velocidade, ultrapassagem em lugar proibido, ...).
Sempre existe um risco de ter um guarda mal intencionado pelo caminho, mas com ou sem pneu, vc vai ter dor de cabeça.
Nada que não faça valer a pena cada KM dessas viagens, em especial, com um carro bem preparado!
Abraço!