x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10

Hybrid View

Usuário Avatar de lucram5
    Entrada
    07/08/2008
    Agradecimentos: 0

Question Sou novato no 4X4 e necessito de informações dos mais experientes

Prezados,

Sou novo no forum e estou engatinhando no 4X4, acabei de adquirir uma Ford Ranger 3.0 4X4 Turbo 2005 com 90.000 KM, portanto se possível gostaria de receber informações sobre os seguintes tópicos:
    Funcionamento, manutenção e forma de uso do 4X4.
    Funcionamento, manutenção e precauções com a turbina.
    E como meu carro já está com 90 mil KM gostaria de saber qual manutenção é necessária com essa rodagem.
    Grato pela atenção. E espero um dia me tornar um expert no 4X4, pois estou adorando meu primeiro brinquedo de verdade.

Luciano

Usuário Avatar de Miranda
    Entrada
    18/04/2005
    Local
    Jataí/
    o 4x4 é de acionamento eletrico, recomenda-se nao deixá-lo por um longo tempo sem uso.. ao menos uma vez na semana, ative o sistema.. ative a reduzida, etc.
    O 4x4 High tu pode usar em pisos com menos aderencia, até uma pista onde choveu ... desde que em velocidade alta, 100~120... e nao fazer manobras que precisem esterçar demais o volante.
    Em estradas de terra, cascalho, barro. Se a coisa for feia, use o LOW(reduzida), essa, vc necessita para o veiculo, pisar no freio e na embreagem para que ela seja acionada.. e é muito dificil que vc consiga passar dos 40km/h com ela. Porém, a caminhonete fica com uma força de tração bem grande.

Sobre a turbina, sempre que der partida no motor, pela manha por exemplo..deixe de 30s a 1minuto, ela funcionando, sem acelerar.. se usar ela por um periodo grande, recomenda-se fazer isso na hora de desligá-la tbm.

este fórum tem informações de tudo que é jeito sobre 4x4...
    apreendi, e continuo aprendendo muito com os colegas aqui.

sobre suas dúvidas podes usar bastante a área de pesquisa do fórum, pois todos os temas que colocastes já foram por aí debatidos. Podes colocar mensagem nestes itens, ressucitando o tópico para debate.

muito boa a dica acima do uso da 4x4 em carro sem diferencial central, como as pickups, pois o uso em piso seco e não escorregadio vai lhe causar desgaste no sistema.

90.000km num motor 3.0 da ranger, se bem cuidado, é pouco, mas se estás entrando no mundo "diesel" a primeira referência que terás que achar é uma dica de um mecânico diesel de confiança perto de vôce, pois difere completamente da mecânica a gasolina.
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

Entrada
    07/08/2008

Smile Obrigado

ramonpoa e Miranda,

Muito obrigado pelas dicas. É muito bom para um novato como eu saber que tem este site onde posso contar com vcs para sanar minhas dúvidas. Espero chegar lá o mais rápido possível.

Grato

Luciano

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Primeira dica é ler o manual do proprietário e usar a Ranger sem medo. Mete em tudo o que for brejo que encontrares que é a melhor forma de aprender. O 4x4 elétrico, quanto mais se utiliza mais dura sem dores de cabeça. Pode usar todo o dia pois é para ser usado mesmo.
    Parabéns pela compra e bem vindo ao fórum.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por Miranda Ver Post
    se usar ela por um periodo grande, recomenda-se fazer isso na hora de desligá-la tbm.

Não necessáriamente. É recomendado esperar sempre os 30 segundos antes de desligar.
    Eu faço isso sempre, e nunca tive problemas com turbina.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA

Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Citação Postado originalmente por lucram5 Ver Post
    Prezados,

Sou novo no forum e estou engatinhando no 4X4, acabei de adquirir uma Ford Ranger 3.0 4X4 Turbo 2005 com 90.000 KM, portanto se possível gostaria de receber informações sobre os seguintes tópicos:
    Funcionamento, manutenção e forma de uso do 4X4.
    Funcionamento, manutenção e precauções com a turbina.
    E como meu carro já está com 90 mil KM gostaria de saber qual manutenção é necessária com essa rodagem.
    Grato pela atenção. E espero um dia me tornar um expert no 4X4, pois estou adorando meu primeiro brinquedo de verdade.

Luciano
    Luciano;

Parabéns pela compra!!!! Tenho certeza absoluta que tua Ranger te trará muitas alegrias. É um maquinão!!!! Custo de manutenção compativel com o valor do carro, desempenho excelente e baixo consumo de combustivel.

Vamos por partes....

1-) 4x4

O sistema elétrico do 4x4 da Ranger é bom e não costuma apresentar problemas. E mesmo quando apresenta, geralmente é o motorzinho el´trico e não tem muito segredo. Só para ilustrar, outros veiculos com acionamento manual do 4x4 apresenta roda livre a vácuo ou elétrica e essa vantagem a Ranger possui sobre as demais picapes: Não há roda livre!!!

O segredo do sistema sempre funcionar é sempre utilizá-lo. Acione-o sempre. Eu, quando eventualmente não estou proximo a estradas de terra, aciono o 4x4 e ando alguns poucos (mas em chão firme tem que ser MUITO POUCOS E EM LINHA RETA) metros em Hi e Low. Senão, por falta de uso, engripa tudo e ai já viu.

O 4x4 Hi pode ser engatado a qualquer velocidade até 90km/h desde que nenhuma das rodas traseiras esteja patinando. Eu pessoalmente, para acionar o 4x4 Hi eu tiro o pé do acelerador e ligo.

O 4x4 Low, o veiculo tem que estar parado, com o pedal do freio e da embreagem acionados. Ai ligar o 4x4Low.

Uma coisa que o Chefe da oficina da Ford daqui de Marilia me ensinou: Nunca acione direto do 2WD para o 4x4 Low direto. Faça sempre por etapa: 2WD - 4x4Hi- 4x4Low. E para desacionar, a mesma coisa.

2-) Manutenção preventiva:

Com 90 mil km, alguns procedimentos são bem vindos para garantir a vida util do conjunto. Não necessariamente precisa ser feito imediatamente, de uma vez mas em escala de prioridade, é uma boa pedida checar e sustituir alguns itens:

1-) Fluido do radiador: Considero como prioridade! Verificar mangueiras e substituir o fluido, bem como a tampa do reservatorio de espansão. Use sempre fluido de boa marca já diluido ou em caso de compra de um concentrado, dilua na proporção 50/50 com água desmineralizada. Agua da rede de água tem cloro e fluor e apodrece tudo.

2-) Óleos de cambio e diferencial. Tem que trocar e colocar somente os lubrificantes que atendam as especificações que reza o manual do proprietário. Para facilitar, fiz uma tabelina em Excel e tomo a liberdade em anexar. Meu conselho: Troque todos os óleos. O lubrificante é barato, dura muito tempo e a gente acaba tendo certeza que está com tudo ok!

Abs!!!
    Arquivos Anexos

Ranger

Meu camarada, a minha é 99 roda livre, a vacuo, pessoal fala q é meia boca que da problema e tal!!! to usando a 7 meses toda semana e até agora nada de quebrar! acho a ranger demais, pau pra toda obra! é oleo diesel e pé no fundo de acelerador!
    Ford Ranger 2007 4x4 Diesel 3.0 CD
    F-75 1962 4X4

Entrada
    07/08/2008

Smile Agradecimento

Pessoal,

Um obrigado a todos pelas explicações, e Shimomoto sua tabela será de grande valia pra mim, obragado pela atenção. Esse forum é 1000.

Luciano

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por lucram5 Ver Post
    Pessoal,

Um obrigado a todos pelas explicações, e Shimomoto sua tabela será de grande valia pra mim, obragado pela atenção. Esse forum é 1000.

Luciano
    Só é 1000 pq todo mundo participa, para continuar 1000 basta participares também! Valeu!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem