Pessoal, finalmente consertei a irritante folga na coluna da direção da minha Triton. A folga aparece numa "junção telescópica" bem em baixo do painel. Isso faz parte do pacote de segurança da Triton e existe em quase todos os veículos. Impede que o volante vá de encontro com o peito do motorista em caso de colisão frontal só que na Triton a peça é de qualidade duvidosa a com o tempo relaxa.
Pelos relatos que li aqui no fórum o problema aparece na Triton com o tempo e uso. Existiu um recall relacionado a esse problema para as Tritons anteriores a 2009, mas sendo a minha um 2010 parece que a Mit não resolveu ou era outro problema. Parece mesmo um problema no projeto da peça e acredito que quem tem Triton em alguma momento vai ter que que consertar isso.
Como eu não tenho mais tempo e nem paciência pra ficar desmontando o carro e não tava a fim de gastar com mecânicos ou concessionária desmontei eu mesmo e resolvi da forma mais rápida e eficaz que encontrei. Foram duas horas de trabalho. Furei e coloquei um parafuso como da pra ver na foto abaixo. Óbvio que agora a junção perdeu a função de segurança para que foi projetada, mas eu não tô nem aí e quem quiser que encontre outra solução. A mim importa ficar livre do incômodo, Até parece que tô andando de picape 0Km de novo.

Em tempo: Pra quem for se aventurar, lembrem-se de que tem um airbag ali. Isso pode machucar bastante e até matar. Então antes de meter a mão desliga o cabo negativo da bateria e não fique na reta dele. Boa sorte...