Postado originalmente por
jvc
Silveira,
como vc. está com dois tópicos abertos (este e o
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-quadrada.html), para otimizar o uso do Fórum, vou comentar só neste aqui, ok?
Olha, eu tive um pouco de tudo - desde pneu furado até o malfadado cabeçote. O primeiro problema que tive, com menos de um mês de viatura, foi uma mangueira do sistema de arrefecimento que estourou (pode ser que isso tenha ocasionado os seguintes relacionados a aquecimento. Ou não. Acho que isso nunca vou saber. Mas, no frigir dos ovos, pouco importa). Depois pneu furado. Depois, vazamento de óleo pelo cabeçote e pelo respiro da turbina. Ao mesmo tempo, tive um problema na válvula wastegate. Bateria arriou. Ar condicionado pifou duas vezes. Vidros elétricos e fechamento das portas deram pau. Finalmente, aquecimento constante e cabeçote trincado. Além disso, tive experiência com uns picaretas aqui do DF que se dizem "oficina para Mitsubishi" mas são, na verdade, 171 de primeira. Tudo isso está comentado aqui no Fórum (os problemas na minha viatura, por mim e o lance dessa oficina tem um tópico específico que se vc. procurar acha facinho...).
Sobre os custos que tive até hoje, posso dizer que gastei perto dos R$10k com a viatura. Pode parecer muito, mas eu comprei ela por um valor abaixo do preço de tabela e, obviamente, muuuuuuuito mais baixo que o valor de qualquer picape diesel 0km. Então, do meu ponto de vista particular, de alguém que comprou sabendo que a viatura poderia dar certos problemas (os que eu imaginei foram basicamente os que eu até agora encontrei) e não que achou que a L200 é um tanque de guerra indestrutível, até o momento estou bem satisfeito. Posso dizer que, agora, estou no zero a zero com ela. Mas, também, com o motor redondinho redondinho a mais de 10mil km desde que foi feito o cabeçote (oportunidade em que troquei pistões etc.) sem dar um piozinho sequer, trocando óleo a cada 5mil km e sabendo que a quadradinha NÃO foi feita para andar a mais de 110km/h, eu sei que dificilmente terei grandes surpresas pela frente.
O que eu também fiz para tentar me resguardar de problemas foi: (i) trocar todos fluídos assim que adquiri o "Marchador"; (ii) criar uma "tabela de revisões" - contando a partir da quilometragem de aquisição e seguindo todas revisões previstas no manual do proprietário a partir daí, como seu eu a tivesse comprado 0km (tipo... a cada 40mil km trocar isso e aquilo... a cada 100mil km trocar outra coisa lá... etc. etc.) e (iii) estar atento a qualquer anomalia na viatura (ruídos, cheiros, temperatura, comportamento dinâmico etc.).
Quanto a preços de peças, se vc. já tem uma picape ou SUV, já deve saber como é. Se não tem, um aviso: numa viatura deste tipo é TUDO mais caro. Então, mesmo que o modelo que vc. escolha seja abençoado, nas revisões programadas vc. tem que estar preparado pra tirar os escorpiões do bolso. Eu cá faço uma reserva todo mês pra isso - como um tipo de "seguro pequenos problemas". Funciona bem pra mim assim.
Enfim, posso te dizer que, depois de dois anos de paixão à primeira vista, eu sou muito fã da minha viatura. Tanto que tive a oportunidade de trocá-la numa negociação bem interessante, mas não quis. Trata-se do meu veículo de passeio, trabalho, lazer etc. Faço mais de 500 km por semana, levo as crianças pra cima e pra baixo, e sei que o "Marchador" não vai me deixar na mão.
Espero ter podido ajudar um pouco e boa sorte com o veículo que vc. escolher. Qualquer coisa, tamos aí!
Abraço!