Carlinhos, olha só RADIADOR DE ÓLEO!!!
ela foi instalada bem na frente do RADIADOR DE ÓLEO, aquele pequenininho, do lado esquerdo na frente do Radiador de agua.
Vou perguntar o modelo exato e coloco aqui pra vcs.
Versão Imprimível
Se uma L200 Sport / Outdoor esquentar em alta velocidade, tem algum problema no motor, cabeçote, radiador entupido ou sujo. Aí não vai ter ventilador auxiliar que dê jeito. As Sport / Outdoor HPE que tem o sistema ok, só esquenta forçando, tipo areia fofa, alta rotação e pouca velocidade, subindo serra carregada.
Aqui tivemos 3 Sport HPE manuais(03/04, 04/05 e 05/06), na estrada podia colocar 170km/h por um bom tempo que não esquentava, mas se forçasse na areia a temperatura ia la no vermelho, tanto fazia o A/C está ligado ou não. Me lembro que a 05/06 aqueceu com 1000km rodados, foi até o vermelho. O jeito era parar e esperar esfriar.
No meu ver esse negocio de aquecimento da L200 com motor 2.5 não tem jeito, foi um projeto mal feito, a Mit do Brasil não procurou resolver e ficou por isso mesmo. Ainda bem que saiu de linha, pois a má fama rola solta.
Abs!
Olha, eu tbm não posso dizer categoricamente, porque nunca tive contato com uma L200 de cabeça quente, mas....
essas explicações que me foram passadas por UM CHEFE DE OFICINA DA MITSUBISHI, faz todo o sentido, vejamos:
-Se uma das funções do óleo lubrificante é resfriar o motor,
-Se o cárter de óleo do motor possui radiador,
-Se com uma turbo hélice de ventilação forçada resfria esse óleo 60% mais rápido
tudo indica que é uma solução bastante plausível!!! a a baxo custo! nós sabemos que existem algumas L200 que esquentam por nada!, radiador ok, valvula termostática ok, mangueiras ok, cabeçote ok, mas mesmo assim esquentam!!!
Até agora de todas as L200 tratadas todas nunca mais aqueceram, se eu tivesse uma l200 eu faria, até por segurança com um botãozinho no painel liga/desliga, quando eu fosse pegar uma areia, duna, etc.
O ideal era o Carlinhos ser o BUCHA e testar para a gente...
Falando nisso uma das hélices compatíveis é a do evaporador de Ar condicionado! da própria L200.
olá pessoal! vejam bem, sejamos serenos. Eu tenho uma L200 Sport A/T 2005 e sofri muito com aquecimento até instalar o KIT GELO original mitsubishi, tem até videos no youtube mostrando os truques da instalação. Antes nem em sonho eu podia passar dos 130km/h, ar ligado em consgestionamentos nem pensar... enfim, vamos ao q interessa. Deve-se sim consideram uma ventuinha para resfriamento de oleo sim e tb e principalmente em altas rotações o que em altas velocidades é evidente. mesmo com muito vento o atrito provocado dentro do motor tb é enorme em altas rotações e o sistema de arrefecimento de agua é insuficiente. Acredito sim nessa nova alternativa pq o kit gelo não é nada milagroso nem mirabolante tanto que pode ser feito um caseiro. o grande lance do kit gelo é aumentar a quatidade de vento e pressurização do sistema. quando se instava uma ventinha dimensionada e "canalizada" especificamente para o óleo, ele entrando mais frio vai refrigerar áreas do motor onde, obviamente, não passa água. até pistões caramba vão trabalhar com resfriamento direto. será q é tão complicado assim perceber isso? repito o q foi falado, de nada adianta se já houver problemas no cabeçote. mas vou fazer sim esse teste, inclusive vou procurar agora a ventuinha do ar-condicionado e pretendo fazer ligação direta controlada manualmente apenas com a ignição ligada.
olá léotoy, poderia me dar mais informações sobre esse procedimento no rele? se for o caso até o telefone do seu mecanico. como acabar com o delay sem ter q fazer outra ligação paralela do ar condicionado? quanto a ventuinha no radiador de oleo consegui uma do ar condicionado da silverado tem um tamanho legal e devo instalar no feriadão, e a duvida tb é... onde pegar o sinal dessa nova bentuinha do oleo? pode perguntar a seu mecanico?
Vou tentar explicar da melhor forma possivel.
* Foi descoberto que quando o ar condicionada ligado e o motor aquecido, o relé arma na hora correta e se desarma na hora correta, porém na hora dele rearmar denovo ocorre um delay (tempo) de alguns minutos, quando na verdade ele já deveria ter armado a turbo hélice do ar condicionado! esse erro está na eprom do motor que manda a informação errada para o relé. Ou seja, em carros que tem pré disposição para o tal aquecimento, perde-se um tempo precioso pq fica-se minutos sem refrigeração adequada. Com isso muda-se uma ligação no relé para ele armar no nos momentos corretos. ISSO É VALIDO APENAS PARA CARROS QUE AQUECEM QUANDO SE LIGA O AR CONDICIONADO. (infelismente eu n sei explicar como é essa mudança do time do relé).
* O 2. passo é mais simples, trata-se da instalação de uma segunda turbo hélice em cima do radiador de óleo motor, pode-se usar a mesma turbo hélice que é usada no ar condicionado. a Ligação pode ser manual (botão no painel) ou diretamente ligada em conjunto com a hélice do ar condicionado. ESSA SOLUÇÃO É VALIDA APENAS PARA OS VEICULOS QUE ESTÃO COM TODA A MECANICA EM ORDEM, MAS QUE MESMO ASSIM AQUECEM SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO.
hj ele converteu mais dois Pajeros Sport 2007 e 2009 que aqueciam do nada!, após o teste o aquecimento desapareceu!
tenho instalado o kit gelo sim. antes a minha não passava de 130km/h q já esquentava. quando chegava de viagem depois e fim do ventão na estrada, dentro da cidade esquentava, qualquer subidinha de serra... esquentava! depois do kit gelo melhorou 90%. nas situações críticas vai até 3/4 da temperatura e não passa disso. meu grande problema é com o ar-condicionado em dias quentes e em congestionamentos, o ar até pára de gelar. acho q é esse maldito delay. mas vou aproveitar pra colocar a ventuinha tb mas pretendo colocá-la automaticamente atraves de uma adaptaçã de um cebolão na mangueira da entrada do radiador, onde a água está mais quente. tipo uma de 92º para ligar automaticamente. sobre o relê pretendo fazer uma ligação independente da ventuinha com sinal direto do botão do painel, ou seja, enquanto o botão do ar estiver acionado a ventuinha não pára, isso com proteção atraves de um novo relê. se pudesse ter a informação do seu amigo seria mais simples mas como pensei tb vai funcionar. depois posto os resultados. ainda sobre o kit gelo a quem interessar possa tenho varios videos da instalação exibidos no youtube. fiquem a vontade.