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Convex Datacenter
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  • #13
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    Citação Postado originalmente por fernandotf Ver Post
    Olá Pessoal, tudo bem?

    Chegou a hora de trocar os pisantes da minha Triton e eu estou com dúvidas sobre qual tamanho colocar: 265/75 ou 285/75???

    1) O 285 raspa muito? Onde raspa? Na ponta do parachoque dianteiro? Apenas em curva? Ou em buracos/valetas?
    2) A roda original (tala 7") suportar o 285? Não teria que ser roda tala 7.5"?
    3) O carro fica mais beberrão? Quanto?
    4) Pelas minhas contas, a relação fica 7% mais longo... afeta muito o desempenho? O freio fica borrachudo?

    A minha Triton é a GLS, e ando de boa... então a estabilidade não é um problema para mim.

    Obrigado!
    1) Raspa, mas não muito, ocorre principalmente porque existem diferenças sutis nas medidas entre as fabricações dos 285/75 16, mesmo sendo da mesma marca e modelo. Alguns chegam a ter 33" de diâmetro e outros um pouco menos como 32.7" e 32.8". Ele raspa no parabarro dianteiro na parte posterior (traseira) quando completamente esterçado. Com a suspensão comprimida isso se agrava obviamente.

    2) Na teoria a tala 7" não serve para perfil 285 segundo o manual da BFGoodrich, porém na prática nunca vi problemas. Não deve ter surpresas se não rodar com pressão extremamente baixa. Na teoria o pneu vai gastar mais no meio porque fica mais curvado, talvez resolva rodando com menos pressão.

    3) Sim, além do diâmetro maior são pneus bem mais pesados. Em média perde-se 1km/l mas não é uma ciência. Muita gente calcula sem considerar o desvio no odômetro pela circunferência maior dos pneus, o que acaba escondendo o consumo maior.

    4) Não afeta muito, mas é sensível. Alguns só se contentam com remapeamento. Sobre o freio não sei responder.
    Triton 3.2 AT

  • #14
    Usuário Avatar de fernandotf
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    Citação Postado originalmente por Tchiari Ver Post
    1) Raspa, mas não muito, ocorre principalmente porque existem diferenças sutis nas medidas entre as fabricações dos 285/75 16, mesmo sendo da mesma marca e modelo. Alguns chegam a ter 33" de diâmetro e outros um pouco menos como 32.7" e 32.8". Ele raspa no parabarro dianteiro na parte posterior (traseira) quando completamente esterçado. Com a suspensão comprimida isso se agrava obviamente.

    2) Na teoria a tala 7" não serve para perfil 285 segundo o manual da BFGoodrich, porém na prática nunca vi problemas. Não deve ter surpresas se não rodar com pressão extremamente baixa. Na teoria o pneu vai gastar mais no meio porque fica mais curvado, talvez resolva rodando com menos pressão.

    3) Sim, além do diâmetro maior são pneus bem mais pesados. Em média perde-se 1km/l mas não é uma ciência. Muita gente calcula sem considerar o desvio no odômetro pela circunferência maior dos pneus, o que acaba escondendo o consumo maior.

    4) Não afeta muito, mas é sensível. Alguns só se contentam com remapeamento. Sobre o freio não sei responder.
    Olá Tchiari, obrigado pela resposta!

    Acabei colocando o 265 por um motivo muito simples: queria colocar o BF All, e o modelo 285 era o KO (antigo) sem letras brancas... já o 265 era o novo KO2 (muito mais bonito e mais eficiente do q o modelo KO). O 285 ficou para uma próxima...

    Sobre a tala, pelo que li, idealmente tem que ter 70%-75% da largura do pneu, sendo que quanto menor a tala, mais alto e confortável, mas o veículo fica mais instável e aumenta o perigo de destalonar.

    Mesmo colocando o 265/75 (e não o 285), fiz uma aferição na estrada pelo odômetro e constatei que a viatura ficou com uma relação um pouco mais de 6% que o original (que tem perfil 70% e é menos borrachudo)... não tenho dados de consumo ainda.

    Obrigado novamente pela resposta! Abs., Fernando
    Suzuki Jimny Sierra 2024
    EX - Triton 19 * Triton 13 * Troller 10 * TR4 09 e 04 * Samuca 93 Top e 94 Canvas * Band 94 * JPX 94 * CJ5 82 e 78

  • #15
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    Não deixando o tópico morrer. Tenho uma Pajero Sport 2010 com aro 17 pneus originais pirelli 255/65 R17 e quero colocar os BF no entanto so achei a medida 270/70. Será que cabe?
    Trailblazer 2.8 Diesel - 17/18
    Ex - Pajero Sport AT 2.5 - 2010

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