Postado originalmente por
UiRá
Amigos, acho que vale relembrar a questão da condução em subidas longas com nosso motor 300 tdi.
Outro colega do grupo de emails do clubeLR relatou problemas com sua viatura, que no meu entendimento, está diretamente relacionado à condução em subidas longas.
Nos primeiros meses com minha Def 90 ela esquentava continuamente em subidas longas nas estradas. Descobri que o problema era meu modo de conduzir e não o motor ou a viatura.
Entendam, não estou dizendo que alguém aqui não saiba dirigir, estou apenas dizendo que é preciso ter consciência desta característica do nosso motor diesel.
Fiquei intrigado com as subidas (das estradas e da temperatura do motor) e lendo e relendo alguns tópicos, e o MQG do Murilo Galvão descobri: em subidas longas deve-se reduzir antes (de 5a para 4a, 3a...) e aumentar o giro do motor um pouco, e assim, fazer o liquido de arrefecimento circular mais, melhorando a eficiência do sistema de resfriamento do motor.
Quando passei a fazer isto, parou de esquentar tanto. Obviamente que a temperatura sobe além do normal, mas mantem-se estável. E se continua subindo, eu reduzo a velocidade, tentando manter o giro.
É melhor subir a 60km/h, 50km/h, 40km/h com os caminhões, em uma marcha mais reduzida, em velocidade e giro constante, do que tentar ganhar velocidade para usar 4a ou 5a marcha.
Até hoje (depois de 1 ano) não tive mais problemas, e espero continuar assim...rsrs