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  • #1
    Usuário Avatar de Eduardo Lopes
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    Freio todo original não freia.




    Olá, estou com problemas no freio, o sistema é todo original desde bomba, hidro, pastilhas, foi drenado fluido, não tem vazamentos mas não freia mais direito, parece um abs retardado, começa a freiar somente quando baixa a velocidade, alguém tem alguma dica, já li vários posts e não achei nada.

    Eduardo - Defender 110 05/05

  • #2
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    Edu,

    verifique se o vácuo produzido pela bomba está forte. Coloque o dedo no tubo. Se depois de uns 5 segundos estiver com uma boa marca de pressão, parta para o booster ("hidrovácuo") jutamente com o cilindro mestre.

    Um teste que pode-se fazer para verificar o sistema de vácuo:

    1) com o motor desligado bombar 10 vezes o freio até o fim.
    2) colocar e manter o pé no freio com força média
    3) ligar o motor

    Se em 5-8 segundos após ligar o motor, o pé baixar, o sistema de vácuo deverá estar ok. Partir para o cilindro mestre.

    Se nada mudar, suspeitar da bomba de vácuo e hidrovácuo.


    Sinceramente, estes problemas de freio dos Defender e Discos 300TDI são uma vergonha. Isso é um sério motivo para um recal. Indiferente da idade do carro, freio é freio, deve ser construído parar no mínimo durar 15 anos, com mandam as novas regras norte-americanas e européias.

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Eduardo Lopes Ver Post
    Olá, estou com problemas no freio, o sistema é todo original desde bomba, hidro, pastilhas, foi drenado fluido, não tem vazamentos mas não freia mais direito, parece um abs retardado, começa a freiar somente quando baixa a velocidade, alguém tem alguma dica, já li vários posts e não achei nada.

    Eduardo - Defender 110 05/05
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Lopes
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    Beleza Clemente, cou fazer esse passo a passo, a bomba foi trocada por outra original, eu que mandei trocar e o serviço foi realizado com perfeição, as lonas e o fluído da mesma forma, e de uns 2 meses pra cá venho sentindo o que parece ser uma falta de pressão nas freadas, o motor em lenta ou giro baixo o freio funciona perfeitamente, já com giro maior fica mais difícil frear, não entendo, com mais giro tinha que ter mais vácuo certo?
    Te agradeço esse suporte e atenção, grande abraço.

  • #4
    Usuário Avatar de luiz ccosta
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    Eduardo siga as instruções do Clemente mas da uma olhada no hidrovacuo proximo aos parafusos de fixação do cilindro mestre deve ter umas micro rachaduras partindo dali pede pra alguem frear pressionando o pedal com bastante força e voce fica olhando , dai não faz vacuo direito e o carro parece que escorrega quando voce freia. já vi isso numa meia duzia de lands inclusive da pra soldar ( solda metal ) até voce trocar.

    Luiz

  • #5
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Tive exatamente o mesmo problema, e observei as trincas em 100% dos Defenders que andei xeretando com certa idade.

    No meu 90, não vi necessidade de soldar, resolvi cobrindo as rachaduras com Sica Flex. Como apliquei por fora, o vácuo é fica preservado no interior. Novamente uma grande falha dos sistema. Aquele ponto trabalha com a força do pedal e mesmo com solda acredito que voltaria a abrir, tornando ainda mais difícil o diagnóstico, por isso minha escolha por algo flexível.

    Me surpreende que tais falhas ainda não renderam acidentes.

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por luiz ccosta Ver Post
    Eduardo siga as instruções do Clemente mas da uma olhada no hidrovacuo proximo aos parafusos de fixação do cilindro mestre deve ter umas micro rachaduras partindo dali pede pra alguem frear pressionando o pedal com bastante força e voce fica olhando , dai não faz vacuo direito e o carro parece que escorrega quando voce freia. já vi isso numa meia duzia de lands inclusive da pra soldar ( solda metal ) até voce trocar.

    Luiz
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Lopes
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    Beleza, vou fazer essa verificação, se for este o caso precisa retirar o hidro do lugar para aplicar a sica ou aonde está aparafusado ele está vedado?

  • #7
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    Realmente esse é um defeito cronico, porém, normalmente ele acontece por excesso de torque na fixação do mesmo.
    Tive esse problema na minha, entretanto preferi soldar com solda amarela, deixando a área que sofre maior esforço reforçada. Para isso é necessário desmontar o hidrovacuo pois o calor da solda pode derreter a borracha interna.

    []´s
    Rafael

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
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    Opa, a minha esta com o mesmo defeito, vou fazer as verificações e depois posto aqui.

    Abs
    LR DEFENDER 90 2002

  • #9
    Também fiz o mesmo procedimento que o colega Rafael, o servo freio da 110 foi soldado com solda amarela e resolveu de vez o problema.
    Uma solução muito boa/prática e mais econômica pois um hidrovácuo novo e bem carinho e concerteza após um tempo apresentará o mesmo defeito.

    Boa sorte colega Eduardo.
    Luciano.

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Lopes
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    Obrigado a todos pelos depoimentos e troca de experiência, vou partir para a ação e correção dos problemas, abraço a todos.

  • #11
    Usuário Avatar de ka2
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    Pessoal,

    Onde exatamente devo procurar as tais rachaduras? devo soltar os parafusos da frente do booster para ver?

    Será que alguem tem uma foto do lugar que devo verificar? tenho a impressão que meu freio perde eficiencia depois de alguns segundos freiando (começa freiando bem)

    abs
    Ka2


    Citação Postado originalmente por luiz ccosta Ver Post
    Eduardo siga as instruções do Clemente mas da uma olhada no hidrovacuo proximo aos parafusos de fixação do cilindro mestre deve ter umas micro rachaduras partindo dali pede pra alguem frear pressionando o pedal com bastante força e voce fica olhando , dai não faz vacuo direito e o carro parece que escorrega quando voce freia. já vi isso numa meia duzia de lands inclusive da pra soldar ( solda metal ) até voce trocar.

    Luiz

  • #12
    Prezados,

    O freio da minha 110/2002 já não tem mais a eficiência de outrora. Todo o sistema é original, exceto as pastilhas que são EBC de kevlar, em um jipe com 85k km.

    Há algum tempo reparei num barulhinho vindo do motor, semelhante ao de válvulas desreguladas. Como regulei as válvula há pouco, sei que não são elas e desconfio que seja a bomba de vácuo com problemas. A mesma bomba de vácuo apresenta uma baba contínua de óleo, embora não pingue no chão. Uma vez quase fiz o serviço de inspeção na mesma, mas acabei desistindo por receber a informação de que a baba de óleo é normal se não for excessiva.

    Bom, há algum tempo eu reparo que o freio está fraco, ineficiente. O problema é que no dia a dia a gente se acostuma e compensa isso freiando antecipadamente, mas no caso de uma emergência isso pode fazer uma grande diferença.

    Bom, descobri esse tópico hoje e logo após fazer a leitura do mesmo fui procurar pelas tais rachaduras no hidrovácuo e... Bingo! Lá estava a desgraçada! Coloquei o dedo sobre a mesma e ouvi um assobio do ar sendo puxado! Bom, identifiquei um dos problemas do meu freio.

    Contudo agora me deu vontade de fazer uma geral caprichada em todo o sistema, para ficar 110% (sem trocadilho! heheh)

    Das coisas que me ocorrem em fazer, listo as seguintes e peço a contribuição dos senhores para outros itens/verificações/consertos que seriam interessantes fazer:

    1- Aplicar sicaflex nas rachaduras do hidrovácuo (prefiro sicaflex por que posso fazer o serviço em casa);
    2- Aplicar ar comprimido na linha de vácuo para retirar o pó (entre a bomba de vácuo e o hidrovácuo);
    3- Remover e inspecionar a bomba de vácuo (se necessário trocar pela recondicionada da Perim);
    4- Verificar a espessura dos discos de freio;
    5- Inspecionar as pinças de freio quanto a vazamentos;
    6- Inspecionar os clipes plásticos que fixam os tubos rígidos sobre o chassi e eixos (procurar por desgaste causado pela vibração dos tubos em contato com qualquer outra parte do jipe);
    7- Inspecionar flexíveis quanto a contato/atrito com outras parte do jipe (havia um recall disso, se não me engano...);
    8- Trocar o fluido de freio e sangrar o sistema (tenho vontade de trocar os flexíveis pelos GoodRidge), mas isso eu vou fazer lá na oficina do Josino! hehehe

    Agora eu me pergunto quanto pó não está acumulado no hidrovácuo... Será que existe alguma maneira de verificar e limpar por dentro?

    Existe alguma maneira de testar o cilindro mestre?

    Agora é juntar as pecinhas, melecas e pesquisar como fazer cada um dos itens acima! Conforme for fazendo o serviço vou postando as fotos e os "how to" aqui!

    Aquele tradicional grande abraço a todos!!!

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