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  • #61
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    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Vou dizer oque... tanto no 12v pós chave direto, quanto no D+ do alternador (ou fio marrom/amarelo que acusa a bateria) o alarme tende a disparar. Já diminuiu bastante os disparos, mais ainda esta alarmando. Não desce de 13v a alimentação aferida no voltimetro (a não ser quando fiz o teste ligando tudo que tenho 12v no veiculo deu 12.6v / 12.8v mesmo assim não seria para alertar, né???).

    Pior que ele tende a alarmar quando se freia o veiculo... deve ter algo errado. Não acredito ser o Monitor, pois estava OK antes... não iria descalibrar, né???

    Vou revisar outros contatos e ver se acho algo estranho.... porque não me agrada esse alarme falso!
    Vou entrar em contato com o Sukys porque hoje foi foda!!!

    Alarme toda hora e até o de temperatura (que testei subindo a serra no sábado e não disparou) chegou a disparar! Um saco isso!!!


    Comprei até um multímetro pra medir a carga da bateriae ela está com 12,8v com o carro desligado e 14,04 com ele ligado.

  • #62
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    Hoje vou puxar um fio direto do D+ no alternador... vamos ver se para o alarme da bateria...

    Depois conta o que o Sukys disse a respeito e se ele deu alguma alternativa para sanar o alarme da bateria!

    Só isso esta me incomodando na defender, ainda mais para sair na estrada com esposa e filha pequena..... Mesmo sabendo, atravé do multimetro que esta carregando fica aquela purga atrás da orelha.... imagina ilhar na pista com as 2 buzinando a orelha!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
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  • #63
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    Pois bem. Religuei o sensor da bateria no D+ do alternador (fio marron/amarelo) o mesmo que aciona a luz do painel em caso de falta de carga, seja correia, seja outro defeito. É onde manda o manual e que eu achei que menos disparou o alarme!

    Aproveitei o 12v pós que puxei para ligar de teste o sensor e coloquei um voltimetro digital que eu já tinha aqui devidamente aterrado....resultado:

    Liguei o veiculo e boa... 13.8v / 13.9v perfeitos no voltimetro digital e o analógico mostrando a mesma carga (sem a devida precisão) no verde "on charge". Liguei tudo que pode imaginar de 12v ... milha, neblina, farol alto, pisca alerta, som radio, PX, só o milha traseiro auxiliar que queimou a lampada que não liguei.... enfim tudo que pode consumir carga coloquei modo "ON". O Voltimetro digital indicou que a carga estabilizou, em marcha lenta, em 12.8v / 12.9v ... conforme o pisca alerta ia atuando. O minimo que marcou foi 12.7v na hora que liguei tudo de uma vez, depois voltou aos 12.8/12.9v se deligava o pisca parava em 12.9v.
    O alternador esta mandando 14.2v na saída dele, o que é normal (13.8v a 14.2v). Chega 13.9v na bateria e o 12v pós ignição também, ou seja esta carregando normalmente. A queda de corrente quando tudo esta ligado é normal e tolerável....pois ainda manda 12.8v que é a tensão que a bateria deve ter na hora da partida a frio.
    Dessa maneira o alarme não disparou (coisa que antes estava disparando mesmo parado), resta agora eu sair e testar quando for reduzir e frear o veiculo. Pois ontem no teste, a ida alarmou 3 vezes, e na volta só veio a alarmar depois de uns 40km de estrada quando fui entrar na cidade reduzindo/freando (a pista estava em obras... então andava e parava constantemente... e trafego lento... não disparou NADA!) no trajeto todo ele veio normal....só disparando uma vez!

    Mais tarde vou poder sair de casa e testar tudo em movimento... porque parado não alarmou.
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  • #64
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    Lucar,

    mandei um email pro Sukys relatando meu/nosso problema da luz da bateria e falando do meu da temperatura (que ontem voltou a disparar). Assim que ele responder, eu posto aqui.

    Abs e "vamo que vamo"...

    Wald

  • #65
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    Que luta em, estou torcendo por vcs acredito que amanhã vcs estarão cantando o hino da vitória rsrsrs.
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
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  • #66
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    Resultado do teste em movimento:

    Veiculo carrega 13.8v normal no voltimetro. Com todas as luzes originais do veiculo acesas cai para 13.4v a 13.3v (acredito que normal!)
    Com todos acessórios 12v ligados (milhas + neblina + som + px) ele cai para 12.8v (até ai normal, né???) o problema ocorre: quando aciono o freio cai mais 0.3v da corrente o que faz o alarme disparar pois o mesmo dispara com 12.6v (pelo menos aqui esta assim!)
    Quando engato ré (luz de ré) + Freio cai aproximadamente 0.5v a 0.6v. Quando junto aos farois, som, etc dispara o alarme.

    Essa queda de corrente da luz de freio que eu acho que esta fora no normal...juntando com a luz de ré esta caindo muito.. As lampadas são 12v 21/5W na lanterna/luz de freio.... será que pode ser algum curto ou esta normal cair esse tanto 0.6v (0.3v (freio) + 0.3v (luz ré)?

    Bem fui pelo lógico e percebi que estou consumindo mais Watts do que o alternador Lucas A127 de 65A pode dar conta, por isso quando ligo tudo o alarme dispara e a corrente cai para 12.5v / 12.6v.

    Mais ou menos assim: Se fizer as contas o alternador de 65A em 12V gera por volta de 780 Watts...para consumo do veiculo.
    Peguei a tabela do manual das lampadas originais e fui subtraindo o valor em Watts (consumo), ainda dá uma margem muito boa de sobra... porém ao ir subtraindo os demais acessórios e seus respectivos consumos em Watts (por exemplo 2 neblina com 100W cada, milhas de 55W cada, enfim tudo + som e autofalantes (sim estes consomem alguns Watts)... etc acabei por ter um resultado negativo de menos 27Watts... portanto eu acredito que com a soma de tudo(originais + tudo 12v instalado) menos luz de freio gera um valor positivo (não alarmando o Watchdog) porém dependendo do que esta ligado, se juntar os Watts da luz de freio, cai o valor para ( menos 27Watts) ou seja a corrente cai para menos de 12.6V que é o valor que dispara o alarme.... Isso tudo em teoria, pois existem outras variaveis como a bitola dos fios etc e tal

    Acho que esta na hora de ir atrás de um alternador mais potente, pois logo mais vai ter o ar condicionado, guincho eletrico etc... por hora vou monitorar no Voltimetro digital o uso de tudo para manter sempre em carga e desencanar do Alarme pois já descobri a possível causa....
    4X4 Brasil
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  • #67
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    Wald

    Esta com alternador original??

    O que vc tem instalado de farol, som, etc acessórios 12v que não são originais....???
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  • #68
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    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    Vou entrar em contato com o Sukys porque hoje foi foda!!!

    Alarme toda hora e até o de temperatura (que testei subindo a serra no sábado e não disparou) chegou a disparar! Um saco isso!!!


    Comprei até um multímetro pra medir a carga da bateriae ela está com 12,8v com o carro desligado e 14,04 com ele ligado.
    Fala Wald e Lucar,

    Estou meio atarefado esses dias e não estou tendo muito tempo de ler os post aqui do forum com calma...
    mas esse problema de alarme de energia da viatura pode ser falta mesmo... dá uma olhada nesse video do youtube onde mostra os valores que devemos ter de voltagem com motor desligado e em funcionamento.




    Abrasss...
    4X4 Brasil
    Carlos Thomas Melo
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  • #69
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    Carlos Bh

    É bem isso mesmo... sai 14.4v / 14.2v do alternador e chega 14.2v na bateria... no comutador pós ignição esta marcando menos pois tenho um dispositivo que fica ligado direto nele com tomadas 12v e usb... que toma exatos 5v da carga do usb... vou colocar uma chavinha nele e pronto.

    Bem que comecei a desconfiar do alternador em relação a oscilação da corrente em relação aos Watts que eu exigia dela... pois bem fui olhar o regulador de voltagem... o mesmo estava gasto irregular e com o fio parcialmente partido (devia estar dando mal contato)... hora que fui ver a tensão das molinha dos carvões um estourou na mão.... de tão oxidado que estava...

    Troquei por um regulador novo que eu tinha aqui guardado e até então não disparou mais o alarme do Watchdog ... Não pude testar 100% ainda, mas pelo que percebi a corrente esta mais estabilizada e variando menos....

    Se for isso mesmo o watchdog se mostrou muito funcional pois detectou um defeito em um componente do alternador...antes mesmo deste parar de vez de funcionar... pois se o outro carvão perde contato ia ficar na mão...

    Segue foto do regulador quebrado...

    -foto0272.jpg-foto0273.jpg
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  • #70
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    Bom, já entendo pouco de LR, de parte elétrica então, menos ainda...

    segue a resposta do Sukys em relação à minha dúvida:

    "Olá Waldney,

    Em resposta aos seu relato:

    - O alarme de bateria dispara quando a tensão na fiação de alimentação do Watchdog é inferior a 12,3 volts, e o disparo ocorre mesmo que a queda seja por curto período de tempo.
    É relativamente comum a existência de queda de tensão na fiação, e isto é ocasionado por eventual mal contato ou pelo acionamento de algum dispositivo elétrico que faça uso da mesma fiação que serve para alimentar o Watchdog.
    Normalmente, da bateria até a chave de ignição se faz uso de fio com bitola bem avantajada, e da chave em diante (ou após os fusíveis) ocorrem ramificações com fio de menor calibre, e quanto mais extenso for o fio (ou maior o consumo elétrico) maior será a queda de tensão. Este tipo de problema é simples de checar, basta monitorar a tensão presente nos fios verde (negativo) e vermelho (positivo) junto ao conector do chicote do Watchdog, que em nenhum momento deve ser inferior a 12,3 volts mesmo com o acionamento de cargas, como luz de freio, pisca, vidro elétrico, ou seja, o que estiver sendo alimentado pela mesma fiação. Caso seja esta a origem do disparo do alarme basta alterar o ponto utilizado para alimentar o Watchdog, que dever ser feito, preferencialmente, o mais próximo possível da chave de ignição.
    A Defender, em particular, costuma apresentar problema de mal contato no aterramento entre o conjunto motriz e a carroceria, o que não só ocasiona queda de tensão, com diminuição na capacidade de carga da bateria e até danos ao alternador em casos mais extremos, como também mal funcionamento do termômetro. O aterramento é feito por uma malha localizada na parte inferior direita da capa seca do câmbio, e basta limpar os dois olhais e efetuar o devido aperto dos parafusos de fixação para eliminar esta possibilidade.

    - O Watchdog é muito utilizado em Land Rover, e tomei o cuidado de adquirir um termômetro utilizado por esta marca justamente para efetuar a checagem de funcionamento do ajuste do alarme de temperatura em bancada, o que sempre é feito antes do envio, e segue em anexo um pequeno vídeo para melhor ilustrar a facilidade com que se faz a simulação de temperatura (deslocamento do ponteiro do termômetro) em toda a extensão da escala.

    - Em relação a dificuldade de ajuste, no Brasil existem algumas Defender com o painel da versão que faz uso do motor TD5, e que possui um circuito que serve para adaptar o sensor do motor 300tdi para o termômetro do TD5. Nestes casos, o alarme de temperatura tem que ser conectado antes deste circuito, e como é um tanto quanto complicado seguir a fiação e também identificar o tipo de painel para localizar este circuito (que fica dentro da caixa do velocímetro) o mais prático é fazer a conexão do lado do motor, ou seja, o melhor é efetuar a conexão do fio amarelo (alarme de temperatura) no fio do sensor de temperatura do lado do motor e não do lado do painel. Os demais alarmes podem ser conectados em qualquer ponto da respectiva fiação, inclusive nas proximidades do painel, caso isto seja mais prático.
    Tive a oportunidade de acompanhar três casos com relato semelhante de dificuldade do ajuste do alarme de temperatura, e destes, em dois casos bastou alterar o ponto de conexão do fio amarelo para solucionar a dificuldade no ajuste. No outro caso existia algum problema no circuito que fica dentro do velocímetro, que inclusive impedia o deslocamento do ponteiro para além da temperatura normal de funcionamento, tanto que neste caso - e antes de instalar o Watchdog - ouve danos ao cabeçote por excesso de temperatura, sem que houvesse o devida sinalização pelo termômetro.

    Convém salientar que todos os modelos de Land Rover possuem sérios problemas em relação ao termômetro, o que é fácil de constatar em busca pelo Google, bastando para isto utilizar as palavras chaves "land rover temperature sender", por exemplo.

    Os relatos que fiz são de conhecimento do Rogério de Belo Horizonte ( www.rogeriomotors.com.br ) que há vários anos faz uso do Watchdog e que é especialista em Land Rover.

    No mais, caso persista a dúvida sobre o funcionamento do Watchdog efetuarei a troca sem problema algum, mas antes disso entendo como mais oportuno levar em consideração as observações acima citadas.

    Qualquer dúvida, continuo à disposição.

    Sds,
    Sukys"

    Bom, é isso. Semana que vem vou a BH e vou ver se vou nesse Rogério (nem sabia que existia essa figura) e ver se ele arruma pra mim. Pelo menos o alarme de água está funcionando bem...isso é o que importa no momento...

    Abs

    Wald

  • #71
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    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Wald

    Esta com alternador original??

    O que vc tem instalado de farol, som, etc acessórios 12v que não são originais....???
    Lucar,

    não sei se meu alternador é original. Comprei o carro tem dois meses e já estava com 185k km. Mas alternador ainda não mexi. Sobre os acessórios, tem muita coisa instalada:

    Farois de longo alcance, faróis auxiliares (no bagageiro - 04), guincho, vidro elétrico, som (pioneer fajuto com caixas no fundo), radio px (no momento desinstalado...mas o fio tá lá ligada à bateria...vai que pode ser ele o problema...
    ) e "só"...

    Mas eu vi seu teste e me pergunto. O seu alarme disparou com tudo isso ligado!?!?! O meu às vezes dispara durante o dia, se nem o rádio estar ligado...

    Vai saber...

    Abs

    Wald

  • #72
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    Muito boa a explicação do Sukys.

    Hoje não disparo mais depois da troca do regulador de voltagem... estabilizou bem a corrente, porém ainda varia um pouco.

    Vou continuar a monitorar com o voltimetro digital.... tenho um outro digital que irei colocar no conector do chicote do Watchdog caso venha a disparar de novo.. ai monitoro de onde o Sukys sugeriu. E mudo o ponto de onde estou monitorando.... o miolo de contato tem 2 saidas 12v ... Vou aguardar para ver.

    Wald o ideal é monitorar com voltimetro ou multimetro e ver o porque esta variando.... e se esta caindo para menos de 12.3v como ele disse. Aqui dispara com 12.6v não com 12.3v. Vai saber!
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