Luciano,
Sim, a troca é tranquila! O que pode dificultar um pouco é a eventual existência de oxidação entre as partes...
Fiz a troca em casa e é um serviço bem legal para quem quer começar a meter a mão na graxa!!!
Para tornar tudo mais fácil, compre um lata de WD40 e faça generosas aplicações nos terminais, nas roscas, nas porcas e nos parafusos do conjunto. Faça a aplicação antes e depois de usar o jipe. Acho que fazendo uns 3 dias antes de mexer nas barras vai facilitar MUITO o trabalho! (dica do Loras!)
Uma coisa chata é retirar os Splitpins que travam as porcas dos terminais! Mas com paciência dá pra removê-los sem problema!
Se eu fosse refazer o serviço hoje, acho que faria da seguinte maneira:
Com o carro no chão:
1- Retiraria os splitpins, as porcas dos terminais e as braçadeiras das barras;
2- Removeria a barra traseira (maior) juntamente com os terminais;
3- Iniciaria o desrosqueamento da barra menor (Acho que girando a barra alguns graus tá ótimo! Com a roda no chão será impossível desrosquear tudo, mas com a roda erguida eu fico com receio de aplicar a força necessária... Então inicie no chão e termine no "ar"... hehehe)
Depois levantaria a dianteira do jipe, apoiando-o em dois cavaletes (macacos são instáveis!!!) colocados sob o eixo, então:
1- Desrosquearia a barra dianteira (menor) do suporte do amortecedor de direção e do terminal.
Caso a rosca entre o terminal e a barra dianteira esteja muito ruim de soltar, dá pra retirar o terminal da peça que o prende junto a roda sem retirá-lo da barra, girando o mesmo junto com a barra. Tive que usar um alicate de pressão (aqueles de mexer em hidráulica) para conseguir o torque necessário pra desrosquear a barra dianteira. Foi FODA! Mas eu não tinha passado nenhum tipo de micro óleo (WD40) com antecedência... :parede:
Será necessário dar umas marteladas/marretadas nos terminais e nos suportes. Apenas tome cuidado com a força aplicada! Eu prefiro bater mais vezes e em diferentes lugares/angulos do que descer a mão e quebrar alguma coisa...
Os terminais que vieram nesse novo conjunto possuem bicos de graxa. Recomendo colocar graxa antes de sair com o jipe. (eu coloquei graxa logo após fazer a instalação, pois possuo engraxadeira em casa).
Também é de grande importância levar o jipe pra alinhar, pois tudo vai ficar desalinhado...
Qualquer dúvida é só prender o grito!!!
Se precisar eu posso te passar mais fotos!
Grande abraço!