x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Ajuda sobre tração!!!

Boa tarde amigos!!!
    Não tenho experiência em trilhas pesadas mas procuro manter minha 90tinha sempre em dia pelo menos na parte de motor. Na parte de transmissão aparentemente está tudo normal, não ronca nada, troquei todos os óleos, engraxei cruzetas e fui pra estrada.
    No asfalto só alegria fui pra Goiás mês passado e nesse feriado (15/11) fui para Mato Grosso do Sul, 50 km de terra pra chegar ao meu destino, mas sem nenhum atoleiro. O problema foi quando fui pescar e ao chegar perto do rio tinha um brejo que eu não percebi,quando entrou a frente desceu até o diferencial... Aí é q eu fiquei decepcionado com a vtr, as rodas traseiras estavam no seco mas não tracionavam nada, acionei reduzida, bloqueio e nada só fazia afundar mais pois só tracionava a frente; desceu até o para choque. Sem pá nem enxada só cavando com as mãos e um facão, em resumo foram 3 horas de briga e só com o macaco conseguimos tirar depois de erguer e calçar as rodas. Mas qdo estava saindo forcei a roda traseira com a alavanca da chave de roda e a bendita tracionou e o carro saiu do buraco. Então depois dessa novela pergunto pq só tracionava a dianteira?? É normal isso achei q isso seria fácil para a tal ¨tração integral¨. Ou pode haver algum problema q eu não sabia e ainda não sei??

Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 2
    Isso se chama "pouca prática".
    Andar em terreno de baixa aderência, com chances de atolar, e com o diferencial central desbloqueado????
    Tração integral com diferencial central desbloqueado chega a ser pior que 4x2 em atoleiro! Uma roda que perca a aderência, mata as outras três.... E depois que atola, esqueça correr atras do prejuízo... a m... tá feita! Pode bloquear, reduzir, acender uma vela pra algum Santo.... vai ter que descer do carro e rezar pra maré não subir ou chover na nascente do rio até tirar a viatura do atoleiro.

Editando só pra explicar...

Como tua Defender já estava atolada, não ia conseguir mais bloquear o Dif central pois as rodas da frente estavam girando soltas e as de trás não. Quando voce forçou a roda traseira, por sorte conseguiu bloquear o dif, e a viatura saiu... se já estivesse bloqueado, e caísse no buraco, teria saído dando risada.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    29/08/2010
    Local
    SJRio Preto/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Andar em terreno de baixa aderência, com chances de atolar, e com o diferencial central desbloqueado????
    Tração integral com diferencial central desbloqueado chega a ser pior que 4x2 em atoleiro! Uma roda que perca a aderência, mata as outras três.... E depois que atola, esqueça correr atras do prejuízo... a m... tá feita! Pode bloquear, reduzir, acender uma vela pra algum Santo.... vai ter que descer do carro e rezar pra maré não subir ou chover na nascente do rio até tirar a viatura do atoleiro.

Como tua Defender já estava atolada, não ia conseguir mais bloquear o Dif central pois as rodas da frente estavam girando soltas e as de trás não. Quando voce forçou a roda traseira, por sorte conseguiu bloquear o dif, e a viatura saiu... se já estivesse bloqueado, e caísse no buraco, teria saído dando risada.
    Hehehe - desculpe os risos, mas foram inevitáveis... Agora, na boa, ter um 4x4 e não ter noções sérias de condução 4x4 é muito perigoso, pois pode de colocar em situações de risco real de capotamento, queda em barrancos, pilonagem, etc. Sugiro fortemente que faça um curso de direção 4x4 ou, na ausência, que faça umas trilhas com um pessoal do ramo, para pegar as "manhas" e dicas de segurança. Até o jeito de por a mão no volante é diferente quando vc está na trilha, para evitar uma fratura na mão em caso de batida de roda em obstáculo. Você pode se machucar, não é brincadeira não... Abraços.

Usuário
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Não fui atrás de trilha simplesmente a estrada terminava onde fomos pescar e pra voltar tinha q manobrar e o espaço era bem curto por isso atolou

Citação Postado originalmente por Renato Franco Ver Post
    Hehehe - desculpe os risos, mas foram inevitáveis... Agora, na boa, ter um 4x4 e não ter noções sérias de condução 4x4 é muito perigoso, pois pode de colocar em situações de risco real de capotamento, queda em barrancos, pilonagem, etc. Sugiro fortemente que faça um curso de direção 4x4 ou, na ausência, que faça umas trilhas com um pessoal do ramo, para pegar as "manhas" e dicas de segurança. Até o jeito de por a mão no volante é diferente quando vc está na trilha, para evitar uma fratura na mão em caso de batida de roda em obstáculo. Você pode se machucar, não é brincadeira não... Abraços.

Usuário
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Mas já q kguei no pau podem rir mas vou perguntar:
    Eu posso bloquear o dif. e fazer curvas com a vtr?? Sempre ouvi dizer q só pode usar em linha reta e por um curto espaço.

Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Rodrigoelopes Ver Post
    Mas já q kguei no pau podem rir mas vou perguntar:
    Eu posso bloquear o dif. e fazer curvas com a vtr?? Sempre ouvi dizer q só pode usar em linha reta e por um curto espaço.
    Pode sim fazer curvas com o dif bloqueado em terrenos de baixa aderência. Manobrar em espaços curtos também, só que força o conjunto, pois vai arrastar um pouco as rodas. Se não tiver risco de atolar, aí é melhor deixar desbloqueado mesmo. Mas se tiver a mínima possibilidade de atolar, ou não conheça onde tá pisando, bloqueia sem medo.

Agora, quanto a distância, pode dar duas voltas ao mundo bloqueado, desde que seja em pisos de baixa aderência. Asfalto, mesmo molhado, NUNCA... nem em linha reta.

Wald, fiat e-locker é sacanagem né....
    E pelo jeito nem você leu o manual né? Pq ele joga 50% da força para a roda que tem tração, e não toda a força... heheheh
    Abs

Usuário
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Agora sim!!! Eu não sabia quase nada sobre o bloqueio, mas sabia menos ainda q poderia afundar ali!!!1 Mas vou seguir o conselho do colega Renato e marcar umas trilhas com uma galera experiente!

Pode sim fazer curvas com o dif bloqueado em terrenos de baixa aderência. Manobrar em espaços curtos também, só que força o conjunto, pois vai arrastar um pouco as rodas. Se não tiver risco de atolar, aí é melhor deixar desbloqueado mesmo. Mas se tiver a mínima possibilidade de atolar, ou não conheça onde tá pisando, bloqueia sem medo.

Agora, quanto a distância, pode dar duas voltas ao mundo bloqueado, desde que seja em pisos de baixa aderência. Asfalto, mesmo molhado, NUNCA... nem em linha reta.

E pelo jeito nem você leu o manual né? Pq ele joga 50% da força para a roda que tem tração, e não toda a força... heheheh
    Abs

Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG

Abs
    Foi mal Sérgio,

eu não só li o manual como fiz um curso com quem bolou o sistema E o quanto de força que é jogado na roda não tinha escrito no manual... ou se tinha eu não lembro. Mas só sei que o cara que bolou o sistema mostrou os vídeos de teste e contou toda a história.

O cara é foda e dá cursos de Offroad para empresas (e particulares).

O cara também monta essas pistas para exibição das adventures da FIAT. Só uma historinha interessante que ele contou:

No lançamento do sistema Locker, um diretor da FIAT chegou pra ele e perguntou se ele conseguiriam construir uma pista que a Palio ADv Locker passava e uma Hilux não... Resultado ele montou...mas claro, como ele disse, a única coisa que ele fez foi fazer lombada com o angulo forte em que um carro com os eixos mais afastados ficassem grudados...rsrs

Só pra vc ter uma idéia do "talento" do cara...aqui nesse vídeo ele apostou que andava de duas rodas no "jipinho"...

Abs

Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Pra te ajudar Rodrigo...

Usuário
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Valew a dica Wlad clareou um pouco mas a minha dúvida sobre o bloqueio continua; o Japa diz pra não usar em trechos sinuosos e eu estava num trecho sinuoso e manobrando poderia usa-lo mesmo assim??

Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    E antes de criticar o carro, aprenda a utiliza-lo

Eu falo isso pq eu tinha antes uma Idea Adventure LOCKER e eu via uma galera criticando o carro pq o LOCKER (Bloqueio do diferencial) não "desatolava" o carro... tudo bem que a FIAT fazia uma propaganda que PARECIA que o carro era 4x4, mas se quem tinha o carro "soubesse" ler o manual, veria que na verdade o sistema era apenas para caso uma das rodas dianteiras perdesse ação, o carro jogaria a força toda para a roda que não girava em falso, caso o sistema locker fosse acionado.

Mesmo que não vá fazer trilhas, como nossas VTR nos possibilita ir a alguns locais mais "radicais", sempre é bom ter alguns conselhos e dicas off road "na cabeça" para não passar apuros.

Abs

Wald

Usuário
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    São Paulo/SP

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Dúvidas sobre tração e reduzida
      Por Mar Falado no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 6
      Última resposta: 01/05/2022, 15:13
    2. Manual e/ou Dicas sobre Tração 4x4/Borboletas
      Por dcbasso no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 02/02/2012, 10:26
    3. Dúvida sobre tração
      Por Joseph paulo no fórum Ford
      Respostas: 1