Bom Rodrigo,
Vou te dar o boa notícia!!! Essa laminha aí, pra sua 90tinha, não é uma "puta arapuca", é super/hiper/mega moleza se estiver bloqueado e, de preferência, com umas libras a menos no pneu (mas sem baixar demais, senão destalona). Passa sem medo de ser feliz, só calibrando no acelerador, para não afundar (devagar demais) ou patinar (muito acelerado) - aí é a prática.
O problema é que, como quase todo 4x4, o recurso não funciona DEPOIS que vc entrou na brabeza (vai tentar engatar um 4x4 ou uma reduzida num part-time depois de atolado, especialmente naqueles de acionamento elétrico com roda livre a vácuo, forget...). O segredo é avaliar a condição do terreno ANTES, e utilizar os recursos necessários para enfrentá-lo. Condução off-road é uma arte. Na violência quebra o carro, no medo não passa...
O problema do bloqueio acionado é que ele impede a atuação do diferencial, o qual, como o próprio nome diz, permite que as rodas girem em velocidades diferentes quando o carro faz curva (a trajetória da roda externa à curva é sempre maior que a percorrida pela roda interna). Se vc está em um piso com alta aderência, o pneu não vai patinar e o esforço vai para as engrenagens do diferencial, que podem até quebrar, razão pela qual NUNCA pode ser usado. Agora, em piso de baixa aderência, exatamente onde ele DEVE ser usado, não tem nenhum problema, pois o esforço fica exatamente na roda que está sem aderência, sem transmitir sobrecarga para a transmissão. Essa é a lógica...
Abraços e assista aos vídeos, são muito bons.
Renato