
Postado originalmente por
Eder Bonesi
Caro Uirá.
Existe uma relação diretamente proporcional entre pressão e temperatura.
Se você aumentar o débito da bomba, terá mais temperatura de queima e maior pressão da turbina. Neste caso o maxcooler tem a capacidade de manter a temperatura do ar na admissão mais baixa do que num TDi sem o Maxcooler e de bomba aberta.
Já num TDi original e com Maxcooler, a temperatura de admissão será menor sim (*) numa primeira impressão.
Mas eu acredito que devido a capacidade volumétrica do Maxcooler, a turbina (com a bomba original) vai demorar um pouquinho mais (turbo leg) para pressurizar todo os sistema. A pergunta então é: será que a temperatura não subirá, nesta suposta falta de pressão inicial e você apertando mais o pezão para compensar este buraco de tempo?
Maxcooler + bomba para ganhar potência numa curva de temperatura aceitável, OU motor / bomba original com bomba d´água + selos novos?
Trabalhei 5 anos como técnico em turbos e com formação na fábrica da Garret / CEFET PR.
Isso não é permitido por lei, mas uma das formas de se manter um motor um pouquinho mais frio é trabalhando o escapamento. Quando a pressão de admissão é mais alta (intercooler esfria a admissão) do que a pressão de descarga (escapamento bem conservado / sem amassado / sem curvas a 90°), há um efeito de lavagem dos cilindros.
Ou seja, o ar mais frio vindo do intercooler "limpa e esfria" a cabeça dos cilindros. Desde que o escape esteja livre e bem dimensionado.
Eu penso não valer a pena o max, sem o aumento do débito da bomba.
Abração.