x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 55
    Usuário Avatar de UiRá
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Cps/SP
    Agradecimentos: 0

Obrigado Eder, mas como ainda estou aprendendo, devo formular nova pergunta a seguir.

Em minha viatura foi feita uma regulagem de bomba+turbina para deixar o motor mais "esperto".

Tudo é original (intercooler, turbina, e bomba injetora - BI - retificada a 1 ano, todos sabem que a retífica da BI é uma fortuna...). Adicionalmente, em uma avaliação a menos de 15 dias, foi constatado funcionamento perfeito da bomba d´água, e trocado o acop. viscoso da helice do radiador, o que pela lógica significa que tudo deve estar OK com o sistema de arrefecimento.

Pergunto: se minha BI está um "pouquinho mais aberta" nas palavras que ouvi do mecanico (não faço ideia do que significa isso em termos de regulagem da bomba injetora), pode significar então que estou favorecendo um aquecimento adicional do motor, às custas de um pequeno ganho de "agilidade" na aceleração? E adicionalmente sobrecarregando demais componentes, e até mesmo a turbina?

Seria melhor voltar a afinação original e assim não correr um risco extra de sobreaquecimento?

Abs

Citação Postado originalmente por Eder Bonesi Ver Post
    Caro Uirá.
    Existe uma relação diretamente proporcional entre pressão e temperatura.
    Se você aumentar o débito da bomba, terá mais temperatura de queima e maior pressão da turbina. Neste caso o maxcooler tem a capacidade de manter a temperatura do ar na admissão mais baixa do que num TDi sem o Maxcooler e de bomba aberta.
    Já num TDi original e com Maxcooler, a temperatura de admissão será menor sim (*) numa primeira impressão.
    Mas eu acredito que devido a capacidade volumétrica do Maxcooler, a turbina (com a bomba original) vai demorar um pouquinho mais (turbo leg) para pressurizar todo os sistema. A pergunta então é: será que a temperatura não subirá, nesta suposta falta de pressão inicial e você apertando mais o pezão para compensar este buraco de tempo?
    Maxcooler + bomba para ganhar potência numa curva de temperatura aceitável, OU motor / bomba original com bomba d´água + selos novos?
    Trabalhei 5 anos como técnico em turbos e com formação na fábrica da Garret / CEFET PR.
    Isso não é permitido por lei, mas uma das formas de se manter um motor um pouquinho mais frio é trabalhando o escapamento. Quando a pressão de admissão é mais alta (intercooler esfria a admissão) do que a pressão de descarga (escapamento bem conservado / sem amassado / sem curvas a 90°), há um efeito de lavagem dos cilindros.
    Ou seja, o ar mais frio vindo do intercooler "limpa e esfria" a cabeça dos cilindros. Desde que o escape esteja livre e bem dimensionado.
    Eu penso não valer a pena o max, sem o aumento do débito da bomba.
    Abração.

Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Citação Postado originalmente por UiRá Ver Post
    Obrigado Eder, mas como ainda estou aprendendo, devo formular nova pergunta a seguir.

Em minha viatura foi feita uma regulagem de bomba+turbina para deixar o motor mais "esperto".

Tudo é original (intercooler, turbina, e bomba injetora - BI - retificada a 1 ano, todos sabem que a retífica da BI é uma fortuna...). Adicionalmente, em uma avaliação a menos de 15 dias, foi constatado funcionamento perfeito da bomba d´água, e trocado o acop. viscoso da helice do radiador, o que pela lógica significa que tudo deve estar OK com o sistema de arrefecimento.

Pergunto: se minha BI está um "pouquinho mais aberta" nas palavras que ouvi do mecanico (não faço ideia do que significa isso em termos de regulagem da bomba injetora), pode significar então que estou favorecendo um aquecimento adicional do motor, às custas de um pequeno ganho de "agilidade" na aceleração? E adicionalmente sobrecarregando demais componentes, e até mesmo a turbina?

Seria melhor voltar a afinação original e assim não correr um risco extra de sobreaquecimento?

Abs
    Então já entendi que tenho que montar logo o novo intercooler ...
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

Usuário Avatar de Eder Bonesi
    Entrada
    15/06/2009
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimento: 1
    Olá UiRá. Se o seu motor está queimando mais combustível (bomba um pelinho aberta), sim você gera mais temperatura de queima, mais pressão do turbo (energia térmica e volume de gases. é disso que o turbo "precisa para trabalhar") e mais potência.
    Mais existe uma outra linha de raciocício: se você tem a bomba um pelinho aberta, terá potencia em giros menores e torque mais cedo.
    Portanto, não precisará acelerar tanto, trabalhando mais frio e mais economico, em regimes constantes (estrada).
    Posso afirmar que andar com um veículo "prepadado" a 110 km/h é mais econômico, mais seguro (se precisar acelerar) mais divertido que num original.
    Sou fã dos chips nos motores eletrônicos / turbo, sempre tive intercooler bom e pressão de turbo.
    Há margem para isso tudo, se usado com moderação.
    A minha 110 2005, comprei recentemente faz um tufinho de fumaça e tem mais torque que a 90 (original).
    Mais não se preoucupe. Seja feliz com a sua como ela está.
    Abração.
    110 TDi MATILDA e Wrangler 2.8 Diesel RUBICONE.
    PU5MUD
    "We never let one of our man behind"
    Protezione Civile

Usuário Avatar de UiRá
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Cps/SP
    Valeu Eder, agradeço a atenção, e quanto ao maxcooler, como sou adepto ao máximo de originalidade, vou pensar mais se compro ou não. Abs.

Usuário
    Entrada
    31/10/2011
    Local
    _/
    Bom dia Eder,

Conhece o intercooler da AlliSport? O preço é muito salgado ... será que é melhor que o Maxcooler?

[ ]´s

Gustavo

Entrada
    15/06/2009
    Local
    Londrina/PR
    Citação Postado originalmente por gustavogr Ver Post
    Bom dia Eder,

Conhece o intercooler da AlliSport? O preço é muito salgado ... será que é melhor que o Maxcooler?

[ ]´s

Gustavo
    Caro Gustavo. Não conheço este produto. Talvez valha a pena abrir um tópico novo sobre este produto.
    Forte abraço.
    PU5MUD
    Protezione Civile

Usuário Avatar de Fabrício Bastos
    Entrada
    02/10/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Olá UiRá. Se o seu motor está queimando mais combustível (bomba um pelinho aberta), sim você gera mais temperatura de queima, mais pressão do turbo (energia térmica e volume de gases. é disso que o turbo "precisa para trabalhar") e mais potência.
    Mais existe uma outra linha de raciocício: se você tem a bomba um pelinho aberta, terá potencia em giros menores e torque mais cedo.
    Portanto, não precisará acelerar tanto, trabalhando mais frio e mais economico, em regimes constantes (estrada).
    Posso afirmar que andar com um veículo "prepadado" a 110 km/h é mais econômico, mais seguro (se precisar acelerar) mais divertido que num original.
    Sou fã dos chips nos motores eletrônicos / turbo, sempre tive intercooler bom e pressão de turbo.
    Há margem para isso tudo, se usado com moderação.
    A minha 110 2005, comprei recentemente faz um tufinho de fumaça e tem mais torque que a 90 (original).
    Mais não se preoucupe. Seja feliz com a sua como ela está.
    Abração.
    Fala Eder!!
    Depois de ler ainda tenho algumas dúvidas e vi que vc sabe bem dessas coisas!rsrsrs
    O que seria o "débito da bomba"??? Abrir a bomba para enriquecer a mistura de combst.????
    Uma land 110 2005 está a caminho e gostaria de saber o que vc fez na sua??? pq queremos deixar a nossa "forte" tbm!rsrsrs
    A sua vc tirou o abafador? a 90tinha daqui era direta(sem mais nenhuma alteração!) e arracava igual um aviãozinho!rsrsrs

Abraço!

Entrada
    15/06/2009
    Local
    Londrina/PR
    Olá Fabricio.
    Sim o débito da bomba = abrir a bomba. Mas é bom ser feito por um bombista de sua confiança.
    A minha 110 já veio assim, com um pouco mais de fumaça / torque que a minha 90 (original).
    Forte abraço
    PU5MUD
    Protezione Civile

Usuário Avatar de Fabrício Bastos
    Entrada
    02/10/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Olá Fabricio.
    Sim o débito da bomba = abrir a bomba. Mas é bom ser feito por um bombista de sua confiança.
    A minha 110 já veio assim, com um pouco mais de fumaça / torque que a minha 90 (original).
    Forte abraço
    Vlw Eder!
    Depois que a 110 estiver na garagem vamos pensar nas melhorias! mas já estou pesquisando!rsrsrs(Anciedade pré land!kkkk!)
    Abraço e obrigado pela força!

Entrada
    15/06/2009
    Local
    Londrina/PR
    Fabricio,
    Um pouco mais de oleo e mudar a posição da válvula by pass da turbina (é um ajuste no comprimento do braço) + um bom intercooler é tudo de bom!!

Quando ela estiver na sua garage, falaremos...
    PU5MUD
    Protezione Civile

Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Para não deixar de completar as informações neste tópico...

Instalei o Maxcooler e aparentemente a temperatura medida próximo ao cabeçote está um pouco mais baixa.
    Como adicionei um medidor cronomac secundário de temperatura, a leitura dele indica uns 5ºC menos que antes do novo intercooler.

Antes de instalar, já havia "mexido" na regulagem da BI e isto poderia estar causando este ligeiro aumento de temperatura.
    Nada significativo.

Outra observação: Aparentemente, faz um pouco menos de fumaça.

*Mesmo com a BI mais aberta, passou fácil no teste de opacidade (teste de fumaça).
    Na medição, o Defender deve apresentar valor abaixo de ~1,30 e apenas na primeira leitura, passou disso. Claro, tbm com aquela baforada ao ligar!!! rsrsrss
    As medidas válidas (da segunda em diante), foram sempre abaixo de 0,6.
    =)

Infelizmente não tenho como colocar dados antes e depois do novo Maxcooler.

O que posso dizer, é reforçar o conselho de, que se for colocar, terá que mexer no ajuste da BI/Turbina.
    Sem isso, não vale a pena...

Mexer no ajuste sem trocar o intercooler, tbm não recomendo...

Fica o relato.

Abraço!!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

Entrada
    15/06/2009
    Local
    Londrina/PR
    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    Para não deixar de completar as informações neste tópico...

Instalei o Maxcooler e aparentemente a temperatura medida próximo ao cabeçote está um pouco mais baixa.
    Como adicionei um medidor cronomac secundário de temperatura, a leitura dele indica uns 5ºC menos que antes do novo intercooler.

Antes de instalar, já havia "mexido" na regulagem da BI e isto poderia estar causando este ligeiro aumento de temperatura.
    Nada significativo.

Outra observação: Aparentemente, faz um pouco menos de fumaça.

*Mesmo com a BI mais aberta, passou fácil no teste de opacidade (teste de fumaça).
    Na medição, o Defender deve apresentar valor abaixo de ~1,30 e apenas na primeira leitura, passou disso. Claro, tbm com aquela baforada ao ligar!!! rsrsrss
    As medidas válidas (da segunda em diante), foram sempre abaixo de 0,6.
    =)

Infelizmente não tenho como colocar dados antes e depois do novo Maxcooler.

O que posso dizer, é reforçar o conselho de, que se for colocar, terá que mexer no ajuste da BI/Turbina.
    Sem isso, não vale a pena...

Mexer no ajuste sem trocar o intercooler, tbm não recomendo...

Fica o relato.

Abraço!!
    Boa Hailton! Deve ter ficado show! Recomendo que vc instale um manômetro de pressão do turbo. Pois se houver algum vazamento, no futuro, pelo aumento da pressão do turbo, voc~e saberá na hora.
    É muito comum melhorar o desempemnho via Intercooler + BI + turbo repotenciado, e mante-se as borrachas originais do sistema de pressão. Com a variação de 1kg/cm2 para 1,3 ou 1,5 kg/cm2, isso representa um % significativo para as borrachas. Para viagens longas, torna-se recomendável, um jogo de mangueiras...Fique ligado! Forte abraço.
    PU5MUD
    Protezione Civile

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem