Sobre a capacidade de carga entre os 3 modelos sobre os quais falamos, 90, 110 e 130, aqui está o que diz o manual, na página 167:
Modelo - Carga máxima no eixo dianteiro (kg)
90 - 1200
110 - 1200
130 - 1580
Modelo - Carga máxima no eixo traseiro(kg)
90 - 1380
110 - 1750
130 - 2200
O manual fala ainda em diferença de altura, de 1,972 m para a 90 e 2,035 m para a 110. Eu pensava que fosse 2,05 para todas e pronto!
Quanto à estabilidade, ângulo de saída, peso e espaço para passageiros atrás, são decorrentes da diferença de tamanho entre elas...
Tive a 130, que achei mais estável que a 110. Medi isto "no olho e na coragem", fazendo curva na Praça do Cruzeiro, aqui em Goiânia e chegando ao limite (ao meu limite, pelo menos!).

Assim como o antigo Bandeirante longo e a pick up cabine dupla são MUITO mais estáveis e menos duros (macios, é impossível!) que os Band curtos. Tive os dois primeiros e cansei de dirigir um curto, de um amigo. A Band longa era muito boa para expedições.
Quanto à 130, sempre foi a viatura de minha preferência. Pela capacidade de carga, pela estabilidade e por acreditar que é o melhor veículo em expedições - minha predileção!
E quanto à estética, é perfeito! Sim, eu acho aquele trambolho o mais belo dos Defenders!

Pelo uso, normalmente em mineradoras, fazendas no Pará e empresas, é difícil é encontrar um usado em bom estado. Normalmente, já é muito mais difícil do que encontrar do que a 90 ou 110. E em bom estado então...

Amador, seja lá o modelo que escolher, vá montado num Defender! Porque com ele, você vai e VOLTA !

Lothar, dirigir uma viatura destas todos os dias, nos desperta os instintos mais elevados e os gostos mais apurados! rs,rs,rs...