Vou ser bastante sincero com voce: venda o carro. desculpe ser direto mas quem esta olhando de fora e baseado nas informações que voce deu é a decisão mais racional. Deixa eu fazer uma comparação: no fim do ano passada vendi meu carro na epoca, uma Ranger 11/12 XLT diesel 4x4 com 20000 KM para comprar uma discovery 3 07/08 V8 a gasolina motor derivado da Jaguar. Era assim como voce um sonho antigo. Sem quebrar nada de lá para cá já gastei R$ 5.000 com ela. ou seja apenas preventiva. No meu trajeto usual (estrada boa a 110-130 km/h) eu antes gastava 0,2 R$/Km e hoje eu gasto 0,7 R$/Km. Felizmente eu acho que sou uma exceção ao brasileiro padrão e vivo com menos do que ganho e hoje tenho condições financeiras de manter a Disco, mesmo que ela quebre um cambio/motor. Mesmo importanto tudo e fazendo fora da Concessionaria uma troca de bucha de suspensão não sai por menos de 3.500 R$ por exemplo.
Minha opinião (e eu não sou dono da verdade) é que se o carro esta inteiro hoje você deveria manter ele original e tentar vende-lo do jeito que esta. Compre então um carro que te sirva melhor neste trajeto. Dependendo da sua necessidade de espaço uma picape a diesel como as Hilux, S10, Ranger e L200 mais antigas podem ser uma boa alternativa. nelas tudo é mais barato, inclusive e principalmente o combustível.
Qualquer duvida ou ajuda com a Land é só pedir!