venho requerer vossa ajuda em relacao ao cambio automatico da minha disco 97. Em fim comprei o brinquedo a pouco tempo, o carro esta lindo, tudo funciona, todas revisoes feitas em concessionaria pelo antigo e unico dono, mas o cambio esta trocando as marchas na fx de 2500 giros e somente quando eu alivio o pe do acelerador e que a marcha troca um pouco antes. Tambem sinto um pequeno tranco nas mudancas. Ja chequei o oleo e esta ok. Sera que existe alguma regulagem para ela trocar a marcha com menos giro? Ou ja preciso mandar tirar a caixa fora e mandar abrir para repara=la. Desde ja muito obrigado, Abs Marcelao, Disco v8
Complementando, o 4x4 blocante e as reduzidas estão em perfeito estado de funcionamento, o problema é "somente" rs rs em relação as mudanças automáticas,
Valeu Grande Elmer, a esperança é a última que morre... ehe hehe rs rs , Essa já ta batida né. Elmer o mais importante é o prazer que dá dirigir uma "monstrinha destas" mesmo com esse, digamos assim... pequeno desajuste no câmbio. Valeu novamente e um grande abraço!!
Marcelão
Como vai João, na verdade eu ainda não troquei o óleo, au apenas o chequei em relação as características (cor e cheiro) e ao nível. A princípio estava tudo bem, quanto ao modelo eu não sabia mas lí um post de algum de nossos amigos aqui do site e realmente ele confirmou que esta é a ZF 22m, inclusive é muito parecida ou até igual ao do classico opalão "seis boca". Quanto ao problema continua ocorrendo, outro ponto que observei é que a 100km por hora o giro fica a 2.500, eu acho muito, para um V8, deveria existir um overdrive ou algo assim, ou claro minha caixa está realmente com defeito, rs rs ,
tenho quase certeza que sim, mas "se sim mesmo" existiria esta tal regulagem para que as marchas trocassem na fx de 1500 rpm e não 2500 (p um v8 eh uma bela diferença, rs rs) (interrogação)
não sei esta informação, mas por dedução acredito que sim, pois esta caixa equipa vário veículos com torques e rotações diferentes 6L 4L V6 e V8, tanto diesel quanto gasilina.
acho que uma oficina especializada em cambio, das antigas (pois deve saber todas as manhas do cambio do opala), possa responder.
marcelão, infelizmente sou de curitiba e não conheço nenhum oficina em são paulo, uma sugestão é procurar algum clube de opaleiros virtual, como sempre estão adaptando e o cambio é opala talvez tenham alguma oficina.
Não sou um conhecedor de cambios automáticos (mas tenho uma camper com o cambio igual ao seu) mas pelo que sei é muito difícil um cambio desse estar com problema sem apresentar sintomas no óleo (principalmente coloração).
De qualquer forma trata-se de um cambio sem qualquer gerenciamento eletrônico e portanto a rotação de troca de marchas está intimamente ligada a velocidade de stahl do conversor de torque e problemas nessa peça são bastante raros.
Sugiro que antes de qualquer intervenção mecânica troque o óleo e o filtro de óleo (de preferência em oficinas que permitam fazer a diálise do óleo e não apenas a troca do óleo que se encontra no carter).