Olá a todos!
Estou abrindo este tópico para trocar idéias sobre o software SDD / IDS.
Existem alguns tópicos sobre isso em fóruns da Inglaterra e Russia, mas nunca vi um fórum brasileiro falando sobre ele.
Para quem não sabe o SDD é o software oficial da Land Rover para diagnóstico e programação dos módulos nos carros desta marca que usem sistema de gerenciamento eletronico.
O software é bastante complexo e já "arrisquei" algumas coisas com sucesso, como por exemplo atualizar o módulo do rádio e trocar a unidade de medida do consumo de combustível de L/100KM para Km/L em uma Freelander 2.
Porém a ausência de informações e de pessoas para trocar idéias, conhecimentos e descobertas torna difícil ir muito além disso.
Tenho certeza que não sou o único a me aventurar nisso (por curiosidade e também para não ter que ficar nas mãos de oficinas especializadas que estão sempre cheias e com preços bem salgados), e meu objetivo é justamente encontrar outras pessoas que também já mexam ou que queiram começar a mexer com isso.
Voce já possui alguma experiencia com o software SDD da land rover?
Possui alguma interface de comunicação do veículo com o software?
Caso possua, é muito fácil alterar esta unidade de medida que cite.... apenas 3 cliques e está alterado.
Porém caso não tenha, o primeiro passo é investir em uma interface (a partir de 400 dolares). Comprar só para fazer isso acaba não compensando... é mais vantagem ver alguém próximo a voce que tenha e emprestar. Comprar o equipamento compensa caso tenha intenção de ir além disso.
Caro agardim,
Pretendo comprar um IIDTool, mas não sei se esse scanner tem a capacidade de fazer esse tipo de serviço. Pelo que li ele consegue até corrigir o erro do calculo de consumo, mas não vi nada relativo a mudança de unidades.
Não tenho a menor intimidade com esse assunto, sou um mero usuário de computador em casa e no trabalho !
Caro agardim,
Pretendo comprar um IIDTool, mas não sei se esse scanner tem a capacidade de fazer esse tipo de serviço. Pelo que li ele consegue até corrigir o erro do calculo de consumo, mas não vi nada relativo a mudança de unidades.
Não tenho a menor intimidade com esse assunto, sou um mero usuário de computador em casa e no trabalho !
Um abraço
Caros,bom dia.Me desculpem pela falta de conhecimento mas estas duas soluções são muito superiores ao Nanocom?Acabei de comprar um(ainda não recebi)e pelo que leio por aqui parece ser o melhor.Sera que fiz burrada???
Caros,bom dia.Me desculpem pela falta de conhecimento mas estas duas soluções são muito superiores ao Nanocom?Acabei de comprar um(ainda não recebi)e pelo que leio por aqui parece ser o melhor.Sera que fiz burrada???
Beto,
O nanocon, até onde consegui ler e entender, não funciona para o meu carro (Disco4). Para a Disco4, o IIDTool é um dos equipamentos que consegue funcionar. Além dele ví que existem, pelo menos, mais dois. O HawkEye (um pouco mais barato e, aparentemente, com menos funcionalidade) e um outro ainda mais poderoso (e bem mais caro).
Ainda não comprei o meu scanner. Estou esperando o nosso encontro em São Lourenço para aprender mais sobre o assunto e poder me decidir. Lá certamente teremos vários amigos com o nanocon e pelo menos um com o IIDTool (o scadufax).
Um abraço
Beto,
O nanocon, até onde consegui ler e entender, não funciona para o meu carro (Disco4). Para a Disco4, o IIDTool é um dos equipamentos que consegue funcionar. Além dele ví que existem, pelo menos, mais dois. O HawkEye (um pouco mais barato e, aparentemente, com menos funcionalidade) e um outro ainda mais poderoso (e bem mais caro).
Ainda não comprei o meu scanner. Estou esperando o nosso encontro em São Lourenço para aprender mais sobre o assunto e poder me decidir. Lá certamente teremos vários amigos com o nanocon e pelo menos um com o IIDTool (o scadufax).
Um abraço
Nicksalgado,no blackbox-solutions.com tem o Nanocom para Disco4 por 402 euros.Da uma olhada.Abçs.
Nicksalgado,no blackbox-solutions.com tem o Nanocom para Disco4 por 402 euros.Da uma olhada.Abçs.
Acabei de olhar lá.
Eu comentei um terceiro equipamento, bem mais caro e mais completo, ...... é exatamente ele, o FaultMate !!!!!! Eu só tinha esquecido o nome, e esquecido que é a mesma empresa do nanocom (que funciona até a Disco2).
Caro agardim,
Um abraço
Olá Nick. Não conheço esse IIDTool. Se voce souber de algum link ou post que fale sobre a correção de calculo do consumo e puder me passar, eu gostaria de dar uma lida.
Esse IIDTool trabalha em cima de algum software específico ou ele é capaz de usar o SDD mesmo da Land Rover?
Olá Beto. Não acredito que tenha feito burrada, uma vez que cada equipamento tem seu propósito e vai depender de qual é seu objetivo. Até onde sei o nanocom vai trabalhar em cima de um software genérico e mais preparado para "usuário final", ou seja, provavelmente vai monitorar parametros em tempo real, mostrar gráficos, ponteiros, etc.... Porém em contrapartida não vai te dar nenhum ou pouco recurso para modificações e atualizações e recursos limitados para interpretação dos códigos de erro.
Um equipamento que trabalha em conjunto com o software oficial da Land Rover (SDD) como o Rotunda VCM por exemplo que é o que uso, não vai ter recursos de monitoramentos em tempo real e outras coisas mais intuitivas deste jeito, mas por ser específico para a marca, interpreta perfeitamente todos os códigos de erro, sugere correções, atualizações, explica o que é o defeito, etc... Ou seja, com um destes voce tem os mesmos recursos que uma concessionária tem. O problema é que o software é bem completo (tem 11Gb de tamanho para ter uma idéia) e portanto requer paciencia para ir aprendendo a mexer com ele, além de cuidados também, pois se fizer algo errado pode simplesmente "apagar" seu carro e vai precisar de ajuda profissional para revive-lo depois.
Portanto, vai do seu objetivo mesmo.
No meu caso, quando quero algo mais simples, só para mostrar parametros em tempo real e coisas do tipo, uso um aparelhinho chamado KIWII que voce pluga lá e ele transmite por wifi para um aplicativo em seu iphone ou android.
Porém com ele eu jamais conseguiria trocar as unidades de medida como fiz e muito menos fazer a atualização de software do sistema de Infoentretenimento que a Land Rover divulgou como importante no TOPIX a um tempo atrás, que consegui fazer por conta propria também.
Abraço!