Conversando com um colega, ele acha que um sensor de pressão do sistema de arrefecimento seria mais útil. O que acham ?
Eu tenho o sensor de nível.
Versão Imprimível
Bom, refazendo minhas próprias palavras acima pra não falar besteira, o Clemente mencionou em outro tópico o valor de 12k por um motor parcial, mas a verdade é que o motor está em uma retifica boa e vão dar uma olhada nele a partir de amanha p so entao eu ter uma noção do tamanho do estrago e tomar uma decisão, estou muito desanimado com isso e na verdade sem dinheiro p encarar esta bronca no momento, se tivesse condição importaria um motor novo desse fechado e mais um kit OME e faria uma geral nela trocando tudo que precisasse, mas como as nuvens não são de algodão devo me contentar com um serviço paliativo que a deixe em condições de trafegar pela cidade os 3km que faço para o trabalho, caso contrário se decidir continuar com ela vou reboca-la p casa e cobrir com uma lona até que o dinheiro fruto do meu suor me permita reviver minha paixão sobre rodas... Por sorte posso usar uma frontier da fazenda o que vai quebrar meu galho no momento, mas agora é esperar pra ver no que vai dar e passar a frequentar mais assiduamente o fórum e aprender com as experiências de vocês pra não passar por situações como esta
Falei agora com a dona da retifica e ela me alega que o super-aquecimento do motor se deu por conta da hélice em frente ao radiador, que segundo ela não está funcionando direito, e que a resolução disso seria uma embreagem viscosa que me custaria o valor de R$280,00. Detalhe, eu perguntei a ela se esse aquecimento não teria sido ocasionado pela falta de água devido ao vazamento que foi estancado através de uma junta na mangueira e ela acredita que não, que o real causador do aquecimento foi o mal funcionamento desta hélice, mas o fato é que a água do reservatório que refrigera o radiador havia acabado como falei anteriormente devido ao vazamento que se seguiu ao refuncionamento do motor.
Fora isso preciso trocar os bicos injetores (Porta injetor Maxiom HSD/S-10) que ficaram azulados por conta do aquecimento que neste caso custariam R$ 1.412,00 pelos 4 bicos, uma nova correia do alternador (7 PK 1580), juntas superiores do cabeçote ao custo de R$240,00, filtro lubrificante PK 4203 ao custo de R$106,96 por 8 unidades, 1 litro de óleo 15w10 ao valor de R$13,52, e guia de válvula HSD SPRINTER ao custo de R$60,80 por 8 unidades;
Na parte de serviço a relação foi a seguinte:
- Troca das guias R$ 93,00
- Retífica das válvulas: R$ 72,10
- Retificar e baixar sede: R$ 72,10
- Esmerilhar e montar cabeçote: R$ 72,10
- Teste no cabeçote (que eu pedi anteriormente): R$ 102,20
- Montagem do motor: R$ 350,00
O custo total até agora é de R$ 2.940,00.
O rapaz que mexeu no cabeçote me falou que a espessura original seria 96mm, o mínimo tolerável é 95,5mm e o meu está com 95,6mm, agora a dúvida que fica, será que ele não vai voltar a esquentar o motor por conta de com o plainamento do cabeçote ele ter ficado tão próximo do limite ? Onde eu poderia encontrar um cabeçote novo por um preço razoável ?
Bom, aguardo opiniões baseadas nas informações que recebi da retífica e acabo de repassar a vocês.
Uma segunda opinião que eu peguei baseado nessas informações com uma pessoa que mexe sempre com motor maxiom, foi de que não seria necessário a troca dos bicos injetores, que geralmente não são afetados pelo aquecimento... Liguei pra dona da retífica com essa dúvida e ela alega que o aquecimento destempera o bico injetor fazendo ele jogar mais diesel em cima do pistão e que esse excesso de diesel um tanto vai queimar por ali e o restante vai escorrer pela lateral do pistão tirando a viscosidade do óleo lubrificante que lubrifica o pistão fazendo ele engripar, colar na camisa...
Com relação à baixa espessura do cabeçote esta mesma pessoa me sugeriu que eu colocasse uma junta de aço de 3 piques que garantiria o bom funcionamento, comentando isso com a dona da retífica ela me diz que aconselha o uso da junta de amianto porque ela assenta melhor com qualquer possível diferença, que sugere a junta de aço quando o bloco já foi aplainado e o cabeçote é novo, mas que caso eu prefira colocar a junta do cabeçote de aço ela faz sem problemas mas não me dá garantia sobre o serviço.
bom, espero que alguém aí tenha conhecimento mais aprofundado no quesito motor pra me dar uma terceira opinião.
Grato.
Os bicos podem sim ter que ser trocados. Não dá pra falar se os seus terão que ser trocados ou não...só "olhando" o estado deles.
Sobre a junta, a de aço aguenta mais o calor do que a de amianto. Agora vem o "dilema": Se seu carro aquecer "um pouco", a junta de amianto vai queimar mais rápido e "salvar" seu cabeçote. A junta de aço não vai queimar e não vai empenar o cabeçote. Agora, se aquecer muito, a junta de aço vai queimar e empenar o cabeçote. É aquela coisa: Uma queima rápido e avisa logo. A outra aguenta mais o "tranco", mas quando queima leva o cabeçote junto... aí vc decide.
Sobre a causa do aquecimento. Digamos que as causas mais comuns de aquecimento nde motor da Defender são:
1) Bomba d´água
2) mangueiras furadas/baixar o nível da água (daí a necessidade indispensável de um sensor de nível...que no caso de mal funcionamento da bomba d´água não vai adiantar)
3) acoplamento viscoso (essa hélice na frente do motor que vc falou...)
Tem outras coisas mas basicamente é isso.
Abs
Wald
Obrigado Wald, esclareceu um pouco as coisas
Boa Tarde Galera,
Alguem teria o manual do motor 300tdi?
Preciso identificar os componentes faltantes no meu motor, que esta incompleto.
Abraço a todos
Alguem tem o contato deste Vinicius Mastreli ?
Retirei a viatura da retífica há uma semana mas agora, além de um pouco mais pobre, estou paranóico quanto a alguma próxima ocorrência envolvendo minha defender e quero adquirir logo este watchdog... Fico no aguardo de respostas !
Atila nem te ocorreu em colocar o kit 2.8? Por que?
Abrç
Segue email do Vinicius para contato sobre o sensor de nível: viniciusm@petrobras.com.br
Sobre o Watchdog é só entrar no site ou fazer contato com o Sukys: contato@sukys.com.br
Na minha 110 uso o Watchdog e estou muito satisfeito.
Boa sorte!
Bom.... desculpa o sumiço do fórum
Mas vou dar uma resumida na situaçao, acabou que fizemos o que relatei acima com relaçao ao motor, porém após a montagem do motor o carro apresentou problemas para se manter ligado e rodando, então olharam a bomba injetora e encontraram fagulhas e me recomendaram que fosse melhor fazer a bomba novamente, e como já estava no mato sem cachorro e há 2 semanas andando de onibus resolvi fazer tudo, onerando para mim o custo de 5 mil reais pelos serviços do motor e bomba injetora. Comprei o Watchdog e chegou na semana passada e deixei ontem numa elétrica para a instalação, porém agora apareceu um outro problema... quando vou dar a partida o carro fica batendo algum tempo antes de ligar e quando liga preciso dar uma acelerada para se manter ligado caso contrário o carro desliga, a princípio acreditei que fosse alguma coisa alternador já que aparecia o sinal vermelho da bateria, mas liguei para o pessoal da Moraz e pela conversa eles acreditam que seja algo relacionado ao combustível, portanto liguei novamente para a retífica que fez a bomba e ficaram de mandar alguém agora a tarde lá na auto-elétrica dar uma olhada no que possa estar ocasiando isto.... Resumindo, ESTA PORCARIA NAO VAI PARAR DE DAR PROBLEMA ??????????