talvez o maior erro em toda a história é não ter um sensor de nível no reservatório do fluído, como tanto praguejamos por aqui.
Teria evitado toda esta história e lhe salvado uns belos trocados. O Vinicius tem o kit inteiro para enviar.
Seu caso foi bastante sério, chegou a travar o motor. A conta não vai ser pequena, devem trocar pistões, anéis, brunir ou encamisar o motor.
Bo sorte ana empreitada e que fique de alerta aos demais colegas o que a falta d'água faz ao motor.
Abraços
Clemente
Boa tarde galera, cá estou eu novamente dividindo meus problemas com a família rover... pois bem
No final de semana passado fomos para uma expedição fotográfica na MT-060 Transpantaneira em Poconé e logo no início, entrando em Poconé o motor esquentou e isolou, desligando completamente... a princípio sem entender o que estava acontecendo fui verificar o nível da água e descobri que devido a um vazamento na mangueira que levava do reservatório para o radiador o motor tinha esquentado, o que causou o desligamento do mesmo... Paramos e esperamos por algum tempo até que o motor esfriasse, completei com água o reservatório e tentei dar a partida e nada, então percebi que a ventoínha não funcionava, tentamos ligá-la direto na bateria de outro carro e dar a partida e nada, esperamos então mais algum tempo e consegui dar a partida no carro quando o motor já havia esfriado completamente. Durante os 3 dias que duraram a expedição fui completando a água do reservatório todos os dias até voltar pra Cuiabá onde decidi deixar a viatura na oficina para encontrar o vazamento, que era questão de uma junta e nada mais... dois dias depois o mecânico me ligou e falou que precisava que eu fosse lá na oficina, e como já estou calejado desses mecânicos salafrários aqui de Cuiabá logo desconfiei que tinha caroço nesse angú... chegando lá ele me alegou que como o motor tinha esquentado demais os anéis grudaram e arranharam a camisa do pistão, o que de fato eu pude comprovar quando olhei o bloco que estava arranhado, e que havia enviado meu cabeçote para uma retífica olhar e que caso houvesse empenado teria a possibilidade até mesmo de eu ter que trocar o cabeçote por um novo, o que posteriormente me foi confirmado pelo mecânico, ao indagar sobre uma suposta estimativa do custo a resposta foi que com peças, novo cabeçote, retífica e mão-de-obra do mecânico eu iria gastar entre R$ 7.000,00 e R$ 10.000,00... pois bem, liguei para o meu amigo Cézinha da oficina MORAZ de Curitiba que é em quem eu confio para colocar a mão na viatura (prefiro dirigir 2000 km e deixar nas mãos deles para me darem um veredicto do que arriscar deixar em qualquer oficina aqui de Cuiabá, visto o histórico de pilantragem que eu conheço de todas as mecânicas daqui, SEM EXCEÇÃO) e ao explicar para ele a situação ele me pediu que fosse até a retífica em questão para escutar diretamente do torneiro mecânico o estado do cabeçote, pois pelo histórico da máquina não seria o caso de empenar até a inutilização do cabeçote, e foi o que eu fiz esta manhã, acordei bem cedo e sem avisar nada fui até a oficina e pedi que me levassem à tal retífica onde estava o cabeçote e percebi que o mecânico que me acompanhava se adiantou em dar o veredicto do cabeçote antes mesmo dos próprios torneiros mecânicos, dizendo que ela havia sido plainada mais de 10 mm e que o cabeçote estava condenado, pois caso instalasse o mesmo novamente, em questão de poucos meses iria vazar o óleo do motor e me deixar na mão, fundindo o motor. Enfim, inventei uma conversa de que havia uma pessoa que estava em débito comigo e que seria proprietário de uma revenda de autopeças, que poderia me fornecer este cabeçote em troca da dívida e saí da retífica com o cabeçote debaixo do braço e fui até uma retífica, da qual meu tio que trabalha com caminhões é cliente há 10 anos, e pedi para eles analisarem meu cabeçote, se ainda havia alguma esperança ou se seria necessário a troca do mesmo, e para minha surpresa após a análise recebi a resposta de que o cabeçote está em perfeitas condições de uso e que apesar de ter sido plainado os supostos 10mm isso em nada iria influenciar o funcionamento do mesmo.
Resultado, voltei à oficina a bordo de um guincho e embarquei o jeep e mandei direto para a retífica de confiança, falando ao proprietário da mecânica que o meu credor em questão só instalaria o cabeçote na sua própria loja, pois caso contrário não me daria garantia sobre o novo cabeçote que seria instalado, uma vez que o mecânico já havia condenado o cabeçote antigo, salvando apenas as válvulas e molas do antigo, agora a tarde peguei uma estimativa do que irá me custar o conserto... R$ 250,00 de mão de obra e mais R$ 300 das juntas inferior e superior, e talvez algum custo adicional caso seja necessário trocar alguma mangueira.
Já pensei diversas vezes em desistir desta viatura pois como deixei bem claro, ainda não encontrei nenhum serviço decente de mecânicos aqui em Cuiabá, e na maioria das vezes quando percebo alguma alteração na performance ou barulho novo me informo diretamente por telefone com o pessoal da MORAZ que é sempre muito prestativo e honesto comigo, gostaria da opinião de vocês, se já tiveram que fazer este serviço no motor de suas aeronaves, se alguém aqui já empenou o cabeçote devido ao aquecimento ao ponto de ter que inutilizá-lo... enfim, qualquer palpite, opinião serão bem-vindos.
Grato pela atenção e paciência.
No final de semana passado fomos para uma expedição fotográfica na MT-060 Transpantaneira em Poconé e logo no início, entrando em Poconé o motor esquentou e isolou, desligando completamente... a princípio sem entender o que estava acontecendo fui verificar o nível da água e descobri que devido a um vazamento na mangueira que levava do reservatório para o radiador o motor tinha esquentado, o que causou o desligamento do mesmo... Paramos e esperamos por algum tempo até que o motor esfriasse, completei com água o reservatório e tentei dar a partida e nada, então percebi que a ventoínha não funcionava, tentamos ligá-la direto na bateria de outro carro e dar a partida e nada, esperamos então mais algum tempo e consegui dar a partida no carro quando o motor já havia esfriado completamente. Durante os 3 dias que duraram a expedição fui completando a água do reservatório todos os dias até voltar pra Cuiabá onde decidi deixar a viatura na oficina para encontrar o vazamento, que era questão de uma junta e nada mais... dois dias depois o mecânico me ligou e falou que precisava que eu fosse lá na oficina, e como já estou calejado desses mecânicos salafrários aqui de Cuiabá logo desconfiei que tinha caroço nesse angú... chegando lá ele me alegou que como o motor tinha esquentado demais os anéis grudaram e arranharam a camisa do pistão, o que de fato eu pude comprovar quando olhei o bloco que estava arranhado, e que havia enviado meu cabeçote para uma retífica olhar e que caso houvesse empenado teria a possibilidade até mesmo de eu ter que trocar o cabeçote por um novo, o que posteriormente me foi confirmado pelo mecânico, ao indagar sobre uma suposta estimativa do custo a resposta foi que com peças, novo cabeçote, retífica e mão-de-obra do mecânico eu iria gastar entre R$ 7.000,00 e R$ 10.000,00... pois bem, liguei para o meu amigo Cézinha da oficina MORAZ de Curitiba que é em quem eu confio para colocar a mão na viatura (prefiro dirigir 2000 km e deixar nas mãos deles para me darem um veredicto do que arriscar deixar em qualquer oficina aqui de Cuiabá, visto o histórico de pilantragem que eu conheço de todas as mecânicas daqui, SEM EXCEÇÃO) e ao explicar para ele a situação ele me pediu que fosse até a retífica em questão para escutar diretamente do torneiro mecânico o estado do cabeçote, pois pelo histórico da máquina não seria o caso de empenar até a inutilização do cabeçote, e foi o que eu fiz esta manhã, acordei bem cedo e sem avisar nada fui até a oficina e pedi que me levassem à tal retífica onde estava o cabeçote e percebi que o mecânico que me acompanhava se adiantou em dar o veredicto do cabeçote antes mesmo dos próprios torneiros mecânicos, dizendo que ela havia sido plainada mais de 10 mm e que o cabeçote estava condenado, pois caso instalasse o mesmo novamente, em questão de poucos meses iria vazar o óleo do motor e me deixar na mão, fundindo o motor. Enfim, inventei uma conversa de que havia uma pessoa que estava em débito comigo e que seria proprietário de uma revenda de autopeças, que poderia me fornecer este cabeçote em troca da dívida e saí da retífica com o cabeçote debaixo do braço e fui até uma retífica, da qual meu tio que trabalha com caminhões é cliente há 10 anos, e pedi para eles analisarem meu cabeçote, se ainda havia alguma esperança ou se seria necessário a troca do mesmo, e para minha surpresa após a análise recebi a resposta de que o cabeçote está em perfeitas condições de uso e que apesar de ter sido plainado os supostos 10mm isso em nada iria influenciar o funcionamento do mesmo.
Resultado, voltei à oficina a bordo de um guincho e embarquei o jeep e mandei direto para a retífica de confiança, falando ao proprietário da mecânica que o meu credor em questão só instalaria o cabeçote na sua própria loja, pois caso contrário não me daria garantia sobre o novo cabeçote que seria instalado, uma vez que o mecânico já havia condenado o cabeçote antigo, salvando apenas as válvulas e molas do antigo, agora a tarde peguei uma estimativa do que irá me custar o conserto... R$ 250,00 de mão de obra e mais R$ 300 das juntas inferior e superior, e talvez algum custo adicional caso seja necessário trocar alguma mangueira.
Já pensei diversas vezes em desistir desta viatura pois como deixei bem claro, ainda não encontrei nenhum serviço decente de mecânicos aqui em Cuiabá, e na maioria das vezes quando percebo alguma alteração na performance ou barulho novo me informo diretamente por telefone com o pessoal da MORAZ que é sempre muito prestativo e honesto comigo, gostaria da opinião de vocês, se já tiveram que fazer este serviço no motor de suas aeronaves, se alguém aqui já empenou o cabeçote devido ao aquecimento ao ponto de ter que inutilizá-lo... enfim, qualquer palpite, opinião serão bem-vindos.
Grato pela atenção e paciência.