x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    Defender: remoção do chicote da longarina/chassi - DIY.




    Pessoal,

    Em função de outros compromissos, tive que me afastar do fórum e dos DIY na defender. Concluídas as obrigações, pude aproveitar o tempo livre das férias para fazer um servicinho que há tempos estava na lista: remover o chicote de dentro da longarina.

    Não pratico muitos trilhas com imersão do jipe na lama, mas as vezes isso acontece. Sempre fui ultra-meticuloso com a limpeza interna das longarinas após trilhas/passeios, mas a presença do chicote sempre me incomodou devido a (minha) crença que este poderia facilitar o acúmulo de barro ou areia.

    O serviço é relativamente simples e de baixa dificuldade, mas é demorado e exige paciência. Levei meia manhã e boa parte da tarde para executá-lo com toda calma, parando sempre que dava vontade. Não são necessárias muitas ferramentas além de soldador, alicate, chaves de boca para soltar o piso do carona (fica bem mais fácil de soldar 'por cima'), estilete, etc. Usei estanho para unir os fios e terminais de prensagem para garantir. Após isso eu vedei tudo com muuuuita fita isolante de boa qualidade. Também usei quantidade considerável de abraçadeiras plásticas (vulgo "arame de rico") para fixar o chicote.

    Seguem fotos

    -dscn4051_741_159.jpg-dscn4052_742_160.jpg-dscn4054_744_161.jpg-dscn4059_748_162.jpg-dscn4064_753_163.jpg

    -dscn4067_756_164.jpg-dscn4068_757_165.jpg-dscn4071_759_167.jpg-dscn4072_760_168.jpg-dscn4073_761_169.jpg

    -dscn4074_762_170.jpg-dscn4075_763_171.jpg

    O processo consiste em identificar os fios do chicote (embora codificados com cores, algumas são muito semelhantes. Melhor usar fita crepe com um número), cortar, remover e passar o chicote sobre a longarina, fixar, soldar e vedar.

    Optei por soldar com estanho e prensar um terminal para garantir. Depois de fazer isso em todos os fio, vedei cada um com fita isolante. Depois agrupei em grupos de 3 ou 4 fios e vedei novamente, colocando esses dentro de um pequeno pedaço de conduíte de 1 polegada. Depois juntei tudo numa "massaroca" e vedei novamente com fita isolante.

    Acho que as fotos falam por si, mas qualquer dúvida é só perguntar!

    Espero ter ajudado! Grande abraço a todos e ótimo 2014!

  • #2
    O meu, humilhou, rsrsrsrs.
    Parabéns, tá nota 10.
    Defender 90 - Branca de Neve
    Ex. Defender 110 - Moana

  • #3
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Gustavão voltando a ativa...

    Show!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #4
    Usuário
    Entrada
    23/02/2012
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    1,800
    Agradecimentos: 9
    Beleza de trabalho caprichado Gustavo!! Pretende fazer alguma intervenção/limpeza por dentro das longarinas??
    Obrigado

  • #5
    Banido
    Entrada
    01/02/2007
    Local
    Volta Redonda/RJ
    Idade
    42
    Posts
    393
    Agradecimentos: 0
    Show de bola Gustavo,
    Teve algum ponto onde foi difícil encontrar um caminho novo para o chicote ou foi tudo tranquilo?

    Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    Pretende fazer alguma intervenção/limpeza por dentro das longarinas??
    Eu sempre tive uma ideia meio maluca na cabeça
    Comprar algumas latas de espuma de poliuretano em spray e preencher o interior das longarinas, após é claro remover o chicote e limpar tudo o melhor possível.

    Será que isso geraria mais problema que solução?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    23/02/2012
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    1,800
    Agradecimentos: 9
    Bom dia Batiati,
    ...desde que voce consiga fazer a injeção do material sob [bastante...] pressão.

    Imagine: teria que tamponar TODOS os furos herméticamente.... caso contrario, acabará criando uma massa super higroscópica com alta absorvição de

    agua devido a baixa densidade da espuma, vai funcionar como uma esponja perfeita pra acumular e chupar humidade pra dentro das longarinas. e isso nós não queremos!

    Fico tambem aqui matutando um jeito de fazer a limpeza e isolamento dessa parte do jipão, como diria minha amiga, arrumando pra cabeça eheh
    Abração
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Legal, duca!

    Duvida, precisa mesmo cortar o chicote? Como será que a fábrica instala?

    Apenas uma dica elétrica; recomendo soldar os cabos e usar espaguete termo retrátil para isolar. Depois por preciosismo usaria ainda fita de auto fusão, pois a isolante comum costuma perder a cola.



    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Pessoal,

    Em função de outros compromissos, tive que me afastar do fórum e dos DIY na defender. Concluídas as obrigações, pude aproveitar o tempo livre das férias para fazer um servicinho que há tempos estava na lista: remover o chicote de dentro da longarina.

    Não pratico muitos trilhas com imersão do jipe na lama, mas as vezes isso acontece. Sempre fui ultra-meticuloso com a limpeza interna das longarinas após trilhas/passeios, mas a presença do chicote sempre me incomodou devido a (minha) crença que este poderia facilitar o acúmulo de barro ou areia.

    O serviço é relativamente simples e de baixa dificuldade, mas é demorado e exige paciência. Levei meia manhã e boa parte da tarde para executá-lo com toda calma, parando sempre que dava vontade. Não são necessárias muitas ferramentas além de soldador, alicate, chaves de boca para soltar o piso do carona (fica bem mais fácil de soldar 'por cima'), estilete, etc. Usei estanho para unir os fios e terminais de prensagem para garantir. Após isso eu vedei tudo com muuuuita fita isolante de boa qualidade. Também usei quantidade considerável de abraçadeiras plásticas (vulgo "arame de rico") para fixar o chicote.

    Seguem fotos

    -dscn4051_741_159.jpg-dscn4052_742_160.jpg-dscn4054_744_161.jpg-dscn4059_748_162.jpg-dscn4064_753_163.jpg

    -dscn4067_756_164.jpg-dscn4068_757_165.jpg-dscn4071_759_167.jpg-dscn4072_760_168.jpg-dscn4073_761_169.jpg

    -dscn4074_762_170.jpg-dscn4075_763_171.jpg

    O processo consiste em identificar os fios do chicote (embora codificados com cores, algumas são muito semelhantes. Melhor usar fita crepe com um número), cortar, remover e passar o chicote sobre a longarina, fixar, soldar e vedar.

    Optei por soldar com estanho e prensar um terminal para garantir. Depois de fazer isso em todos os fio, vedei cada um com fita isolante. Depois agrupei em grupos de 3 ou 4 fios e vedei novamente, colocando esses dentro de um pequeno pedaço de conduíte de 1 polegada. Depois juntei tudo numa "massaroca" e vedei novamente com fita isolante.

    Acho que as fotos falam por si, mas qualquer dúvida é só perguntar!

    Espero ter ajudado! Grande abraço a todos e ótimo 2014!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #8
    Usuário Avatar de petcho
    Entrada
    21/09/2011
    Local
    brasilia/DF
    Idade
    34
    Posts
    633
    Agradecimentos: 0
    Clemente acredito não ser necessário cortar já que podemos separar os chicotes pelos conectores que aparecem na foto!!

    -img_2974.jpg

    pelo que eu entendi, retirar o chicote de dentro facilita a limpeza da longarinas, mas não deixa o chicote muito exposto não?? to em duvida do que é o melhor, o que vocês acha??

    Abraço, Pedro
    Pedro Ribeiro
    LAND ROVER DEFENDER 90-2000

  • #9
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Estou bem dividido nesta...

    O que faço constantemente é enfiar o esguicho dentro da longarina e deixo passar uns 5 minutos de muita água. Geralmente faço isso antes de viajar para tudo secar rapidamente.

    Gosto da proteção que o chassi confere... Mas me preocupa a retenção de sujeira e eventual curto pela abrasão.

    Vou deixar assim como está....

    Abs

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #10
    Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Idade
    66
    Posts
    1,006
    Agradecimento: 1
    Me preocupa bastante emenda com terminal de compressão estanhado em circuito de CC
    Soldar e isolar com fita boa e espaguete retratil seria muito mais seguro
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #11
    Pessoal,

    Também me perguntei como diabos a fábrica instala esse chicote, mas não encontrei os conectores então optei por cortar e soldar.

    A incerteza sobre a presença ou não de sujeira no chassi sempre me incomodou, por isso resolvi retirar o chicote. Após fazê-lo, fiz uma nova limpeza nas longarinas e realmente saiu mais barro/sujeira do lado do chicote. Hoje posso dizer que essa quantidade a mais de sujeira não justificaria o serviço, mas só fazendo pra saber...

    Batiati, o pior lugar para passar o chicote foi junto ao sedimentador na roda traseira, mas mesmo ali acho que ficou bem protegido. Dá pra dizer que o chicote ficou protegido e firme em todo o novo caminho. O que eu menos gostei foi a parte da solda, onde ficou aquele "inchado" no chicote.

    Após 11 anos o chicote está em perfeito estado, com presença de um pouco de poeira dentro do conduíte na região onde este entrava e saía do chassi. Apenas a fita isolante usada para fechar o conduíte estava quase arrebentando (seca), o que foi contornado com cintas plásticas a cada 30 cm.

    Henrique, explique-se!!! hehehe... Qual o problema de usar terminal de compressão?! Não entendo "lhufas" de elétrica...

    Citação Postado originalmente por henrique wamser Ver Post
    Me preocupa bastante emenda com terminal de compressão estanhado em circuito de CC
    Soldar e isolar com fita boa e espaguete retratil seria muito mais seguro
    Abraços!!!

  • #12
    Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Idade
    66
    Posts
    1,006
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Pessoal,

    Também me perguntei como diabos a fábrica instala esse chicote, mas não encontrei os conectores então optei por cortar e soldar.

    A incerteza sobre a presença ou não de sujeira no chassi sempre me incomodou, por isso resolvi retirar o chicote. Após fazê-lo, fiz uma nova limpeza nas longarinas e realmente saiu mais barro/sujeira do lado do chicote. Hoje posso dizer que essa quantidade a mais de sujeira não justificaria o serviço, mas só fazendo pra saber...

    Batiati, o pior lugar para passar o chicote foi junto ao sedimentador na roda traseira, mas mesmo ali acho que ficou bem protegido. Dá pra dizer que o chicote ficou protegido e firme em todo o novo caminho. O que eu menos gostei foi a parte da solda, onde ficou aquele "inchado" no chicote.

    Após 11 anos o chicote está em perfeito estado, com presença de um pouco de poeira dentro do conduíte na região onde este entrava e saía do chassi. Apenas a fita isolante usada para fechar o conduíte estava quase arrebentando (seca), o que foi contornado com cintas plásticas a cada 30 cm.

    Henrique, explique-se!!! hehehe... Qual o problema de usar terminal de compressão?! Não entendo "lhufas" de elétrica...



    Abraços!!!
    O Osmar !
    Já cansei de apertar fios em terminais de compressão e dar uma puxadinha pra verificar, e ficar com o terminal na mão .mesmo com a ferramenta adequada.
    Além disso , devemos lembrar que sempre vai ter humidade dentro da longarina, e no terminal ficarão espaços de ar onde pode haver condensação junto ao contato.
    Mesmo que não tenha cargas com grande amperagem na traseira da viatura, a solda isolada fica menos encorpada, e sem oxigênio para oxidar.
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Trinca Longarina/chassi Cherokee Xj
      Por AG no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 16
      Última resposta: 13/12/2021, 19:23
    2. Chicote elétrico Defender 110 - Sobre chassis parte traseira
      Por Alexandre Tietsche no fórum Land Rover
      Respostas: 0
      Última resposta: 11/03/2013, 08:58
    3. remoção de massa na lataria
      Por TOBIAS no fórum Jeep Willys
      Respostas: 21
      Última resposta: 05/05/2008, 12:06
    4. Parachoque - remoçao de pintura
      Por rmmeira no fórum Niva
      Respostas: 8
      Última resposta: 09/09/2005, 09:59

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade