x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 22

Hybrid View

  • #1

    remoção de massa na lataria




    Bom dia senhores do conselho,

    Estive pesquisando no forum sobre reforma de viaturas e me defrontei com biografias e relatos muito bacanas e desafiadores como o da (TIA MI....) mulher de fibra; a do cj5 mercenario, vermelinho cj-5, e muitos outros.

    Isso me deu força para tentar fazer o mesmo, ou seja reformar a viatura eu mesmo. So que não estou entendendo o seguinte:

    Ja retirei a tinta dos dois paralamas e me deparei com uma enorme quantidade de massa neles principalmente na frente dos paralamas, e o pior é que não foram batidos ou estão comidos pela ferrugem, as peças estão perfeitas como novas.

    A situação é:
    • Qual a necessidade de tanta massa estando a peça perfeita?
    • Como faço para tira-la (massa) da carroceria com mais facilidade?
    • E como devo efetuar o lixamento da chapa e qual o nº da lixa pois quero repintar a partir da lata.
    Estou usando o removedor pastoso e comprei um produto que o atendente da loja disse, ser um tratamento para apos lixamento que aplicado na lata mata ferrugem e evita que ela volte.

    Irei postar fotos de cada etapa.

    desde ja agradeço a atenção e as sugestões de todos.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,894
    Agradecimentos: 3
    bom vmaos lá o pouco que sei e estava começando a fazer até desistir e partir pra carroceria de fibra é

    removedor pastoso remove massa só deixar mais tempo agindo
    se o paralamas tá cheio de massa é porque está desalinhado absurdamente e relação a carroceria e que o funileiro anterior é um porco nojento!
    sobre as lixas nãos ei te ajudar, sei que usei uma esmerilhadeira da makita pra ESCOVAR a carroceria e tinha ficado aceitável para dar fundo...

    mas amigo tenha certeza se tem massa é porque tem problemas, sejam estruturais, corrosão ou alinhamento, noralmanete os funileiros toscos que não sabem alinhar chapas ou usar solda utilizam de massa (muito grossa) pra encobrir defeitos, lembre-se que massa plástica logicamente algum pouquinho haverá, mas é algo somente para acabamento e ALISAR a lataria e não apra cobrir crateras, furos e etc

    boa sorte!
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #3
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    mas amigo tenha certeza se tem massa é porque tem problemas, sejam estruturais, corrosão ou alinhamento, noralmanete os funileiros toscos que não sabem alinhar chapas ou usar solda utilizam de massa (muito grossa) pra encobrir defeitos, lembre-se que massa plástica logicamente algum pouquinho haverá, mas é algo somente para acabamento e ALISAR a lataria e não apra cobrir crateras, furos e etc
    boa sorte!
    X2,

    para facilitar se souber de algum jato de areia acho mais eficiente que removedor, e da pra ver com certeza se tem ferrugem!

    []´s.
    WILLYS CJ2-A 1947 ------ S10 CD 2009
    HONDA FOURTRAX ------ RANGERHINDRA CD 2011 (ex troller 2008)

  • #4
    Usuário Avatar de PredadorRJ
    Entrada
    30/09/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Idade
    55
    Posts
    404
    Agradecimentos: 0

    Massa

    Salve Tobias,
    :
    Eu também resolvi fazer a lanternagem da viatura. Que rabuda me enfiei...

    Nas laterais no bicho não tinha massa, mas sim REBOCO! O lanterneiro anterior era um suíno, sem querer desmerecer os porcos.

    O removedor pastoso funciona, mas um jateamento é o ideal.

    Depois de chegar no metal, não esquece de fosfatizar a chapa, pra proteger mais.

    Abraços, no aguardo de fotos da reforma.

  • #5
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    51
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Tobias,

    Removedor pastoso é mais para tinta, massa se for camada braba é bom usar lixadeira/esmerilhadeira. Pode usar disco de desbaste(aquele tipo esmeril) mas quando esbarrar em lata vc pára, vc vai saber pq vão sair fagulhas. Dái vc vai para os discos de lixa nº 60 ou 80 para retirar o resto de massa, vai tirando só a massa, evitando passar na lata. É rapidinho, num gasta mais que uma manhã para cada paralama, hehehe.

    Agora vc já vê direitinho o que está ruim, se tem que desamassar no martelinho, soldar, trocar chapa, desempenar, emassar pequenas imperfeiçoes, etc.

    Depois vc lixa tudo a mão(sem lixadeira agora) com auxilio de um taco de borracha começando numa lixa 180 ou 220 e subindo até a 320 onde depois dela vc pode já começa a trabalhar a proteção da chapa(wash primer, primer, etc) para posterior pintura.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Pra tirar massa eu recomendo usar uma escova de aço circular (não trançado), usando uma furadeira.

    tipo esse: http://www.suporty.com.br/ecommerce/...13.jpg&max=380

    Não machuca a lata (se vc não for grosso e ficar horas no mesmo pedaço) e tira massa com facilidade.


    NÃO faça isso de jeito nenhum sem equipamento de proteção. A poeira gerada é muito fina e vai direto pro pulmão, e massa é bastante tóxico.
    Use sempre óculos e máscara para pintura.

  • #7
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,871
    Agradecimentos: 3
    conforme o JORIS falou, o melhor é um jato de areia, estou reformando um cj2 1945, jatei a carroceria completa, chassi, caixas de marchas, motor e diferenciais, a vantagem do jato é que mostra todos os defeitos da lataria, isso evita novos serviços de repintura.

  • #8
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    51
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Jato de areia é bom, mas tem que ter cuidado pra não ferrar a lata, sem falar que já está proibido sua utilização para este fim.
    E pra fazer "reforma caseira" é bem pouco viável, já que tem que levar logo toda a viatura desmontada pra fazer o serviço.
    fazer isso em casa a melhor forma e fazer por partes, já raspar uma determinada parte do carro e logo em seguida dar a preparação de fundo(wash primer e primer) pra depois passar para outra parte, pq se vc raspa tudo e fica sem tempo de mexer, quando voltar, já tá tudo tomado de ferrugem...

  • #9
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por edwint
    (...)jatei a carroceria completa, chassi, caixas de marchas, motor e diferenciais, a vantagem do jato é que mostra todos os defeitos da lataria, isso evita novos serviços de repintura.
    Opa.
    Também fiz isso, ou seja jateei toda a lataria e o chassi.
    É muito importante que a superfície jateada seja protegida no mesmo dia, pois se ficar exposta à atmosfera de um dia para outro oxida num nível tal que só jateando de novo para remover a oxidação.

    Abs,
    Aurélio

  • #10
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,871
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Opa.
    Também fiz isso, ou seja jateei toda a lataria e o chassi.
    É muito importante que a superfície jateada seja protegida no mesmo dia, pois se ficar exposta à atmosfera de um dia para outro oxida num nível tal que só jateando de novo para remover a oxidação.

    Abs,

    no meu caso, foi dado uma mao de fundo epoxi logo em seguida ao jateamento, conforme o Aurelio falou acima. ficou quardado durante um periodo de 4 a 5 anos sem ao menos um novo ponto de ferrugem.

    Obs: jato de areia seria o nome generico, o nome correto seria jato de granalha, que esta conforme as normas do meio ambiente.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade