x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10

Hybrid View

Usuário Avatar de alexsmith
    Entrada
    09/08/2013
    Local
    Arroio do Meio/RS
    Agradecimentos: 0

Lightbulb Limpador de para-brisa Defender Puma 2008: substituição do park switch

Pessoal, como muita gente já sabe, é "normal" o limpador de para-brisa da Defender dar problema. Ou liga e não desliga mais, ou para onde está quando se desliga a alavanca, ou não funciona o temporizador... Na maioria dos casos, o problema está relacionado a um componente chamado "wiper park switch", responsável por detectar quando o limpador atinge a posição na qual deve parar.

Acabo de passar pelo mesmo problema e tive que substituir o "wiper park switch" da minha Defender. Aproveitei para documentar a empreitada, para servir de caminho das pedras para quem também tiver que se aventurar nessa manutenção.

Vamos aos passos!

1. Desmontando o painel

Primeiramente desmontei e retirei o painel central. São dois parafusos grandes que devem ser retirados. O painel é preso por encaixes e, para soltar, é necessário aplicar um pouco de força. Comecei pela parte de cima, puxando logo atrás do relógio. Aí, com jeitinho, vai saindo.

-dsc05132.jpg

Depois desconectei todos os cabos para poder retirar completamente o painel. Aqui é conveniente anotar ou fotografar a posição dos cabos, para não se perder depois, na hora de montar.

-dsc05133.jpg

Em seguida, comecei a retirar os parafusos grandes do painel. São 3 grandes em cima, perto do vidro.

Logo abaixo do painel, nos dois lados da direção, também é necessário remover dois parafusos.

Removi também aquela barra onde o passageiro segura quando está com medo.

Depois há uma série de parafusos menores próximos às portas (dois de cada lado) e embaixo do painel (três de cada lado).

À esquerda da alavanca que abre o capô, embaixo da forração, também há um parafuso.

2. Deslocando o painel para trás

A partir da porta do passageiro, comecei a gentilmente mover o painel até que se soltou e pude afastar ele um pouco.

Removi o tweetter para poder afastar mais o painel.

Logo pude ver o motor do limpador e identificar o park switch.

-dsc05134.jpg -dsc05135.jpg

A seta aponta para o park switch. Tive que remover a peça exatamente atrás da seta (tubulação da ventilação) para conseguir chegar até o park switch.

3. Removendo a peça estragada

Desconectei todos os fios (aqui também convém fazer uma anotação para lembrar qual fio conecta em qual local) e iniciei o processo de remoção. Para remover, basta deslocar o park switch para cima. Tive que forçar um pouco, mas com cuidado saiu sem problemas.

-dsc05137.jpg

4. Comparação entre as peças

Fiz uma comparação entre a peça estragada (esquerda) e a peça nova (direita).

-dsc05138.jpg

Essa que eu comprei é bem vagabunda. Não vem com esse feltro preto dentro e a abinha de fixação não tem travas, o que dificulta muito (muito mesmo) a instalação. No meu caso, retirei o feltro da peça velha e coloquei na nova.

Li em outros fóruns que as versões não originais duram em torno de um mês... Veremos.

Na foto acima, também é possível constatar que o pino da peça velha não sobe, enquanto o da peça nova está bem mais para fora.

5. O park switch por dentro

Resolvi verificar como é um park switch por dentro:

-dsc05140.jpg

Esse ganchinho da foto tem uma trava na peça original. Na peça que eu comprei, não tem. Isso dificultou muito na hora de instalar, pois o ganchinho ficava subindo ao invés de prender. Fica a dica: compre a peça original Land Rover. O part number é 520160.

Caso alguém tenha curiosidade de ver como funciona por dentro, fiz um vídeo mostrando:

6. Encaixando a peça nova

Nas duas fotos a seguir, tentei mostrar como é o encaixe do park switch no motor do limpador de para-brisa.

-dsc05144.jpg -dsc05146.jpg

O espaço é bem reduzido e, no meu caso, só consegui encaixar a peça nova soltando o motor para poder pressionar o gancho com uma chave de fenda minúscula.

E era isso, pessoal! Espero que ajude.

Abraços!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc05132.jpg  
    2020: Defender 110 SW 300 TDi 2004 Alpine White
    2013-2017: Defender 110 S 2.4 (Puma) 2008 Stornoway Grey
    2002-2005: Defender 90 CSW 300 TDi Dark Green

Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 2
    Alex, show! Muito bom esse post pois é um dos problemas mais comuns das Defender, e dos mais trabalhosos pra resolver. Agora uma coisa que me chamou atenção é que o sistema é praticamente o mesmo das Tdi.... Achava que já era algo mais "evoluído".
    Sofri tanto com essa travinha que quase desisti!! Mas a minha, mesmo paralela, já está funcionando a 10 meses sem problema algum.
    Abs

Usuário
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Alex, o que vocês chamam de Defender 110 Puma? A minha Defeder é uma 110 S 2.4 2007/2008 7 lugares e, pelo visto, muito parecida com essa sua e, daí, não sabia que era conhecida como 110 Puma.
    Saudações

Citação Postado originalmente por Marcelo Ferreira Ver Post
    Alex, o que vocês chamam de Defender 110 Puma? A minha Defeder é uma 110 S 2.4 2007/2008 7 lugares e, pelo visto, muito parecida com essa sua e, daí, não sabia que era conhecida como 110 Puma.
    Saudações
    Marcelo, quando falamos Defender puma, estamos nos referindo aos Defenders que foram fabricados á partir de 2007, a partir deste ano, veio com um novo motor eletrônico 2.4, também conhecido como puma. No seu caso vc tem um Defender Puma.
    Abraço
    Land Rover Defender 110 - 2005 - 300Tdi

Entrada
    09/08/2013
    Local
    Arroio do Meio/RS
    Citação Postado originalmente por Marcelo Ferreira Ver Post
    Saudações
    Marcelo, o Ocimar já respondeu tua dúvida. É isso mesmo: Puma é o nome do motor nas Defenders fabricadas a partir de 2007. Abraço!

Alex, parabéns pela iniciativa, é muito legal essa iniciativa de fotografar o DIY feito, ajuda muito.
    Gostei mais ainda pelo fato do seu ser um puma, temos pouca coisa aqui documentada sobre eles.
    Valeu mesmo.
    Abraço
    Land Rover Defender 110 - 2005 - 300Tdi

Usuário
    Entrada
    23/02/2012
    Local
    sao paulo/SP
    Agradecimentos: 9
    Caramba Alex que bem documentado compadre!! melhor ainda com o filme! Ótimo para inspirar quem gostaria de mexer, mas não tem muita intimidade com a maquinaria... moderna heh!.
    Seria ótimo dar uma boa revisada e engraxada no jipão [...que carro que da esse prazer de uma boa engraxada de vez em quando??ehehoo]
    ...mas espero honestamente não ter de mexer nisso.
    Abração
    4X4 Brasil

Entrada
    09/08/2013
    Local
    Arroio do Meio/RS
    Pessoal, valeu pelos agradecimentos!

Na verdade, isso era o mínimo que eu poderia fazer pra retribuir a quantidade de informação que extraio daqui do fórum. Estejam certos que novas manutenções virão e serão documentadas para que todos possamos continuar crescendo juntos!

Grande abraço!

Usuário
    Entrada
    29/11/2009
    Local
    saquarema/RJ
    Agradecimento: 1
    Muito bom, vai pro arquivo.

Usuário Avatar de Djalma Inoue
    Entrada
    09/12/2010
    Local
    Maceió/AL
    Show de bola gostei muito deste post, meus parabéns.
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
    Land Defender 110 - 2005

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Limpador para-brisa
      Por Leonardi no fórum Land Rover
      Respostas: 32
      Última resposta: 13/10/2013, 09:24
    2. Respostas: 3
      Última resposta: 11/09/2013, 15:06
    3. Limpador de para-brisa
      Por xadventure no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/06/2009, 22:47
    4. Limpador de para-brisa