Pode comprar o carro que eu compro o Nanocom que vem de brinde. Kkkkkkkk
Versão Imprimível
Pessoal,
Tá rolando um post de um passeio de Land ao Jalapao em julho 2014. Que tal engrossarmos o caldo com uma turma de D2?
Boa tarde gente,
Vou tentar dar aqui uma ajuda. Pontos principais para ver num discovery td5 para comprar são:
Subir e descer suspensão para ver se não tem fuga;
Fazer travagem brusca para ver se o ABS está funcionando correctamente;
Forçar o uso do controlo electrónico de tracção para ver também se está funcionando de forma correcta;
Andando com o carro fazer o carro oscilar bruscamente em curva para aferir comportamento do sistema ACE.
Normalmente quando algum desses sistemas não está funcionando de forma correcta, acendem luzes no quadrante, mas elas podem ser desligadas pelo que desta maneira vocês conseguem logo ver se está tudo correcto.
Quanto ao motor, as primeiras unidades no ano 1998 tiveram alguns problemas de excesso de pressão na refrigeração. Mas os modelos a partir de meio de 1999 são bem fiáveis, sendo que os mais recentes a partir de 2002 no defender e de 2003 (motor EU3) são muito fiáveis e tem a melhor versão do motor td5, com melhor cabeça, injectores, centralina, pedal do acelerador, etc etc.Boa tarde gente,
Cumprimentos,
Viva,
Permita-me a resposta. Os ajustes a fazer por o programador deverão ser ajustes feitos com responsabilidade. É possível extrair enorme potência do motor td5, mas você tem que fazer as coisas com segurança. Dito isto, o motor td5 tem enorme margem, mas cabe a quem programar, ficar bem dentro dessa margem e se cumprir isso não trará nenhum problema ao motor. Claro que a manutenção é muito importante, mas isso é importante em qualquer caso, original ou reprogramado.
Os fabricantes tem que ter em conta que o veículo poderá ser comercializado em qualquer parte do mundo. Esta questão é muito importante, uma vez que os veículos tem que estar preparados para zonas do globo que atingem temperaturas muito quentes e, ao mesmo tempo, para outras zonas onde as temperaturas são exactamente o oposto, isto é, muito frias.
Além disso, tem que ter em consideração factores como a qualidade dos combustíveis e também negligências por parte de muito proprietários no que à manutenção e/ou revisões diz respeito. Por isso é que os carros vem sempre com grande margem e até no mesmo carro há programações originais diferentes. Os carros no Brasil, pelo que vi, tem uma programação com variante completamente diferente dos europeus, tal como dos africanos.
Quem programa tem que pegar no mapa base original e afinar tudo partindo daí. Há muitos ajustes que se fazem em que nem se mexe na potência do motor própriamente dita, apenas ajusta pedal do acelerador, tempo de resposta do motor, cambio de marcha na caixa automática, etc, etc, e isso torna condução muito mais agradável. Em muitos casos, como Wilson já constatou, você vai andar com carro muito mais relaxado, com rotação mais baixa porque sabe que tem potência logo que pisa no acelerador e isso não só baixa consumo, como acaba por poupar também o motor.
Disponha !
Pronto Raoni.. Pega essa "deixa" do José Amorim e observa todos estes pontos.. Se estão funcionando, ótimo! o nanocom na verdade vai te permitir interagir com isso tudo. Olha tambem os diferenciais, folgas, vazamentos. Se puder, leva um mecanico diesel de confiança.
Não acredito em qualquer malefício Sittich.. Não há relatos de quem usa e fez o processo corretamente. Tenho saído constantemente e observado tudo no carro.. O nanocom de forma resumida e meio que superficial acaba dando uma noção de como estão as coisas.. Uma coisa percebi durante estes dias.. Uma maior economia de combustível. O José tocou num ponto tão natural, mas que não tinha me dado conta ainda. Minha condução está muito mais tranquila e calma, por certo, sabendo que tenho resposta adequada pra quando eu precisar. Ou seja, meu pé não fica mais ansioso nem apreensivo tetubiando ali em meio pedal num giro alto pra responder se precisar ultrapassar nesse transito doido. Não precisa mais. Outra coisa.. a 40/50 km/h em velocidade de cruzeiro no plano, meu rpm fica em 1000/1300 rpm !!! não tá lindo isso?
Muito legal os relatos do Wilson :cavalo:.
E a oportunidade de aprender com a experiência do Amorim.
Espero que exista a possibilidade de remapeamento para a Disco 3. Pois como já relatei, acho o desempenho do carro um pouco abaixo do esperado, apesar do peso. Eu mesmo venho usando a opção de cambio manual, por acreditar que o carro fica mais esperto ( na mão ), e o consumo consequentemente melhorou bastante.
Amorim, se vc tiver alguma sugestão e experiências? Agradeço.
Boa Noite
Leandro Neves
JaguarInside
Olá Renato,
As NNN são compatíveis sim, tem é de ter software certo. Quer isto dizer que quando coloca uma NNN (que é do carro euro3) você tem que colocar nela um mapa dum carro euro2, que são os carros que tinham a ECU MSB. Só assim se garante compatibilidade total e se muda coloca funcionando tudo direitinho, ao nível da pressão dos injectores, pedal do acelerador etc.
Isso tudo parace difícil mas é muito fácil de fazer!
Não é esquecer é que para caixa manual terá de procurar por NNN000120 ou NNN500020. Caixa Automática NNN000130 ou NNN500030. As NNN5000250 é de evitar porque nunca são totalmente compatíveis.
Cumprimentos