Wald,
Isso tá parecendo a famosa casca-de-ovo. O tecido é colado nela, mas às vezes se desprende e viram peças separadas.
Você tem que tirar ele sim e aplicar a manta diretamente sobre a chapa.
Pra mim o isolamento térmico é secundário nesse caso, pois as janelas deixam passar bastante calor, não sei na prática se teríamos uma diferença perceptível aplicando feltro no teto. Mas quando eu for fazer, vou ver se é possível aplicar apenas algumas faixas de manta em pontos estratégicos (para reduzir o peso mas mantendo a rigidez) e fazer um sanduíche de feltro entre o teto e a casca de ovo; Assim teria o melhor dos dois mundos.
Pra colar esse tecido de volta na casca de ovo tem a tal da cola de contato Spray da 3M, é cara pra burro e difícil de achar mas faz de você um verdadeiro profissional da tapeçaria. Cuidado pra não enrugar tudo.
Abraços.
Pois é Pedro e Batiati,
acho que o calor na parte da frente do carro é secundário, não por causa da janela, mas acho que o calor maior vem do chão. Fora que com teto solar, eu tenho que usar boné dependendo da hora do dia pra não queimar a careca
Estou pensando no custo benefício tb (no meu caso)
Achei um cara que cobra R$ 400,00 para trocar esse forro na frente, limpar e arrumar o traseiro e ainda colocar feltro no teto inteiro. Talvez valha a pena pagar...
Trocar o forro da frente eu não teria essa habilidade e material pra fazer isso. Então eu teria que levar nesse cara. Eu mesmo poderia colocar a manta asfáltica no teto, mas pelos meus cálculos, eu vou gastar em torno de R$ 200,00 que é quanto o cara cobra para colocar o feltro. Ou seja, não seria economia nenhuma...só seria pelo prazer de fazer. Mas no meu caso, tempo é dinheiro e eu iria demorar alguns dias fazendo isso...
Sem contar que no momento minha VTR é o único carro aqui em casa e não posso me dar ao luxo de ficar dias sem ele...
Vou lá nesse capoteiro conversar com ele e ver algumas alternativas (tipo se eu colocar a manta asfáltica atrás, ele me dá um desconto...algo assim)
Nao conheco a land pra dizer se da pra retirar facil ou nao. Mas de qualquer forma, terá que retirar, seja na espatula ou arrancando com os dedos ehehhe
A manta deve estar em contato direto com a lata, preferencialmente sem nenhum residuo entre as duas, portanto, o que nao conseguir sair tente rasgar, esfoliar, arrancar sei la.
A manta asfaltica depois de aplicada se torna rígida, especialmente as aplicadas com fogo ficam realmente duras, mas nao recomendo usar o fogo no carro, é muito complicado, pode destruir a pintura, incendiar ... etc. etc. etc. Utilize as auto colantes. A aplicação é bem facil, retira o filme plastico, cola e passa um rolo por cima (existem rolos especificos pra isso, mas brasileiro é criativo e compra rolo de pintar parede, e retira todo feltro ficando soh o rolo de metal ou plastico e usa assim mesmo.. nao é igual claro, pois o rolo correto vc aperta as reentrancias, os vincos etc, deixando o mais natural possivel mas a gambiarra do rolo de pintar ajuda bem, arrume tb um pedaco de pau pra apertar lugares complicados).
A manta autocolante tem uma cola muito forte, mas é possivel corrigir imperfeicoes rapidamente, sem maiores problemas, mas tendo carinho é quase impossivel realizar grandes cagadas, em alguns lugares terá que corta-la pra preencher espacos ou ter um acabamento melhor.
No caso do teto tremendo, nao tem jeito, terá que por a manta, provavelmente pelo menos 0.5cm de manta ou 0.4 ...
Lembre-se de demarcar todos os buracos obrigatorios onde vao as presilhas , porcas, parafusos, pq refurar uma manta dá trabalho... Portanto, esses lugares tem que ficar expostos.
No teto eu recomendo fortemente o feltro e espuma , pois com o nivel de ruido baixo que vai resultar aquela forracao de papelao e tecido que quase todos os carros tem no teto fica vibrando, roçando, raspando, trepidando e da muita raiva, entao o esquema é deixar sem espaços vazios, assim o forro do teto fica bem preso e sem barulho. No caso das Lands onde o teto é muito plano e sensivel, eu usaria a manta sem receios tb.