x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10

Visão do Encadeamento

  • #1
    Usuário Avatar de alexsmith
    Entrada
    09/08/2013
    Local
    Arroio do Meio/RS
    Idade
    47
    Posts
    150
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb Limpador de para-brisa Defender Puma 2008: substituição do park switch




    Pessoal, como muita gente já sabe, é "normal" o limpador de para-brisa da Defender dar problema. Ou liga e não desliga mais, ou para onde está quando se desliga a alavanca, ou não funciona o temporizador... Na maioria dos casos, o problema está relacionado a um componente chamado "wiper park switch", responsável por detectar quando o limpador atinge a posição na qual deve parar.

    Acabo de passar pelo mesmo problema e tive que substituir o "wiper park switch" da minha Defender. Aproveitei para documentar a empreitada, para servir de caminho das pedras para quem também tiver que se aventurar nessa manutenção.

    Vamos aos passos!

    1. Desmontando o painel

    Primeiramente desmontei e retirei o painel central. São dois parafusos grandes que devem ser retirados. O painel é preso por encaixes e, para soltar, é necessário aplicar um pouco de força. Comecei pela parte de cima, puxando logo atrás do relógio. Aí, com jeitinho, vai saindo.

    -dsc05132.jpg

    Depois desconectei todos os cabos para poder retirar completamente o painel. Aqui é conveniente anotar ou fotografar a posição dos cabos, para não se perder depois, na hora de montar.

    -dsc05133.jpg

    Em seguida, comecei a retirar os parafusos grandes do painel. São 3 grandes em cima, perto do vidro.

    Logo abaixo do painel, nos dois lados da direção, também é necessário remover dois parafusos.

    Removi também aquela barra onde o passageiro segura quando está com medo.

    Depois há uma série de parafusos menores próximos às portas (dois de cada lado) e embaixo do painel (três de cada lado).

    À esquerda da alavanca que abre o capô, embaixo da forração, também há um parafuso.

    2. Deslocando o painel para trás

    A partir da porta do passageiro, comecei a gentilmente mover o painel até que se soltou e pude afastar ele um pouco.

    Removi o tweetter para poder afastar mais o painel.

    Logo pude ver o motor do limpador e identificar o park switch.

    -dsc05134.jpg -dsc05135.jpg

    A seta aponta para o park switch. Tive que remover a peça exatamente atrás da seta (tubulação da ventilação) para conseguir chegar até o park switch.

    3. Removendo a peça estragada

    Desconectei todos os fios (aqui também convém fazer uma anotação para lembrar qual fio conecta em qual local) e iniciei o processo de remoção. Para remover, basta deslocar o park switch para cima. Tive que forçar um pouco, mas com cuidado saiu sem problemas.

    -dsc05137.jpg

    4. Comparação entre as peças

    Fiz uma comparação entre a peça estragada (esquerda) e a peça nova (direita).

    -dsc05138.jpg

    Essa que eu comprei é bem vagabunda. Não vem com esse feltro preto dentro e a abinha de fixação não tem travas, o que dificulta muito (muito mesmo) a instalação. No meu caso, retirei o feltro da peça velha e coloquei na nova.

    Li em outros fóruns que as versões não originais duram em torno de um mês... Veremos.

    Na foto acima, também é possível constatar que o pino da peça velha não sobe, enquanto o da peça nova está bem mais para fora.

    5. O park switch por dentro

    Resolvi verificar como é um park switch por dentro:

    -dsc05140.jpg

    Esse ganchinho da foto tem uma trava na peça original. Na peça que eu comprei, não tem. Isso dificultou muito na hora de instalar, pois o ganchinho ficava subindo ao invés de prender. Fica a dica: compre a peça original Land Rover. O part number é 520160.

    Caso alguém tenha curiosidade de ver como funciona por dentro, fiz um vídeo mostrando:



    6. Encaixando a peça nova

    Nas duas fotos a seguir, tentei mostrar como é o encaixe do park switch no motor do limpador de para-brisa.

    -dsc05144.jpg -dsc05146.jpg

    O espaço é bem reduzido e, no meu caso, só consegui encaixar a peça nova soltando o motor para poder pressionar o gancho com uma chave de fenda minúscula.

    E era isso, pessoal! Espero que ajude.

    Abraços!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc05132.jpg  
    2020: Defender 110 SW 300 TDi 2004 Alpine White
    2013-2017: Defender 110 S 2.4 (Puma) 2008 Stornoway Grey
    2002-2005: Defender 90 CSW 300 TDi Dark Green

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Limpador para-brisa
      Por Leonardi no fórum Land Rover
      Respostas: 32
      Última resposta: 13/10/2013, 09:24
    2. Respostas: 3
      Última resposta: 11/09/2013, 15:06
    3. Limpador de para-brisa
      Por xadventure no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/06/2009, 22:47
    4. Limpador de para-brisa
      Por Noventinha 00 no fórum Land Rover
      Respostas: 8
      Última resposta: 24/11/2008, 10:39
    5. LIMPADOR DE PARA-BRISA
      Por Luciano R. Oliveira no fórum Jeep Willys
      Respostas: 8
      Última resposta: 10/02/2004, 12:18

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade