O problema da Defender foi resolvido substituindo o Compressor por um novo. Com isso eu enfrentei uma série de consequencias:
1) Eventualmente o gas escapava sendo necessário uma nova recarga. Notei que o ventilador que foi instalado (eu mesmo instalei e me certifiquei que estava funcionando corretamente) foi religado para ficar soprando ao contrário - aí o condensador não ia funcionar nunca!
2) o compressor que foi instalado, apesar de ser do mesmo modelo e marca, veio com uma polia ligeiramente diferente da original e que não alinha com as "poli V" do conjunto. Resultado, a correia partiu-se e foi dureza encontrar outra. Mesmo a nova não entra no conjunto, acho que porque a polia do compressor tem um diametro maior que o da original (a que ta instalada tem 12cm de diâmetro) e não sei qual o diametro da original (Quem puder medir me informe por favor?).
A solução proposta por uma oficina de AC foi de dar um passo na polia do compressor de forma a abrir mais um "v" para que a correia encaixe e utilizar outra correia maior (5pk1340 da Pajero convertida para 4pk na base da faca!)
alguem saberia se isso funciona?