Veículos com eixos rígidos, certamente são mais confiável do que um veículo dotado de suspensão independente.
Simplesmente pela robustez e simplicidade do dispositivo. Não me dá toda aquela sensação de segurança que uma Pajero Full ou mesmo uma Discovery passa ao seu motorista, mas me dá a certeza de que eu vou e volto com meu carro onde desejar.
Uma suspensão independente, possui buchas, pivôs, homocinéticas entre tantos outros componentes que trabalham muito e sua integridade está diretamente relacionada a segurança e funcionamento do carro. Pegar um buraco em alta velocidade, ou qualquer outro obstáculo pode resultar em danos que, sem a peça e mão de obra correta, seu carro não sai mais do lugar a não ser sobre um guincho plataforma. E não precisa de muito para isso ocorrer.
Já num carro equipado com eixos rígidos, tudo é mais simples. Pivôs existem sim em alguns modelos, bem como buchas ou rolamentos nos munhões, mas são bem menos sacrificados.
Homocinéticas também existem, mas sua quebra não corresponde absolutamente à imobilização do carro.
Na suspensão propriamente dita, geralmente tudo também segue a robustez e simplicidade, principalmente se essa suspensão for feita por feixes de molas. Não é qualquer pancada que quebra ou entorta, e mesmo se isso ocorrer, o reparo é bem mais simples, seja ele emergencial ou definitivo. Torto, arrastando roda, seja lá o que for, você volta pra casa.
Sair em viagem a locais com pouca civilização, poucos recursos, ambiente hostil para os veículos, e principalmente quando o motorista pouco entende da mecânica do seu veículo, exige estar montado em uma máquina com menor risco de problemas, ou ainda com maiores possibilidades de solução para os possíveis problemas que ocorrem.
Tem lugar que o seguro não vai buscar seu carro. Tem lugar que ninguém saberá mexer no seu carro, ou ainda, podem tirar proveito da oportunidade, esfolando a alma do pobre proprietário, sem garantias que o seu dinheiro vai trazer o retorno merecido.
É fato que para quem nunca vai se atrever a sair do itinerário comum, pouco importa qual a engenharia aplicada ao seu veículo, basta cumprir a tarefa básica de funcionar e andar.
Mas o simples fato de montar num carro, que você tem a certeza que ele está pronto para dar uma volta no quarteirão, ou dar a volta ao mundo, não tem argumento que convença que fiz a escolha certa.
Abraços a todos