x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 27 de 27
  • #25
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    48
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0



    Amigos, não sou proprietário de Land Rover, mas sou apaixonado por tudo que tem rodas, principalmente com tração em todas elas.

    O tópico me chamou atenção pelo assunto e pelo nível da conversa.

    Eu, dentro do meu círculo de amigos não off roaders, sou visto como um alienígena por conta do meu ponto de vista sobre carros. Gosto de carro de projeto simples e rústico, onde a confiabilidade é o ponto principal no meu critério de escolha.

    O comentário inicial deste tópico chama a atenção para uma questão de projeto do veículo, mas acabou direcionado para uma discussão bem diferente.

    Em primeiro lugar, veículos como o Defender, Troller, e demais que ainda possuem eixo rígido na dianteira e traseira, não por uma razão de eficiência em seu desempenho, vejo que seu futuro não é longo. Ocorre que nós, nobres usuários de tudo que um 4x4 pode oferecer, representamos uma parcela ínfima do mercado, e inclusive, daqueles que compram um 4x4. Menos de 5% dos proprietários de um 4x4, o utilizam em off road. A maioria o compra por status e sensação de segurança.

    Diante disso, fica cada vez mais difícil, uma indústria se focar a um público tão restrito. Me lembro de ter assistido uma palestra do presidente da marca TAC, onde ele ponderava os detalhes do projeto do STARK, dizendo que se construíssem um carro pensando exclusivamente no Off Roader, não sairia da prancheta.

    Analisando o mercado fora Brasil, podemos ver alguns projetos longevolos, tal como o tão comentado Defender, e posso ainda dizer o Wrangler, que até hoje ainda conserva muito do que um verdadeiro carro off road precisa, apesar das frescurinhas que vêm ganhando nos últimos anos.

    Mas sabe o que eu acho mais vital na longevidade desses projetos???

    São carros que originalmente atendem a expectativa dos 95% dos proprietários que nunca chegarão perto da alavanca seletora da caixa de transferência, mas que com um pequeno investimento, atendem as expectativas dos 5% que compram o carro para utilizá-lo de forma mais extrema. Isso pode ser comprovado pelo enorme mercado de acessórios para os comentados veículos. Já não se encontra com tanta facilidade acessórios e kits de up grades para outros veículos que também figuram o cenário 4x4 tal como Suzukis entre outros tantos.

    Vejo e sinto isso na pelo, pois fruto da minha paixão e teimosia, resolvi preparar um carro que nunca existiu 4x4 no Brasil. Meu drama é ser solitário nesse mundo, como diz o Giovani da Power Off Road. Para ter um pára-choque adequado, com suporte para guincho, tive que projetar e fabricar eu mesmo. Nem nos EUA encontrei um projeto para me basear. Snorkel, esquece, não existe. Rock Sliders e demais acessórios, seguirão o mesmo exemplo do pára-choques. Mas isso acaba sendo mais um motivo de prazer ao concluir cada detalhe adicional no meu carro.
    Passado alguns anos, precisei comprar mais um carro, para a minha esposa, e não tive dúvidas em optar por uma Cherokee XJ. Simplesmente porque se eu desejar deixá-la apta para trilhas, expedições, etc etc etc, minha vida vai ser bem fácil.

    Voltando ao contexto da discussão, suspensões independentes são mais versáteis e oferecem um desempenho melhor ao veículo, nas mais diversas condições, excetuando as condições de trilhas em baixa velocidade.

    O peso do próprio eixo rígido favorece o contato dos pneus ao solo, garantindo um contato mais íntimo com o solo, otimizando a tração, como já foi concluído em postagens anteriores.

    Entretanto, pelo peso oscilante ser grande, a suspensão tem a árdua tarefa de segurar a carroceria e o próprio eixo no lugar, dificultando o contato dos pneus ao solo quando as oscilações acontecem em alta frequência.

    Numa prova de velocidade em Off road, dificilmente veremos um carro com eixos rígidos se sobressaindo aos com suspensões independentes. Diante disso, no on road, o mesmo se vale.

    Sendo assim, veículos como o citados e tão amados por nós, não terão vida muito longa devido às tendências do mercado.

    Mercado mercado mercado, como o Clemente falou.


    Abraços a todos

  • #26
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    48
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Fazendo um adendo ao meu post anterior, não podia deixar de dar minha opinião sobre o que eu acho melhor num veículo para o meu uso, principalmente na questão do tipo de SUSPENSÃO, porque isso está diretamente relacionado ao que mantém o carro em pé e rodando.

    Veículos com eixos rígidos, certamente são mais confiável do que um veículo dotado de suspensão independente.

    Simplesmente pela robustez e simplicidade do dispositivo. Não me dá toda aquela sensação de segurança que uma Pajero Full ou mesmo uma Discovery passa ao seu motorista, mas me dá a certeza de que eu vou e volto com meu carro onde desejar.

    Uma suspensão independente, possui buchas, pivôs, homocinéticas entre tantos outros componentes que trabalham muito e sua integridade está diretamente relacionada a segurança e funcionamento do carro. Pegar um buraco em alta velocidade, ou qualquer outro obstáculo pode resultar em danos que, sem a peça e mão de obra correta, seu carro não sai mais do lugar a não ser sobre um guincho plataforma. E não precisa de muito para isso ocorrer.

    Já num carro equipado com eixos rígidos, tudo é mais simples. Pivôs existem sim em alguns modelos, bem como buchas ou rolamentos nos munhões, mas são bem menos sacrificados.
    Homocinéticas também existem, mas sua quebra não corresponde absolutamente à imobilização do carro.

    Na suspensão propriamente dita, geralmente tudo também segue a robustez e simplicidade, principalmente se essa suspensão for feita por feixes de molas. Não é qualquer pancada que quebra ou entorta, e mesmo se isso ocorrer, o reparo é bem mais simples, seja ele emergencial ou definitivo. Torto, arrastando roda, seja lá o que for, você volta pra casa.

    Sair em viagem a locais com pouca civilização, poucos recursos, ambiente hostil para os veículos, e principalmente quando o motorista pouco entende da mecânica do seu veículo, exige estar montado em uma máquina com menor risco de problemas, ou ainda com maiores possibilidades de solução para os possíveis problemas que ocorrem.

    Tem lugar que o seguro não vai buscar seu carro. Tem lugar que ninguém saberá mexer no seu carro, ou ainda, podem tirar proveito da oportunidade, esfolando a alma do pobre proprietário, sem garantias que o seu dinheiro vai trazer o retorno merecido.

    É fato que para quem nunca vai se atrever a sair do itinerário comum, pouco importa qual a engenharia aplicada ao seu veículo, basta cumprir a tarefa básica de funcionar e andar.

    Mas o simples fato de montar num carro, que você tem a certeza que ele está pronto para dar uma volta no quarteirão, ou dar a volta ao mundo, não tem argumento que convença que fiz a escolha certa.


    Abraços a todos

  • #27
    Usuário Avatar de FALOTICVS
    Entrada
    10/09/2010
    Local
    Trubussú do Pé da Serra/RJ
    Idade
    51
    Posts
    149
    Agradecimentos: 0
    O veículo 4x4 que eu sempre quis ter aqui no Brasil era justamente o que eu tive quando morei no exterior: Range Rover. O primeiro, aqui conhecido como "Classic". Ano 1979, 3 portas.

    Mas ...

    Como o primeiro Range Rover nunca chegou a ser vendido no Brasil e temos pouquíssimos exemplares desse modelo por aqui, evidentemente tudo seria mais difícil (aquisição, conservação, manutenção, etc), na primeira oportunidade que eu tive, adquiri o que no meu julgamento é o que mais se aproxima: Land Rover Discovery I, ano 95, 300Tdi, 5 portas. Extremamente semelhante e com desempenho offroad substancialmente melhor. Estou satisfeitíssimo, Não pretendo trocá-lo por nenhum outro modelo de Discovery.

    My 0,02 cents.
    Se liga, mermão !

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Suspensão Alta e Independente
      Por Dark no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 17
      Última resposta: 04/01/2011, 09:05
    2. Coverter eixos Rígidos do CJ em suspensão independente!
      Por hugocamaras no fórum Jeep Willys
      Respostas: 36
      Última resposta: 12/03/2010, 15:13
    3. Gaiolas 4x4 eixos rígidos
      Por Caio Castro Silva no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 12
      Última resposta: 16/11/2005, 08:09
    4. Vitara com 2 eixos rigidos
      Por andre veiga no fórum Suzuki
      Respostas: 11
      Última resposta: 11/09/2005, 21:34
    5. Suspensão independente
      Por caj no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 22/04/2003, 11:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade