se você tiver o manual do carro, vale a leitura, pois explicará com total objetividade a função da alavanca.
Basicamente....
Bloqueio: movimentando transversalmente
movendo para o lado esquerdo "LOCK" independente da posição longitudinal, a força do motor será transmitida igualmente para ambos os eixos. Isso quer dizer, jamais use esta posição (bloqueado) em pisos firmes, somente no barro, neve, cascalho e pisos de baixa aderência. Se não seguir estas regras corre o risco de partir uma cruzeta, quebrar uma engrenagem, etc... Seu engate e desengate pode ser feito em movimento, de preferência com a embreagem acionada.
Reduzida: movimentando longitudinalmente
movendo a alavanca totalmente para frente engata-se a reduzida. Recomendo fazer este engate parado, ou para facilitar o engate faça a 1km/h, ou seja com o carro movendo-se minimamente. Desta maneira ganha-se torque, pois todas as marchas ficam "reduzidas". A 3a marcha vira primeira.. Utiliza-se a reduzida para vencer obstáculos difíceis, partir em subidas com reboques pesados, manobrar em situações complicadas, etc... Não é recomendável ultrapassar 60km/h em reduzida.
Entre a posição LOW e HIGH existe o neutro "N". Não existe função para esta posição, somente em casos de uso de equipamentos auxiliares instalados posteriormente. Quando estacionado no plano, pode-se utilizar esta posição como recurso contra roubos. Em subidas não é aconselhável deixar no neutro, pois é lei manter uma marcha engata como medida de segurança na eventual falha do freio de mão.
Boa sorte
Clemente