o sistema de injeção comon-rail dos EURO 5 / Proconve P6/P7, até agüenta o S500...
Sempre falei que é um crime a Land Rover vender no Brasil os carros do mundo civilizado.
O fato é que os motores a diesel "acabaram" desde o Common Rail e chegaram ao ápice do inviável na Euro V.
Quem tem carro a diesel com motor sem eletrônica tem que cuidar do bicho como se fosse um animal de estimação de madame. De preferência botando pra dormir junto e tudo. São os únicos que fazem jus a fama de confiáveis.
Aliás, a LR está passando por uma crise séria de identidade. Começa pela descontinuação do seu ícone máximo, sinônimo mundial de aventura: o Defender. E o pior, ameaça substituí-lo por um carro de barbie (DC100).
Antes disso, desfigurou o Discovery. Quem seria maluco de ir com uma D4 pro Atacama ? Tanto que os vídeos promocionais da LR até a D3 ainda passavam um espírito aventureiro e mostravam o carro com capacidade off-road, guincho, pneus MUD, barraca no teto e etc. Já esse D4, poderiam até ter tirado o Terrain Response e a reduzida. Deixa um 4x4 só com tração integral que tá bom demais. Se o D3 já era um tanto luxuoso pra meter no pau, esse D4 dispensa comentários. Deu dó de andar num com o interior bastante sujo de barro no Land Rover Experience da Inglaterra.
A única tacada certeira foi o Range Rover Evoque. Tá vendendo igual água no deserto aqui no Rio. Fila de espera de 150 dias até pro top de linha.
Enquanto isso, vou cuidando do meu D3 (a gasolina, claro !)...
Clemente, mas li também que a nossa "gasolina" é crítica pra usar injeção direta. No caso esses carros abastecem com Podium ? Eu tenho moto tb de 4 cilindros e 600cc, no começo andava só com Podium, o consumo era o mesmo e a performance em altas velocidades (acima de 200km/h) é diferente, um pouco melhor. Atualmente rodo só com aditivada mesmo pois ta difícil pagar R$ 3.59 no litro.