x
Convex Datacenter
Página 6 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 117
  • #61
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8



    Segue as fotos da troca da ventoinha do new civic que era de 10 pol, por uma de 16 pol, usada em maverick v8, coloquei um led acima do volante que acende quando a ventoinha aciona! Ta uma beleza agora!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -painel.jpg   -led.jpg   -medida-nova.jpg   -dupla.jpg   -nova.jpg   -imagem-021.jpg   -medida.jpg   -montada.jpg  
    4X4 Brasil
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #62
    Usuário Avatar de Henriquemix
    Entrada
    15/01/2013
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    74
    Agradecimentos: 0
    E aí Djalma....como ficou ???

  • #63
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8
    Tá show, aciona e desarma no tempo certo, quero por um medidor auxiliar de temperatura, melhorou até o consumo!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #64
    Usuário
    Entrada
    30/11/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0

    Mais uma adaptação em andamento

    Boa noite,

    Vou postar as imagens da minha adaptação da ventoinha elétrica para a SPT turbo diesel.
    Gostaria de agradecer a todos os foristas que relataram suas experiências, foram de grande valia para a minha empreitada.

    Ainda não está terminado, conforme o andamento vou postar aqui as novidades.

    Para migrar para a ventoinha elétrica, resolvi usar um controlador, similar ao que o Marcus Pereira utilizou (vide post abaixo)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ki...ml#post1020748

    Entretanto, achei alto o custo (200 pilas + envio) e resolvi importar um. Depois de muita pesquisa, decidi por este controlador, pequeno o suficiente para ser colocado naquele espaço que existe embaixo do radio, e com um preço adequado (30 obamas)
    -temperature_controller_xmt_7100_945.jpg
    100% New ,DC12V ,PID Temperature Controller,thermocouple thermometer-in Temperature Instruments from Industry & Business on Aliexpress.com

    Para trabalhar com o controlador, eu comprei um sensor PT100 pelo ebay, com cabo blindado de 2m de comprimento, por 10 obamas. Aqui no BR estava querendo mais de 100 pilas, caro demais.
    -pt100-ebay.jpg
    PT100 PT1000 Platinum Resistance Teflon Three Wire Temperature Sensor | eBay

    A ventoinha escolhida foi a do Astra, aparentemente idêntica a do Vectra. Achei um pouco pequena, mas as outras que encontrei tinham diametro parecido, ou eram muito caras.

    -img_20140316_184116_010.jpg


    Quem irá acionar a ventoinha será um cebolão que será instalado na saída de água do radiador.
    O controlador+pt100 irá medir a temperatura do cabeçote, naquele espaço para parafuso M5 que tem sobrando. Ele será responsável por comutar um segundo relé para acionamento da ventoinha e também acionar um buzzer de alarme, ajustado para alguns graus a mais que o cebolão. Isto para tornar o sistema robusto, para caso ocorra uma falha e o sistema fique sem água.
    O controlador também tem a função de mostrar numéricamente a temperatura do cabeçote, visto que o termômetro do painel é quase como um enfeite.

    Em breve eu posto novas fotos assim que as próximas etapas estejam concluídas.
    Abraço!

  • #65
    Usuário
    Entrada
    30/11/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Atualizando.

    Viatura voltou da oficina essa semana, foi dado uma geral, trocada a junta (estava vazando oleo entre cabeçote e bloco), trocados alguns retentores que estavam vazando oleo, feita a instalação do cebolão de temperatura, entre outras coisas.

    Passei o sensor pelo mesmo buraco onde passa o cabo do afogador, só foi preciso fazer um furinho na borracha. O cabo do sensor tem 2 metros, não sobrou nem faltou. Se fosse passado junto com os outros cabos, pela lateral, seria necessário um cabo mais longo. O sensor foi fixado no parafuso M5 que sobra logo abaixo dos bicos injetores. Na foto abaixo, é mostrado onde o sensor ficou posicionado (destacado em vermelho)
    -img_20140313_161921_498.jpg

    Para a fixação do sensor, eu fiz uma peça para servir de gaiola e guia para o cilindro do sensor. Esta peça foi feita usando um anél de lata de cerveja .

    -img_20140313_161348_964.jpg

    E finalmente, o sensir fixo no cabeçote.
    -img_20140313_165315_316.jpg


    O interruptor térmico instalado foi o de 82-87°C (ou algo parecido, não me lembro ao certo). Optei por este por conservadorismo. A viatura não está muito boa, bem embaralhada logo quando liga, tomou uma fervida em agosto do ano passado, não foi arrumada direito e nunca mais foi a mesma.
    Vou rodar com este interruptor térmico até ganhar mais confiança e acertar melhor o sistema, mais pra frente, se tudo der certo, vou troca-lo e colocar um de 3 terminais (vulgo modelo com ar condicionado) com temperatura de acionamento mais elevada, a ventoinha que usei vem com o resistor para reduzir a rotação.

    Do jeito que está agora, pude fazer alguma observações.
    Saindo com o motor frio, a temperatura sobe muito mais rápido que com a ventoinha original. Isso pode ser visto como algo bom ou ruim. Do ponto de vista do funcionamento normal do motor, isto é bom, atinge rapidamente a temperatura ideal de funcionamento mais rápido, reduzindo desgaste e consumo e aumentando o desempenho. Isto pode ser ruim em caso de falha, levando mais facilmente ao superaquecimento (me corrijam se esse meu pensamento estiver errado).

    A temperatura que o controlador mostra se eleva bem rápido, mais que o ponteiro do painel. Nos testes que fiz, a temperatura medida pelo controlador ficou entre 92 a 98° na maioria do tempo andando na cidade. Em alguns momentos ela subiu mais que isto, chegando até 101°C quando forcei mais o motor em uma subida, e em uns 90°C em um trecho longo de descida suave, descendo desengrenado (motor em marcha lenta).

    Fiz um trecho de estrada, coisa de 10km, em um trecho meio sinuoso. Na ida, em descida, a temperatura oscilava entre os mesmos 92 a 98°C. Na volta, subindo, chegou algumas vezes em picos de 102° durante os trechos mais forçados, mas em geral variava entre 96 e 100°C.


    Essa semana vou tirar umas fotos do sensor colocado no painel. Ele foi colocado meio no provisório, por isso não tirei as fotos. Vou colocar o buzzer do alarme e também fixar 2 LEDs para indicar a operação da ventoinha.
    Pretendo também medir a temperatura da saída de água do motor usando um termometro de infravermelho para saber qual a diferença da temperatura entre a água e o ponto onde o sensor está fixo no cabeçote.

    []s

  • #66
    Usuário
    Entrada
    30/11/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Atualizando

    Fotos do controlador instalado. Ainda falta colocar o buzzer do alarme.

    Antes de ligar pela manhã, 22°C
    -img_20140327_073416_416.jpg

    Depois de dar umas voltas, 95°C
    -img_20140327_074739_064.jpg

    Aguém tem idéia de até quanto eu posso deixar a temperatura do cabeçote chegar?
    Quero trocar o interruptor térmico, colocar um que acione em temperatura maior e que tenha 2 saídas. Alguém teria algum para me recomendar?

    Próximos upgrades serão alguns LEDs de monitoramento para ver quando a ventoinha está ligada, talvez um led para monitorar o estado das velas de aquecimento.

    []s
    []s

  • #67
    Usuário Avatar de andersoncolares
    Entrada
    15/09/2009
    Local
    Montes Claros/MG
    Idade
    51
    Posts
    421
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lorpa Ver Post
    Atualizando

    Fotos do controlador instalado. Ainda falta colocar o buzzer do alarme.

    Antes de ligar pela manhã, 22°C
    -img_20140327_073416_416.jpg

    Depois de dar umas voltas, 95°C
    -img_20140327_074739_064.jpg

    Aguém tem idéia de até quanto eu posso deixar a temperatura do cabeçote chegar?
    Quero trocar o interruptor térmico, colocar um que acione em temperatura maior e que tenha 2 saídas. Alguém teria algum para me recomendar?

    Próximos upgrades serão alguns LEDs de monitoramento para ver quando a ventoinha está ligada, talvez um led para monitorar o estado das velas de aquecimento.

    []s
    []s
    Show Lorpa, siga dando notícias para seguirmos sua engenharia.

    Abraços
    Colares 4x4 - Grand Sportage 2.0 2000 TDI Preta (Shrek )

  • #68
    Usuário Avatar de Henriquemix
    Entrada
    15/01/2013
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    74
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lorpa Ver Post
    Atualizando

    Fotos do controlador instalado. Ainda falta colocar o buzzer do alarme.

    Antes de ligar pela manhã, 22°C
    -img_20140327_073416_416.jpg

    Depois de dar umas voltas, 95°C
    -img_20140327_074739_064.jpg

    Aguém tem idéia de até quanto eu posso deixar a temperatura do cabeçote chegar?
    Quero trocar o interruptor térmico, colocar um que acione em temperatura maior e que tenha 2 saídas. Alguém teria algum para me recomendar?

    Próximos upgrades serão alguns LEDs de monitoramento para ver quando a ventoinha está ligada, talvez um led para monitorar o estado das velas de aquecimento.

    []s
    []s


    Muito bom mesmo....obrigado pelas informações !
    Eu já fiz tbm a adaptação para o sistema de ventilação elétrica e sistema de circulação vedada, o meu motor é o diesel aspirado 2.2, postei uma época atrás algumas fotos, etc...
    Se observarem lá atrás no fórum, vão ver que passei por um grande dilema ( já foram 3 cabeçotes e 01 comando de válvulas...quilos de juntas e parafusos de cabeçote...rs ), enfim, acho que agora está tudo certo.

    Bem...também fui obrigado a colocar o Led para verificação da ventoinha, pois o cebolão, mesmo novo, deu pau e quase fritou o motor ( diga-se de passagem que também já havia colocado um mostrador independente de temperatura ), mas a gente não fica 100% observando o relógio....e por um descuido, subiu a temperatura....mas de fato, não chegou a afetar o cabeçote. A partir daí coloquei o led, bem como instalei um botão de acionamento manual da ventoinha ( posteriormente colocarei as fotos ). ficou show.
    Só uma ressalva, eu sempre achei que a mangueira de água que sai da válvula termostática ficava com uma pressão a mais que o normal, pois o sistema vedado não foi concebido originalmente para ela....e vi em outra Sportage que essa mangueira estava sem pressão....então, acabei fazendo um furinho de 1mm na tampa do reservatório....pronto....problema resolvido....motor sem aquecimento exagerado....tirei a pressão excessiva do sistema ( o que muitas vezes queima a junta do cabeçote pela própria pressão interna ), e não baixa água de jeito nenhum.
    Única coisa que ainda tenho que fazer, e regular o ponto da bomba,..
    Ahh....só mais um detalhe....uso a válvula termostática do opala ( 75 ° ), e o cebolão 86 / 76 senão me engano.
    abçs
    4X4 Brasil

  • #69
    Usuário Avatar de Henriquemix
    Entrada
    15/01/2013
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    74
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Henriquemix Ver Post
    E aí Djalma....como ficou ???

    E aí Djalma, tudo bem ?
    Quais as medidas que vc usou na válvula termostática e no bulbo ?

  • #70
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Henriquemix Ver Post
    E aí Djalma, tudo bem ?
    Quais as medidas que vc usou na válvula termostática e no bulbo ?
    Tudo jóia Henrique, o cebolão usei o 86/76 e a valvula é a original kia, sem alterar nada! tá funcionando que é uma beleza, ja rodei bem e dando uns galeto nervoso, não alterou nada na temperatura e a ventoinha deu conta do recado, não sei ainda quanto a usar em trilhas, não deu tempo de testar, mas assim que der farei um relatório. Forte abraço!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #71
    Usuário
    Entrada
    30/11/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Tudo jóia Henrique, o cebolão usei o 86/76 e a valvula é a original kia, sem alterar nada! tá funcionando que é uma beleza, ja rodei bem e dando uns galeto nervoso, não alterou nada na temperatura e a ventoinha deu conta do recado, não sei ainda quanto a usar em trilhas, não deu tempo de testar, mas assim que der farei um relatório. Forte abraço!
    Eu to usando o cebolão de 82/88°C, e a termostática é aquela com 2 estágios (pelo que eu vi é da gasolina, correto? O motor da viatura é o tdi). Esta combinação está funcionando bem, mas não utilizei em condições mais pesadas (temperatura ambiente alta e/ou andando por bastante tempo forçando).

    Estava pensando em mudar a termostática para a de estágio único original e mudar o cebolão para um mais "quente", um 87/92 ou algo parecido.
    Pelo tempo que estou usando, não vejo necessidade de utilizar temperaturas de acionamento mais baixas que estas para utilização urbana, principalmente para quem é do sul.

    []s e agora é cuidar das velas aquecedoras pra encarar o inverno!

  • #72
    Usuário Avatar de Henriquemix
    Entrada
    15/01/2013
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    74
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lorpa Ver Post
    Eu to usando o cebolão de 82/88°C, e a termostática é aquela com 2 estágios (pelo que eu vi é da gasolina, correto? O motor da viatura é o tdi). Esta combinação está funcionando bem, mas não utilizei em condições mais pesadas (temperatura ambiente alta e/ou andando por bastante tempo forçando).

    Estava pensando em mudar a termostática para a de estágio único original e mudar o cebolão para um mais "quente", um 87/92 ou algo parecido.
    Pelo tempo que estou usando, não vejo necessidade de utilizar temperaturas de acionamento mais baixas que estas para utilização urbana, principalmente para quem é do sul.

    []s e agora é cuidar das velas aquecedoras pra encarar o inverno!

    Olá Lorpa, a termostática original da diesel é a 82/88 sim.....agora o cebolão com a mesma temperatura eu não sei se é ideal,....mas se for.....vou mudar na minha.....pois na verdade eu acho que perco um pouco de potencia trabalhando um pouco mais frio, mas é que tive tantos problemas com super aquecimento que fiquei com medo de colocar uma temperatura mais alta.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade