caros amigos da sportage ,estou com um problema com a macha lenta como faço pra regular a marcha lenta do motor pra ficar em torno de 10 mil giros
Versão Imprimível
caros amigos da sportage ,estou com um problema com a macha lenta como faço pra regular a marcha lenta do motor pra ficar em torno de 10 mil giros
Pessoal......como tive que trocar recentemente o cabeçote da viatura....o mecânico deu um " cata " geral nos vazamentos tbm.....montou tudo direitinho, etc.....só que pouco depois de sair da oficina.....notei um pequeno vazamento na tampa de válvulas,.....voltei ao mecânico e ele me disse que eu tinha que trocar a tampa....pois ele acreditava que ela já tivesse empenada, mas resolveu arriscar colocar assim mesmo ( o que eu achei o fim da picada, pois já tinha gasto um monte, e uma tampa a mais ou uma menos não faria tanta diferença assim ),bem.....fui comprar a tampa....encontrei fácil...senão me engano paguei 125,00 ( dizia-se original )....bem....o mecânico a instalou....e eu saí com a viatura.......2 quadras depois....escuto um som de pneu estourando.....e continuando a vazar o ar.....achei que fosse em alguma oficina que eu estava passando em frente......mas para a minha surpresa....era na viatura aquele barulho.....e o oleo lavando o chão e esguichando por todo o motor.....( só percebí quando parei o carro. )
Lá fui eu de volta ligar pro mecânico....( agora sem poder ligar o carro )....bem...no dia seguinte rebocamos a viatura até a oficina de novo....e adivinhe o que era o problema ?
A tampa de válvula dita original.....estava sem o respiro.....ou seja....tinha a saída do respiro, porém, sem o furo.....ou seja....essas tampas são injetadas....e depois passam por um processo de furação, etc...ESQUECERAM DE FURAR O RESPIRO...e pior....passou pelo controle de qualidade.
Bem....isso ocasionou que a pressão foi tanta, que rompeu o lacre que fica na parte de trás do cabeçote.....soprando todo o óleo pra fora.
Bem....a história ainda não terminou...constatado que foi a tampa sem furação do respiro....voltei na loja com a tampa na mão....o vendedor...disse que eera assim mesmo, e que estava na área há 12 anos, e nunca viu acontecer algo parecido.....muito bem......foi no estoque e trouxe outra tampa......que ao abrirmos a embalagem......fomos soprar pra ver se passava ar......adivinhem.....tapada também.....aí o vendedor se encheu de certeza que a tampa é assim mesmo.....eu me neguei a aceitar e pedi pra ele verificar em outra loja...parceira deles, se eles tinham alguma tampa de válvula da Sportage 95, 2.2 aspirado, e se alguém poderia testar......ele não gostou muito, mas aceitou.....pra surpresa dele.....o cara testou a nova tampa...e o ar saída a pleno pulmão...ele ficou sem jeito e pediu pra eu esperar, que eles iriam mandar essa outra tampa.
Assim que chegou....eu pude perceber que a tampa original, .....de verdade ...... vem com um selo, multicolorido colado na tampa, atestando a originalidade da peça.
Ahhh.....ganhei o selo que estourou atrás do cabeçote de brinde. A loja nem quis me cobrar...rs
Colocamos no lugar, e acabou o problema.
Bem amigos, relatei todo esse drama, pra constatar que as vezes nos vendem gatos por lebres....e se alguem precisar comprar uma tampa de válvulas.....abram a embalagem e soprem pra ver se está furado o respiro.
Grande abraço
Henrique
eduate é 1000 giros ,sportage 2.0 gasolina e ainda por cima nao sei a onde acende a luz de neblina q fica no para choque traseiro rs
A regulagem da lenta é automatica, é feita pela IE, se esta irregular é sinal que tem alguma coisa errada. Mas se estiver muito baixa e quiser "remediar", no corpo da borboleta tem um parafuso que é possível acelerar o motor.
A luz de neblina no parachoque traseiro é enfeite.
[]s
(DU)
Edu aproveitando o gancho da marcha lenta, como funciona a alimentação do atuador, to achando que ta faltando corrente no da jabiraca!
Valeu Edu, vou testar, um bom dia!
djalma quando liga o motor a ventuinha ela começa a girar ,quando a agua do radiador passa da temperatura e ventuinha acopla e passa a girar mais rapido?pois coloquei a valvula termostatica faz alguns meses ,ja me relataram q da pra ouvir quando ela acopla e começa a funcionar mais rapito,estou certo do q eu estou dizendo ?
Em relaçao a bateria so saio com a sportage final de semana ,como a bareria fazia uns 4 anos fui ligar a viatura no final de semana ela me deixou na mao e comprei uma nova 60 amperes marca moura e das boa mesmo,caso se eu ficar mais tempo sem sair de carro posso desligar a bateria do carro como tem relogio digital e alarme esses itens podem tirar a carga da bateria por acaso quando voltar ligar a bateria sera q dara problema na viatura em alguma parte ? obrigado e espero resposta e bom final de semana
por ela ser 99 esta impecavel e cuido dela com carinho .
Haroldo, a ventuinha funciona assim: quando a temperatura chega na casa dos 90 a 100 graus, ela acopla, vc ouve como se fosse uma turbina, coisa bem sutil, quando nornaliza a temperatura ela desacopla e assim vai, com relação a bateria, normalmente a vida util com uso ou sem é de cerca de 3 a 4 anos, alguma aguentam até mais dependendo da marca, amperagem e uso do veiculo, sem tem muita parafernalha eletronica ligada, se a sua ja estava com 4 anos, ta dentro da idéia, mesmo que vc deixe deligado os cabos ela vai perder carga se ficar muito tempo sem recarregar, o ideal é que pelo menos uma vez por semana vc de uma funcionada de uns 10 minutos na viatura, assim vai manter a carga e a viatura lubrificada, forte abraço!
obrigado djalma sobre a bateria entedi ,mas ela fica girando mesmo q a ventuinha nao acopla ,alias ela fica parada? quando atingi a temperatura ela arna ?
Sim Haroldo, ela sempre vai estar girando, quando falamos que ela acopla, é porque ela trava e vai girar mais rápido que o normal, depois quando a temperatura abaixa ela solta e gira mais lentamente sem exigir esforço do motor, através de inércia!