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  • #1
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    Tenham cuidado, pois pode ser problema na turbina, que pode estar deixando passar óleo pelo eixo. Verifiquem com urgência o funcionamento da turbina com um especialista, pois um motor diesel acelerando sem controle é a coisa mais nefasta que pode acontecer. Desligar a chave não adianta e ele irá consumir todo o óleo do motor em poucos minutos até fundir de vez. A quantidade de fumaça gerada beira o inacreditável.

    Caso isso aconteça, só existem duas soluções e ambas é necessário MUITA calma: Primeiro é abrir o capô e tapar a entrada de ar seja com pano, roupas, tapetes, plástico grosso, o que tive às mãos. A segunda é engatar uma 5ª, com pé no freio e freio de mão puxados e soltar a embreagem de uma vez. Isso fará o motor morrer (lembre-se que ele pode estar a mais de 5.000 giros, não ere a marcha!). Muito cuidado com a fumaça! Melhor deixar o motor fundir do que correr o risco de uma intoxicação!

    Essa é uma peça que raramente entra nos itens de manutenção preventiva. Considero imprescindível a instalação de um manômetro de pressão do turbo e do óleo, pois caso a pressão esteja abaixo do normal (turbo) ou acima (óleo), certamente alguma coisa não vai terminar bem. O termômetro de óleo também é uma excelente pedida.

    Essa pode ser inclusive a causa de constantes superaquecimentos, queimas de juntas e até de motor fundido. Digo isso por que tive que fazer o motor três vezes num período de menos de 10.000 km até descobrir a causa da naba: A turbina!

    Caso a turbina vire apenas um ventilador, o carro passará a trabalhar extremamente forçado, gerando um aquecimento descomunal no bloco e no óleo que consequentemente perderá completamente sua viscosidade e função. O resto é fácil imaginar: Sem lubrificação e refrigeração o destino é o saco mesmo! A água contida no bloco esquenta demasiadamente, volta pro radiador, o danado não dá conta de resfriar e o círculo vicioso está pronto.

    Comigo foram dois cabeçotes pro saco pra começar, depois mais um e logo depois motor fundido dentro da oficina! 5000 km depois do motor feito, começou a bater biela, motor refeito, 3500 km depois novamente bateu biela após uma subida íngreme no Pico do Ibituruna. Agora com o motor novamente refeito e aquecendo em qualquer subida a 80 km/h, por fim um mecânico com M maiúsculo bastou tocar no rotor da turbina pra detectar o defeito. Estava inoperante. 0,0 bar. E não é que o danado disparou dentro da oficina, e em meio à fumaça mandou todo o óleo que não conseguiu queimar pela descarga afora. Cena de cinema. A sorte é que tivemos presença de espírito para vedar a entrada de ar da turbina (estava sem as mangueiras no momento).

    É isso! Muitas vezes o sofrimento com o sistema de arrefecimento é devido à baixa pressão no sistema do turbo.

  • #2
    Usuário Avatar de alexandrodorner
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    Citação Postado originalmente por claudinho10001 Ver Post
    Tenham cuidado, pois pode ser problema na turbina, que pode estar deixando passar óleo pelo eixo. Verifiquem com urgência o funcionamento da turbina com um especialista, pois um motor diesel acelerando sem controle é a coisa mais nefasta que pode acontecer. Desligar a chave não adianta e ele irá consumir todo o óleo do motor em poucos minutos até fundir de vez. A quantidade de fumaça gerada beira o inacreditável.

    Caso isso aconteça, só existem duas soluções e ambas é necessário MUITA calma: Primeiro é abrir o capô e tapar a entrada de ar seja com pano, roupas, tapetes, plástico grosso, o que tive às mãos. A segunda é engatar uma 5ª, com pé no freio e freio de mão puxados e soltar a embreagem de uma vez. Isso fará o motor morrer (lembre-se que ele pode estar a mais de 5.000 giros, não ere a marcha!). Muito cuidado com a fumaça! Melhor deixar o motor fundir do que correr o risco de uma intoxicação!

    Essa é uma peça que raramente entra nos itens de manutenção preventiva. Considero imprescindível a instalação de um manômetro de pressão do turbo e do óleo, pois caso a pressão esteja abaixo do normal (turbo) ou acima (óleo), certamente alguma coisa não vai terminar bem. O termômetro de óleo também é uma excelente pedida.

    Essa pode ser inclusive a causa de constantes superaquecimentos, queimas de juntas e até de motor fundido. Digo isso por que tive que fazer o motor três vezes num período de menos de 10.000 km até descobrir a causa da naba: A turbina!

    Caso a turbina vire apenas um ventilador, o carro passará a trabalhar extremamente forçado, gerando um aquecimento descomunal no bloco e no óleo que consequentemente perderá completamente sua viscosidade e função. O resto é fácil imaginar: Sem lubrificação e refrigeração o destino é o saco mesmo! A água contida no bloco esquenta demasiadamente, volta pro radiador, o danado não dá conta de resfriar e o círculo vicioso está pronto.

    Comigo foram dois cabeçotes pro saco pra começar, depois mais um e logo depois motor fundido dentro da oficina! 5000 km depois do motor feito, começou a bater biela, motor refeito, 3500 km depois novamente bateu biela após uma subida íngreme no Pico do Ibituruna. Agora com o motor novamente refeito e aquecendo em qualquer subida a 80 km/h, por fim um mecânico com M maiúsculo bastou tocar no rotor da turbina pra detectar o defeito. Estava inoperante. 0,0 bar. E não é que o danado disparou dentro da oficina, e em meio à fumaça mandou todo o óleo que não conseguiu queimar pela descarga afora. Cena de cinema. A sorte é que tivemos presença de espírito para vedar a entrada de ar da turbina (estava sem as mangueiras no momento).

    É isso! Muitas vezes o sofrimento com o sistema de arrefecimento é devido à baixa pressão no sistema do turbo.
    Claudinho concordo com voce em tudo o que voce escreveu .
    Vou espor aqui um exemplo pratico , a pouco tempo fis uma melhoria no escapamento do meu carro , eu aumentei o diametro de 50mm para 63mm e retirei o cilenciso (marmita) e estalei um manometro para medir a pressao do turbo , segundo a kia a turbina começa a pressurizar a 2000rpm e alcança a pressao maxima a 2800rpm ja com a melhoria no escapamento ela passou a pressurizar a 1500rpm e alcançar a pressao maxima a 2000rpm , desde entao percebi que que o motor demora bem mais para esquentar , para se ter uma ideia eu rodo da casa onde eu moro ate o trabalho 17klms e nada de ligar a ventoinha (a branquinha tem ventoinha eletrica), em resumo Claudinho voce tem toda rasao de diser que turbina avariada aumenta o aquecimento pois sem turbina o motor e´mais ezigido (opera sob rotaçoes mais elevadas ) .
    Valeu ate´.
    AlexandroDorner

  • #3
    Usuário Avatar de rDuran
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    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Claudinho concordo com voce em tudo o que voce escreveu .
    Vou espor aqui um exemplo pratico , a pouco tempo fis uma melhoria no escapamento do meu carro , eu aumentei o diametro de 50mm para 63mm e retirei o cilenciso (marmita) e estalei um manometro para medir a pressao do turbo , segundo a kia a turbina começa a pressurizar a 2000rpm e alcança a pressao maxima a 2800rpm ja com a melhoria no escapamento ela passou a pressurizar a 1500rpm e alcançar a pressao maxima a 2000rpm , desde entao percebi que que o motor demora bem mais para esquentar , para se ter uma ideia eu rodo da casa onde eu moro ate o trabalho 17klms e nada de ligar a ventoinha (a branquinha tem ventoinha eletrica), em resumo Claudinho voce tem toda rasao de diser que turbina avariada aumenta o aquecimento pois sem turbina o motor e´mais ezigido (opera sob rotaçoes mais elevadas ) .
    Valeu ate´.
    AlexandroDorner
    Interessante,
    vou instalar o relogio de turbo essa semana

    Sábado agora deixei o escape aberto, senti que o carro realmente ficou mais esperto
    Como o ar sai mais "rápido", a turbina por consequência gira mais

  • #4
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    Pode ser a turbina. A minha fez a mesma coisa. Acelerou, não saiu fumaça mas não ligou mais. Vou ter que fazer o motor, bomba e turbina.

  • #5
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    Tranquilo,
    alertei para isso, pois é "unica" peça eletronica que mexe com a aceleração, talvez então seja interessante levar em um bombista

  • #6
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    Amigos demorei de responder o que aconteceu com a minha sportage,pois custei a conseguir alguém para conserta-la,consegui um mecanico em novo hamburgo que ele não mexia em diesel,mas conhecia um bom mecanico,é claro não dizia quem era para poder ganhar em cima,ele disse que era a bomba,trocarão(pelo menos falaram que trocarão)testarão e não ficou boa,ai disseram que era o turbo arrumarão,trocaram a correia dentada,consertaram a primeira marcha que estava com dificuldade de engatar,arrumaram o vidro eletrico da porta do carona,etc custo do concerto quase r$ 7.000,00,fui buscar a camionete em novo hamburgo e rodei com ela 9 dias,eu estava na estrada é arrebentou a correia dentada,ligue para o mecânico ele enviou um guincho,ela ficou la uma semana,disse que teve que trocar cabeçote etc,não me cobrou nada,pois tinha trocado a correia dentada e estava na garantia,fui buscar a camionete e rodei 34 km é 700 metros e ela apagou e não pegou mais,ligue de novo para o mecânico ele mandou de novo o guincho e ficou la 4 dias ele disse que um parafuso onde passa a elétrica da camionete se afrouxou por isso se apagou,fui busca la já faz 13 dias e agora apareceu um vazamento de oleo,estou com medo de andar com ela a mais de 80 km,pois todas as vezes que passei dos 100 km ele quebrou,gosto da camionete mas estou desanimando
    GRAND SPORTAGE 4X4 DIESEL, INTERCOOLER 99

  • #7
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por a1000ton Ver Post
    Amigos demorei de responder o que aconteceu com a minha sportage,pois custei a conseguir alguém para conserta-la,consegui um mecanico em novo hamburgo que ele não mexia em diesel,mas conhecia um bom mecanico,é claro não dizia quem era para poder ganhar em cima,ele disse que era a bomba,trocarão(pelo menos falaram que trocarão)testarão e não ficou boa,ai disseram que era o turbo arrumarão,trocaram a correia dentada,consertaram a primeira marcha que estava com dificuldade de engatar,arrumaram o vidro eletrico da porta do carona,etc custo do concerto quase r$ 7.000,00,fui buscar a camionete em novo hamburgo e rodei com ela 9 dias,eu estava na estrada é arrebentou a correia dentada,ligue para o mecânico ele enviou um guincho,ela ficou la uma semana,disse que teve que trocar cabeçote etc,não me cobrou nada,pois tinha trocado a correia dentada e estava na garantia,fui buscar a camionete e rodei 34 km é 700 metros e ela apagou e não pegou mais,ligue de novo para o mecânico ele mandou de novo o guincho e ficou la 4 dias ele disse que um parafuso onde passa a elétrica da camionete se afrouxou por isso se apagou,fui busca la já faz 13 dias e agora apareceu um vazamento de oleo,estou com medo de andar com ela a mais de 80 km,pois todas as vezes que passei dos 100 km ele quebrou,gosto da camionete mas estou desanimando
    O problema não é o carro, é o mexanico...

    []s
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    Sportage TDI 2001 Curta
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  • #8
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    Concordo mas eu não intendo nada de mecânica e ja fiquei empenhado 2 vezes,e gastei uma grana e não consigo confiar na camionete,estava louco para viajar com ela,mas tenho medo de ficar empenhado de novo,quando tenho que ir para a estrada vou no meu corsa 1.0 ,1998 que nunca me deixou empenhado,não conheço nenhum mecânico que possa confiar aqui em porto alegre,todos cobram caro e são umas merdas
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  • #9
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por a1000ton Ver Post
    Concordo mas eu não intendo nada de mecânica e ja fiquei empenhado 2 vezes,e gastei uma grana e não consigo confiar na camionete,estava louco para viajar com ela,mas tenho medo de ficar empenhado de novo,quando tenho que ir para a estrada vou no meu corsa 1.0 ,1998 que nunca me deixou empenhado,não conheço nenhum mecânico que possa confiar aqui em porto alegre,todos cobram caro e são umas merdas
    Não sei se é proximo a vc ou não, mas em Pelotas eu recomendo o Sr. Miguel, excelente mecanico e especialista em sportage diesel.
    (53) 30252198
    skype - maat1210

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  • #10
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    Eduarte, pelotas fica a 280 km daqui,quanto ao sro. Miguel eu já tinha visto a indicação dele aqui,cheguei a falar com ele pelo skype,mas guincha la até pelotas toda vez que estragar to ferrado
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  • #11
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por a1000ton Ver Post
    Eduarte, pelotas fica a 280 km daqui,quanto ao sro. Miguel eu já tinha visto a indicação dele aqui,cheguei a falar com ele pelo skype,mas guincha la até pelotas toda vez que estragar to ferrado
    Realmente fica longe...

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  • #12
    Usuário Avatar de ViniFreitas
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    Mas a questão Amilton, se você fizesse revisões de pelo menos 10 em 10 mil km com o Sr Miguel valeria muito mais a pena, e garanto que dificilmente ela iria quebrar, minhas revisões são feitas pelo mesmo mecanico desde zero (Junior da antiga Kia Disveli fica a uns 100km da minha casa), e com exceção de uma quebra de diferencial traseiro por cabacice minha (passei por trechos alagados e não verifiquei o oleo). Nunca quebrou, então arruma um tempo leva a a viatura, pois mais vale um mecanico bom longe do que arriscar mais um ai por perto.
    Kia Sportage 2.0 Turbo Diesel Intercooler 4x4 - 2003 - Azul
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    Amante de barro, confinado na cidade

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