não necessariamente, pode apostar que deve ser a caixa de transferencia.....como o danilo disse, basta segurar a alavanca do 4x4 e da reduzida e ver se o barulho diminui.
abs
Versão Imprimível
Andre o barulho poderia sumir se fosse em uma das engrenagens, por exemplo na 1,2,3,4 ou 5 macha, então o chiado seria em uma dessas machas e quando desengatado sumiria. Tanto o rolamento quanto a caixa de transferencia se o veiculo tiver desengatado elas continuam girando.
Outro teste pode ser feito nos rolamentos, funciona assim:
Levante o eixo traseiro do lado esquerdo (pode ser qualquer lado, tanto faz direito ou esquerdo) ate que a roda esqueda saia do chao (e a da direita vai permanecer no chao)então engate uma 4ª macha ou 3ª, e acelere o veiculo ate uns 2000 rpm, e imediatemente desengate o cambio e deslique o motor, e ouça o barulho, depois abaixe o macaco e faça o mesmo procedimento do lado direito.
Conclusão se for o rolamento traseiro o veiculo fará um urrado bem mais alto do lado que o rolamento estiver estragado.
OBS importante: se o sei eixo traseiro tiver bloqueio 75% não poderá fazer o teste, se for 100 % vc terá que desbloquear antes de fazer o teste.
André qualquer duvida pode perguntar.
Bom..não é a toa que ainda sou mirim rsrsrs
Como saber se tenho ou não bloqueio ? se ainda me lembro das aulas de mecânica seria belo cubo da roda (que teria a chave de bloqueio). No meu caso não tem, portanto imagino que as rodas são livres (embora é uma excelente idéia colocar o bloqueio - hehe vou ter que vender alguma coisa para comprar isso !).
Amanhã de manhã estamos desmontando o tanque para limpar e resolver o problema do bocal que vaza. Depois será feito o teste com as rodas e o conserto da junta do diferencial. Vou aproveitar para inspecionar pinhão e coroa.
Ai ai como eu queria ter uma oficinaaaaa !
Valeu pelas dicas amigos, mas aposto como é rolamento e não cambio.
Uma pergunta - onde encontro gravado o modelo da caixa ?
(o fórum hoje não está moleza - toda hora caindo)
mais uma coisa - Leo - fiz o teste segurando as alavancas e nada. As minhas estão bem firmes. Com certeza não é esse o problema.
abratz
andre,
ainda bem que estão firmes, hehehe, mas não é isso não....
qdo vc coloca a mão nelas vc sente a vibração e se vc apertar uma contra a outra o barulho diminui....
abs
Cheguei uma epoca a usar uma espuma entre as alavancas
Bem, vamos aos fatos:
depois de um dia inteiro de testes com o diferencial e as rodas traseiras, e ainda usando um estetoscópio para garantir qualidade (não sei do que)...descobrimos que o ronco vinha mesmo dos "rolamentos" da roda. O esquerdo está bem judiado e o direito mais ou menos. O resto aparentemente está normal.
Descobrimos outras coisas (como um vazamento crônimo na mangueira do tanque) e vou postar outro tópico pois a coisa vai esquentar.
Abraços
hehe melhor mesmo...mas ainda estou quebrando a cabeça (e o bolso !!)
Se alguém puder confirmar - são estes ??
"Para os veículos sem roda livre os rolamentos das rodas dianteiras são da marca SKF, ref. 32010 X/Q, ou Timken 32010X, são os mesmos rolamentos de roda dos furgões Fiat Ducato e utilizados na lateral da coroa de diferencial do furgão Mercedes MB 180D." (extraido do site jpx)
??
estava fuçando no forum - são esses mesmos ? os traseiros ?
pow - 250 latinhas ?
vou largar o emprego e ser fabricante de rolamentos hahaha
Dá uma ligada na murari e confirma.
Então Martin...fiz umas pesquisas por aqui. Mas preciso de uma segunda opinião de preço.
Preciso dos rolamentos traseiros. Gostaria de saber se alguém trocou recentemente, por qual modelo e qual foi o preço. Só para saber se estão querendo tirar o lucro de 2010 inteiro nas minhas costas.
Abraços
André