Sim consegui, já estou rodando e está mmmuito bom mesmo, vou instalar o intercooler fim de semana e depois vou fazer um vídeo.
Versão Imprimível
Sim consegui, já estou rodando e está mmmuito bom mesmo, vou instalar o intercooler fim de semana e depois vou fazer um vídeo.
Boa tarde! Amigos, minha VTR foi adaptado o AP 1.9 ALH e desde que terminei a adaptação não consegui afinar o mesmo devido a estes detalhes: Tipo de Bomba injetora que melhor se adéqua para este motor, uma turbina que atenda tanto em baixas como em alta, sem ser variável e principalmente a correta instalação do intercooler no conjunto, pois como deixei o J parado desde o termino até a presente data, não concluí a revisão de toda esta parte para terminantemente testar o mesmo no dia a dia. Se alguém puder me indicar qual a melhor BI que atenda as características deste motor, bem como uma turbina com waste-gate que seja eficiente fico muito grato.
Nomade, até algum tempo atras a Crestana em São Paulo tinha a BI original desse motor de uma olhada no site: http://www.crestana.com.br/
Um turbo que funcione sem lag em baixa e tenha potência em alta é difícil por causa que cada turbo tem uma faixa específica de regime de trabalho, onde é maior a sua eficiência.
Tentaram usar o turbo vgt, de geometria variável, mas como dá muito problema por causa do excesso de fuligem travar as palhetas, é melhor continuar com o de sistema waste-gate.
No meu ponto de vista, a solução seria usar um sistema bi-turbo, e no caso estou tentando adaptar o bi-turbo da Amarok no motor alh que possuo, mas por enquanto está em estágio inicial, assim como o projeto de converter o motor original em 2 tempos diesel.
Essa de converter o motor original em dois tempos achei um tanto interessante, pra não dizer doideira... Sou louco pelos motores detroit 2T, porém são um tanto pesados para adaptar no Jota. Espero que dê continuidade ao projeto 2T, estou curioso. Se possível abra um tópico expecífico...
Grande abraço.
Tem um tópico no fórum geral onde postei os vídeos do motor 1.9 wv diesel transformado para 2 tempos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...pet-valve.html
O projeto está meio que parado pelo fato da falta de tempo($$$) e algumas dificuldades técnicas a serem superadas, principalmente com a bomba injetora, mas pretendo assim que possível transformar meu DW8 do J em dois tempos.
Por enquanto estou com um projeto mais simples de tentar adaptar o bi-turbo da Amarok no motor vw 1.9 ALH que comprei do Régis, e ver se consigo finalizar a reforma do J antes da Fenajeep do ano que vem.
Vc realmente quer complicar colocando mais um turbo? Vc não acha que seria dor de cabeça e mais uma peça para quebrar? Vou postar já já a turbina que está no APD TD. Enche muito rápido, tanto que se eu quiser ela dá 1kg com o jipe parado.
Nos links abaixo vcs podem ver a turbina que uso no meu AP ATD PD eletrônico. Ela tem wastegate e é controlada pela válvula N75. Em 5ª marcha a 2000 giros estou a 80km/h. Câmbio clark original e pneus 7.50 x 16. Ainda não tive a coragem (nem terei)de andar na velocidade máxima, mas acredito que 140 km/h vai mole mole.
Se eu ciscar o pé ela dá 1,5kg
https://goo.gl/photos/Af24hEktKwvhCzPCA
https://goo.gl/photos/3tZKqrtUv8rCxJ7d9
Boa tarde Amigos!
Estou retomando o processo de finalização desta adaptação do motor VW 1.9 ALH BI mecânica e agardeço desde já aos que se manifestaram diante da duvida por mim levantada!
Pude concluir o seguinte até o presente momento:
A BI que veio instalada no motor que adquiri do Regis parece ser a Bosh original destes motores, desta forma vou mante-la pois possuí LDA original e como quero adquirir mais potência, tal artificio já me garante algum ganho...
Com relação a turbina que irei instalar, estou em duvida ante duas finalistas: a da S-10/2.8 mecânica que já possuo ou a da HR/ Kia Bongo que segundo pude pesquisar, mais se adéqua para o regime de funcionamento do motor utilizado, além do fato que originalmente os VW AP-TD serem equipados com a turbinas GT1749-V "sigla para variável" sendo que os turbo utilizados por estes utilitários HR/ Kia Bongo são da mesma denominação GT 1749 porém sem ser variável; pequenos e robustos e com refrigeração a água foram projetados para utilização em motores até 2.5 possibilitando ganho razoável de potencia em baixas rotações, mantendo boas performances nas altas.
Como já efetuei a instalação do intercooler de competição da l-200 confeccionado em alumínio, bem como a respectiva ventoinha para ventilação forçada por scoop no capô, pretendo agora escolher acertadamente na aquisição e instalação do turbo mais adequado para este conjunto...
Aguardo a manifestação dos amigos ante as duas possibilidades apresentadas entre prós e contras de ambos para nortear minha escolha em mais informação técnica e poder tirar maior aproveitamento deste novo coração que transplantei para minha VTR, pois pretendo chegar pelo menos na faixa dos 110 a 130 cv sem os artifícios eletrônicos que outros AP/TD-i possuem.
Conto com a colaboração de todos e mais uma vez muito grato pela ajuda até o momento.
O motor PD eletrônico é outra história, pois possui bico-bomba com pressão bem mais alta e o gerenciamento eletrônico faz com que o turbo encha mais rápido em relação ao puramente mecânico.
Pela foto percebi que é o mesmo tipo de turbo que equipa a Amarok, que seria no caso o Turbo grande do bi-turbo.
No meu caso, decidi ir para o motor mecânico, e para combater o lag abaixo de 2000 rpm decidi pelo caminho do bi-turbo.
É bem mais complicado para adaptar e transformar o bi-turbo eletrônico em mecânico, mas quanto ao problema de quebras, teria a mesma resistência do turbo de fábrica, pois iria trabalhar dentro dos padrões normais do projeto inicial. O importante é sempre ter cuidado com o óleo do motor, pois o diesel quer queira ou não, suja muito o óleo por fuligem, e essa contaminação é que faz quebrar o motor.
Quanto ao fato de chegar a 1.5 kg, não vejo problema nenhum, pois o motor é bem reforçado e pelo exemplo dos caras lá de fora da TDI.net e outros grupos, aguenta bem o tranco mesmo com pressão superiores a essas.
Agora, a graça destas modificações está em justamente tentar fazer algo novo e desafiador, pena que a um custo de grana e tempo altos, portanto seria um hobby caro, mas no final profundamente gratificante, e que acabado um projeto já começa a coceira de começar outro. Seria uma forma de compensar meu recalque pelo fato de não poder ter cursado engenharia mecânica, que era meu sonho de jovem.
Fiquei impressionado com o projeto 2 tempos para o motor VW 1.9, em nada parece um motor diesel pois a rotação fica mais macia e a resposta muito mais eficiente nas acelerações lembrando um bólido esportivo. Realmente seu projeto está de parabéns e no que diz respeito a cobaias para testar sua adaptação, me coloco a disposição quando quiser, rs...
Seu projeto está empregando um supercharger m-45 ao invés do turbo convencional ou estou enganado? De qualquer forma, muito interessante seu projeto e quando aprimora-lo da forma que pretende me contate para eu poder ter acesso a sua tecnologia e desfrutar mais de um motor com desempenho superior para as trilhas e dia a dia!:curtir::cool:
Na verdade este m-45 e o motor é do meu mecânico. Quando for fazer o meu irei colocar um twin scroll do Mazda Millenia que comprei pelo Ebay quando o dólar estava barato, e neste caso, a eficiência volumétrica dele é bem melhor que o do tipo roots do m-45. O fato de usar compressor em vez de turbo é porque o motor 2 tempos precisa ter pressão positiva na entrada de ar desde 0 rpm, pois senão não pega. Alguns doidos que colocaram motores 12 cilindros detroit diesel em hot-rods e usavam apenas turbo, tinham de dar partida através de um tanque de ar comprimido.
Poderia se usar o turbo em conjunto com o compressor, tendo assim um melhor rendimento, mas como está em estágio inicial de desenvolvimento, por hora iremos apenas fazer funcionar com o compressor.
Quanto ao turbo a ser usado no ALH, se for monoturbo por waste-gate, não tem almoço grátis: Ou se tem bom torque em baixa rotação ou potência em alta. Os caras lá fora arrancam horrores de potência, mas são para uso em carros leves, onde o torque em baixa não importa muito, mas no caso de jipe de trilha, acho melhor um torque constante, pois se vier o torque de repente, apenas vai cavocar o chão sem ir para frente.
Existem 3 variáveis a serem consideradas: O tamanho do turbo, a bomba injetora a ser usada e o tipo/vazão de bico injetor. Se não estiver bem casado os 3, vai ter problema de fumaça em excesso ou falta de potência.