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Tópico: Aquecimento

  • #1
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    Aquecimento




    Li, em um anúncio de um JPX, que o proprietário colocou um radiador de 19L do Volvo e o carro nunca mais teve problema de aquecimento.
    Alguém sabe informar se essa modificação dá certo? Ou seja, acaba com o problema de aquecimento do carro?

  • #2
    Como foi falado aqui, acho que o problema de aquecimento está ligado aos dutos de refrigeração do motor, pois são muito finos, com certeza colocar um radiador maior ajuda, mas acho que o problema sempre vai existir!!
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #3
    Mas se o problema congênito do XUD são as galerias de água - estreitas demais para uso turbinado - será que um outro bom paliativo não seria a colocação de uma bomba de maior pressão? Com isto a água circularia mais rápidamente entre o bloco e o radiador, garantindo uma melhor dissipação de calor. Outro ponto que poderia ser considerado é o aumento do uso de etilenoglicol no radiador. Geralmente recomenda-se 2 partes de água para 1 parte de etilenoglicol, mas quem tem memória (e idade) vai se lembrar das saudosas motos Yamaha RD350, que a Yamaha Brasil produziu de meados dos anos 80 até inicio dos anos 90. A motinha era rápida e nervosa, e era refrigerada a água. Mas como não tinha ventoinha, em uso lento ela tendia a esquentar muito. Até que uma ventoinha elétrica fosse usada, nos últimos modelos, a Yamaha recomendava a proporção de 80% de etilenoglicol e [b]20%[/n] de água. Isto ajudava na troca de calor, e também evita o aumento da pressão no sistema de arrefecimento.

    Wagner Godoy
    JPX Montez CD Lona 1996 Vermelho

  • #4
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    Bom dia,

    Não conheço muito sobre os JPX, esses dias desembarcou um aqui na cidade vindo do RJ e o proprietário virou cliente da minha oficina.

    A missão agora é essa, tentar resolver o problema de aquecimento.

    Existem outros segredos além de "redimensionar o sistema de arrefecimento"

    Obrigados à todos que puderem colaborar.

  • #5
    Vamos lá:

    - Aletas de volvo no capo viradas para trás, retira o ar quente do cofre do motor

    - Colocar calço de carroceria de 2,5 polegadas, melhora a circulação de ar por baixo

    - Retirar o filtro de ar do cofre do motor

    - Retirar todo o sistema de ar condicionado (mais radical de todos)


    Para controle, colocar um medidor mecânico de temperatura da água


    Eu estou fazendo tudo isso
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Obrigado Martin, pelo rápido auxílio.

    Estamos procurando as grades laterais do capo do Volvo mas não tem nas autopeças da minha cidade...Quero colocar no meu CJ também

    Sobre os calços de carroceria acho q vai rolar em breve pois o dono pretende colocar pneus maiores;

    Também achei q o filtro de ar atrapalha a ventilação do motor, vc tem fotos aí de uma posição legal pro filtro de ar O cara tá afim de colocar no teto

    Não verifiquei se esse J tem acd, mas atrás do radiador tem dois eletroventiladores, são originais

    []'s

  • #7
    Por parte:

    Coloca o filtro de ar no capo lado direito do carro, tomei a liberdade de pegar uma foto do carro do Augusto Braga, só que aproveitaria e colocaria o snorkel completo, para evitar o risco do pneu jogar água na entrada de ar




    Quanto as aletas eu instala-las mais para o centro do capo

    Quanto as ventoinhas, originalmente são duas mesmo, no projeto original elas devem ser acionadas em tempos diferentes, nunca juntas.

    Quanto a pneus maiores, vc vai ter dois problemas:

    1 - O Motor vai ficar fraco para o carro

    2 - Coroa e pinhão vão sofrer desgaste MUITO rápido

    Vi algumas soluções que o Augusto colocou que vou copia-las

    - Luz espia para controlar o acionamento das ventoinhas
    - Alarme do nível de água
    Martin Melcop
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  • #8
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    Blz Martin, essa foto está ideal.

    Eu tinha pensado em fixar o filtro em frente à bateria daí cortava o capo mais ou menos aí na grade direita, mas o dono não gostou porque ele quer adaptar as duas grades nessa mesma posição.


    Obrigado pela foto e dicas, agora é mãos à obra

    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de ricardolm
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    Ola Elmer, beleza?

    Posta as fotos de antes de depois da alteracao!!

    Nao se esqueca que tem que ter o cachorro em cima para ficar legal!!

    []s
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • #10
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    ricardolm, hehe pode crer

    Já passei o link pro dono do J pra ele acompanhar as dicas aqui.

    abração.

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Elmer

    Outro problema esta na junta do cabeçote, os furos p/ passagem da agua são muito pequenos, e ha tambem o problema das galerias serem muito restritas . Procure ver se o sistema de ar quente esta com a configuração original, se estiver vc pode ver aqui mesmo no forum uma medida adotada por um colega que não me lembro quem foi agora que fez um by-pass e conseguiu melhorar bem estes problemas.

    Visite tambem o site http://jpx.4x4brasil.com.br/ do nosso amigo Getulio.

    rgds
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Ok Marcelo R. A. da Cunha, vamos começar por fora, se não for suficiente vou seguir a dica do amigo.

    Obrigado.

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