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Convex Datacenter
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  • #1
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    Motor do JPX (Peugeot XUD-9A)




    Eu estou procurando um jipe para comprar, e estava pensando em um JPX, pesquisando na internet, achei o forum de vcs, q achei mt interessante, porem vi varios de vcs comentando, q o motor do JPX, XUD - 9, não é bom. Eu como não entendo praticamente nada de carro queria saber o quanto devo me preocupar com o motor do JPX? O uso dele para mim seria principalmente cidade.

    Outros modelos q estou cogitando de comprar são o Suzuki JLX, o SideKick, e o Daihatsu Feroza. Algum alerta especial sobre algum deles?

    P.S. Pretendo comprar um usado na faixa de 16.000

    Agradeço qualquer conselho,
    Jonas.

  • #2
    Jonas,

    eu comprei a uns 2 meses e meio um JPX 95 com esse motor totalmente original, inclusive o radiador (para uns o grande calacanhar de aquiles do carro). Posso dizer q eh um carro bom e dependendo da sua utilização vc nao vai ter problemas com esse motor, desde q o mesmo esteja em ordem. Jah q vc nao conhece muito carro pela sua msg, quando for ver um carro q realmente te interessa, leve um mecanico de confiança.

    []´s desejando boa sorte com o carro "novo"
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #3
    Jonas,

    Seja bem vindo ao Fórum.

    Quanto a sua pergunta eu diria que o JPX é uma ótima pedida, assim como o Suzuki. Tenho um amigo que já está a uns dois anos com o "Jotinha" e o carro é usado para trilhas "pesadas" e cidade, não lembro do cara reclamando do carro. É todo original incluindo o radiador a unica alteração que ele fez foi a mudança do alternador para cima do motor por estar sujando de barro e danificando os componentes.

    []´s e manda ver no Jotinha

  • #4
    E ai Jonas,

    Já comprou o jipão?


    []'s curiosos


    ----

  • #5
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Caros Amigos,

    O JPX é um excelente jipe, mas dispensa grandes cuidados na aquisição...

    Antes de comprar um JPX pesquise bastante sobre o veículo. Ele tem alguns problemas crônicos de projeto que dependendo do cuidado dispensado à manutenção da viatura podem acabar aborrecendo o proprietário em algum momento.

    Quanto ao motor ele não é ruim, mas fraco para a proposta do veículo e por ser fraco, conjugadamente com erros de projeto do sistema de arrefecimento e na adaptação da turbina notoriamente causam algumas dores de cabeça, mas todos esses problemas do JPX podem ser corrigidos...

    Sugiro antes de fechar qualquer negócio verificar muito bem o real estado do motor (principalmente o seu cabeçote - principal peça do motor que sofre problemas com aquecimento demasiado) e do veículo como todo. Dê uma olhada também em http://jpx.4x4brasil.com.br e verifique o que pode ser feito para corrigir eventuais problemas...

    Saudações e um grande abraço,



  • #6

    JPX

    Muito bom o site Mundo JPX, eu estou neogciando um, o qual pretendo repontenciar (provavelmente um MWM e câmbio e transferencia Land Rover), acho que algo assim foi feito com o famoso Aranha de Prata, que adotei como modelo, minha dúvida esta nos eixos e diferenciais, o conjunto que pretendo usar seria bem dimensionado para eixos da Rural ou existiria algo mais apropriado, ouvi dizer que os eixos da Hilux são muito bons, mas o problema é que o diferencial é no meio e dificultaria a conexão com o câmbio, isso procede? Agradeço aos amigos que poderem me ajudar numa configuração.

    Abraços a todos.

  • #7

    Re: JPX

    Boa noite...Valdez, estou adquirindo um JPX, ano 1994, com motor MWM 2.8 Sprint e caixa 5 marchas, originários da S-10 2000. Foi mantida a caixa de redução original. Fui a duas trilhas pesadas e não consegui atolar, nem em areia nem em lama. É um trator e o consumo é a parte melhor faz de 11 a 12 km/l uso misto (na trilha deve fazer uns 7 a 8 km/l). Estou encontrando problemas com peças originais para o sistema de freio. Estou estudando substituição pelos eixos do CJ5 (canela grossa). Razão: custo baixo de manutenção e por ter uma diversidade incrível de combinações das relações de diferencial. Tive informações que peças de reposição de eixos Toyota Bandeirante estão cada vez mais difícil de ser encontradas e cada vez mais caras. Estes eixos são exclusivos p/ Toyota, já os do CJ5 são Dana e os diferenciais são comuns a muitos veículos nacionais. Estamos no mesmo barco só que aqui o trator já está andando.
    Ah! O que mais me faz decidir pelo JPX é sua suspensão, é ótima, abraços e boa sorte.

  • #8

    XUD

    Olá,

    Alguém sabe me dizer o peso, especificações e as dimensões do XUD sem a turbina?

    Falando em dimensões e peso, podemos compara-lo com qual motor?

  • #9
    Usuário Avatar de Leonardo Truccolo
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    Re: JPX

    Citação Postado originalmente por J. Alberto Berwanger
    Boa noite...Valdez, estou adquirindo um JPX, ano 1994, com motor MWM 2.8 Sprint e caixa 5 marchas, originários da S-10 2000. Foi mantida a caixa de redução original. Fui a duas trilhas pesadas e não consegui atolar, nem em areia nem em lama. É um trator e o consumo é a parte melhor faz de 11 a 12 km/l uso misto (na trilha deve fazer uns 7 a 8 km/l). Estou encontrando problemas com peças originais para o sistema de freio. Estou estudando substituição pelos eixos do CJ5 (canela grossa). Razão: custo baixo de manutenção e por ter uma diversidade incrível de combinações das relações de diferencial. Tive informações que peças de reposição de eixos Toyota Bandeirante estão cada vez mais difícil de ser encontradas e cada vez mais caras. Estes eixos são exclusivos p/ Toyota, já os do CJ5 são Dana e os diferenciais são comuns a muitos veículos nacionais. Estamos no mesmo barco só que aqui o trator já está andando.
    Ah! O que mais me faz decidir pelo JPX é sua suspensão, é ótima, abraços e boa sorte.
    Por um acaso o Jota que vc está adquirindo é cinza?
    Seria esse?
    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Motor do JPX (Peugeot XUD-9A)-jpx-pulo_191.jpg  
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  • #10
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    O motor do JPX é leve, bem parecido com um AP.
    []´s
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  • #11
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    Caros,

    O XUD-9A que equipa os JPX tem realmente características muito próximas dos AP 1.9 diesel, em dimensões e peso. Pesei o meu quando o retirei da viatura e obtive, para o conjunto todo (motor, BI, turbina e coletor) um peso de 148 Kg. Apesar de não tê-lo medido, seu tamanho é praticamente igual aos AP 1.9 Diesel TD que já vi, inclusive quanto ao diâmetro do volante do motor.

    Desculpe a curiosidade, mas o que pensa em fazer com um XUD?

    Saudações,



  • #12
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Caros Amigos,


    Respondendo a algumas das dúvidas que vi nas Msgs anteriores, a opção de conjunto eixos/diferenciais é um dos problemas que temos enfrentado. Por isso várias sugestões e considerações:

    1. Eixos Toyota Hilux: são ótimos, mas por terem os diferenciais localizados no meio do eixo, só conseguem ser usados com a mecânica inteira da Hilux, coisa muito comum nos casos de repotencialização (troca de motor/câmbio)

    2. Eixos Willys / canela grossa: há quem diga que seriam fracos (?) para o uso no JPX devido ao motor diesel, principalmente naqueles repotencializados com motores de maior torque (MWM, HS 2.5 e etc.). Nunca vi nenhum com esta configuração de eixos e particularmente acho que este argumento de fraqueza não procede. Infelizmente não temos notícias de alguém que tenha concluído esta mudança...

    3. Eixos Toyota Bandeirantes: alteram um pouco a bitola do veículo mas oferecem robustez e desempenho compatível para o JPX. Como atualmente estão valorizados pela escassez de peças, acabam saindo caro.

    4. Eixos Land Rover Defender: Ao meu ver uma das melhores configurações disponíveis para os JPX atualmente. O conjunto é muito bom mecanicamente, porém é um tanto caro. Grande sacada seria utilizar um conjunto mecânico de caixa de câmbio, caixa de transferência e diferencial central blocante do Defender, como foi feito no JPX Aranha de Prata que aparece no site http://jpx.4x4brasil.com.br - seção JPX dos Amigos

    5. Híbridos: existem diversos JPX rodando com eixos Carraro porém usando outros diferenciais, geralmente os Dana 44, que oferecem muitas opções de relações. Estes arranjos, apesar de envolver soluções "alternativas" geralmente ficam muito bons se o serviço for bem executado. Opções neste sentido estão sendo desenvolvidas principalmente pela Tecno Diesel, do amigo Marcelo de Pouso Alegre (antiga Veidiesel), que hoje é uma das melhores oficinas especializadas em JPX do Brasil, que tem sempre buscado soluções práticas para os problemas dos nossos jotas... Vejam por exemplo o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3055

    Saudações jipeiras a todos,



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