prezados colegas,

No último mês minha cherokee Sport 98 resolveu dar todos os problemas que não havia tido até agora. O último dos problemas que acabo de notar vem do câmbio que não está trocando as marchas no giro certo. Vou listar os últimos acontecimentos para ver se pode existir alguma relação entre eles..

1. Tudo começou quando a Bomba d'agua foi embora. Começou aquela chiadeira e tive que trocar a bendita. Estava inclusive na garantia e não tive maiores problemas com isso.

2. Trocada a bomba d'agua, o carro que nunca havia passados dos 105º repentinamente chegou aos 120º. Voltei ao mecânico, achamos que poderia ter sido ar no sistema por conta da troca. Tiramos o ar. O carro funcionou bem uma semana e voltou a ferver repentinamente quando peguei um trânsito caótico na Barra da Tijuca.

3. O carro foi primeiro para uma pequena oficina que constatou que a ventoinha auxiliar não estava acionando por conta de um relé. Trocamos o relé. No mesmo dia, à noite, repentinamente o carro perdeu força e esquentou novamente.

4. Mandei o carro para a L&S em São Cristóvão. Avaliaram com mais minúcia, observaram que o radiador estava rachado. Troquei radiador e retiramos a válvula termostática.

5. Rodei com o carro 2 semanas, tendo ido 1 vez a Petrópolis e logo depois vindo para Paraty, onde moro. Nessa vinda peguei trânsito forte na avenida Brasil e o carro se manteve nos 100º, tudo uma maravilha.

6. Em Paraty rodo pouco, mas passo diariamente por poças d'agua fundas. O carro estava funcionando as mil maravilhas nessas semanas, sem problemas, sem esquentar, redondinho. Um dia desses havia notado logo ao chegar em casa uma pequena fumaça vindo de baixo do carro, mas como tinha acabado de passar por uma dessas poças bem grandes, considerei ser natural do contato da agua com calor.

até que...

hoje ao ligar o carro, o senti mais acelerado do que o habitual, em P.
Andando em D, parecia que estava em 1-2... travado em primeira marcha e com giro alto. Fui até a Rio Santos para fazer um teste e vi que quando passava um pouco dos 3 mil giros o carro trocava de marcha, indo até a terceira, sempre precisando subir o giro para fazer a troca.

agora estou aqui cheio de pulgas na orelha e gostaria de saber quais procedimentos tomar. Pode ter a ver com a retirada da termostática? com a troca do radiador? o radiador também resfria o câmbio?

desculpem a ignorância, sou um tanto leigo, mas tentei dizer com o máximo de detalhe os últimos acontecimentos do carro.

além de um descarrego, que posso fazer para resolver esse problema da XJ?

grato,

Antonio