x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15

Lightbulb Ajuda Câmbio XJ 98 e etc.

prezados colegas,

No último mês minha cherokee Sport 98 resolveu dar todos os problemas que não havia tido até agora. O último dos problemas que acabo de notar vem do câmbio que não está trocando as marchas no giro certo. Vou listar os últimos acontecimentos para ver se pode existir alguma relação entre eles..

1. Tudo começou quando a Bomba d'agua foi embora. Começou aquela chiadeira e tive que trocar a bendita. Estava inclusive na garantia e não tive maiores problemas com isso.

2. Trocada a bomba d'agua, o carro que nunca havia passados dos 105º repentinamente chegou aos 120º. Voltei ao mecânico, achamos que poderia ter sido ar no sistema por conta da troca. Tiramos o ar. O carro funcionou bem uma semana e voltou a ferver repentinamente quando peguei um trânsito caótico na Barra da Tijuca.

3. O carro foi primeiro para uma pequena oficina que constatou que a ventoinha auxiliar não estava acionando por conta de um relé. Trocamos o relé. No mesmo dia, à noite, repentinamente o carro perdeu força e esquentou novamente.

4. Mandei o carro para a L&S em São Cristóvão. Avaliaram com mais minúcia, observaram que o radiador estava rachado. Troquei radiador e retiramos a válvula termostática.

5. Rodei com o carro 2 semanas, tendo ido 1 vez a Petrópolis e logo depois vindo para Paraty, onde moro. Nessa vinda peguei trânsito forte na avenida Brasil e o carro se manteve nos 100º, tudo uma maravilha.

6. Em Paraty rodo pouco, mas passo diariamente por poças d'agua fundas. O carro estava funcionando as mil maravilhas nessas semanas, sem problemas, sem esquentar, redondinho. Um dia desses havia notado logo ao chegar em casa uma pequena fumaça vindo de baixo do carro, mas como tinha acabado de passar por uma dessas poças bem grandes, considerei ser natural do contato da agua com calor.

até que...

hoje ao ligar o carro, o senti mais acelerado do que o habitual, em P.
    Andando em D, parecia que estava em 1-2... travado em primeira marcha e com giro alto. Fui até a Rio Santos para fazer um teste e vi que quando passava um pouco dos 3 mil giros o carro trocava de marcha, indo até a terceira, sempre precisando subir o giro para fazer a troca.

agora estou aqui cheio de pulgas na orelha e gostaria de saber quais procedimentos tomar. Pode ter a ver com a retirada da termostática? com a troca do radiador? o radiador também resfria o câmbio?

desculpem a ignorância, sou um tanto leigo, mas tentei dizer com o máximo de detalhe os últimos acontecimentos do carro.

além de um descarrego, que posso fazer para resolver esse problema da XJ?

grato,

Antonio

Usuário Avatar de LeandroCHT
    Entrada
    30/08/2007
    Local
    Mogi das Cuzes/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por garcia.antonio Ver Post
    prezados colegas,

No último mês minha cherokee Sport 98 resolveu dar todos os problemas que não havia tido até agora. O último dos problemas que acabo de notar vem do câmbio que não está trocando as marchas no giro certo. Vou listar os últimos acontecimentos para ver se pode existir alguma relação entre eles..

1. Tudo começou quando a Bomba d'agua foi embora. Começou aquela chiadeira e tive que trocar a bendita. Estava inclusive na garantia e não tive maiores problemas com isso.

2. Trocada a bomba d'agua, o carro que nunca havia passados dos 105º repentinamente chegou aos 120º. Voltei ao mecânico, achamos que poderia ter sido ar no sistema por conta da troca. Tiramos o ar. O carro funcionou bem uma semana e voltou a ferver repentinamente quando peguei um trânsito caótico na Barra da Tijuca.

3. O carro foi primeiro para uma pequena oficina que constatou que a ventoinha auxiliar não estava acionando por conta de um relé. Trocamos o relé. No mesmo dia, à noite, repentinamente o carro perdeu força e esquentou novamente.

4. Mandei o carro para a L&S em São Cristóvão. Avaliaram com mais minúcia, observaram que o radiador estava rachado. Troquei radiador e retiramos a válvula termostática.

5. Rodei com o carro 2 semanas, tendo ido 1 vez a Petrópolis e logo depois vindo para Paraty, onde moro. Nessa vinda peguei trânsito forte na avenida Brasil e o carro se manteve nos 100º, tudo uma maravilha.

6. Em Paraty rodo pouco, mas passo diariamente por poças d'agua fundas. O carro estava funcionando as mil maravilhas nessas semanas, sem problemas, sem esquentar, redondinho. Um dia desses havia notado logo ao chegar em casa uma pequena fumaça vindo de baixo do carro, mas como tinha acabado de passar por uma dessas poças bem grandes, considerei ser natural do contato da agua com calor.

até que...

Andando em D, parecia que estava em 1-2... travado em primeira marcha e com giro alto. Fui até a Rio Santos para fazer um teste e vi que quando passava um pouco dos 3 mil giros o carro trocava de marcha, indo até a terceira, sempre precisando subir o giro para fazer a troca.

agora estou aqui cheio de pulgas na orelha e gostaria de saber quais procedimentos tomar. Pode ter a ver com a retirada da termostática? com a troca do radiador? o radiador também resfria o câmbio?

desculpem a ignorância, sou um tanto leigo, mas tentei dizer com o máximo de detalhe os últimos acontecimentos do carro.

grato,

Antonio
    Antonio já retirou a vareta do oléo do cambio para ver se têm espuma branca ? Se tiver misturou água.
    Recentemente tive problema com água misturada no óleo do câmbio, no meu caso foi por passar por alagado de 1,5 m, mas no seu deve ser outra coisa.
    L200 Triton V6 -original por ora
    ex :Wrangler TJ - 33'' -ZHME 12.000 lbs -PX-GPS
    ex: Tracker

Usuário
    Entrada
    13/10/2008
    Local
    Bom Jardim/RJ
    Antonio
    vc postou que trocou o radiador. Quanto custou ? Comprou aqui mesmo, importou ou fabricou um novo ?

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Garcia

O radiador tem uma pequena parte para resfriar o óleo do cambio, vc tem certeza que o radiador que foi colocado é igual ? Se foi trocado na L&S deve ser bom, os caras entendem do que fazem.

Normalmente esses problemas são originários do óleo do cambio.Como o carro esquentou muito por pelo menos duas vezes é provável que o óleo do cambio esteja ruim.Eu trocaria.

[]´

Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Garcia

O radiador tem uma pequena parte para resfriar o óleo do cambio, vc tem certeza que o radiador que foi colocado é igual ? Se foi trocado na L&S deve ser bom, os caras entendem do que fazem.

Normalmente esses problemas são originários do óleo do cambio.Como o carro esquentou muito por pelo menos duas vezes é provável que o óleo do cambio esteja ruim.Eu trocaria.

[]´
    Faz sentido... o radiador é a chave dos câmbios automáticos... sendo assim procure se informar sobre o óleo do câmbio... é muito importante pra vida útil do conjunto.

E um câmbio automático desses não se acha na esquina.

Abraços!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

Zé, o Radiador eu comprei na RADIMEC em São Cristóvão, recomendadados pela própria L&S.

A dica é negociar o preço direto com a RADIMEC. Paguei R$850,00 no radiador de latão e cobre.

Por enquanto ainda não resolvi o problema do câmbio por ocnta do feriado. Tive que dar uma saída agora cedo e o câmbio fincionou normalmente por um tempo e depois voltou a pedir mais giro pra fazer as trocas...

vou trocar o óleo amanhã. Só encontrei o Dexron II e Atf A A, alguém sabe se tem problema usar o II ao invés do III?

grato,

Antonio

Usuário
    Entrada
    13/10/2008
    Local
    Bom Jardim/RJ
    Zé, o Radiador eu comprei na RADIMEC em São Cristóvão, recomendadados pela própria L&S.

A dica é negociar o preço direto com a RADIMEC. Paguei R$850,00 no radiador de latão e cobre.
    Valeu Antonio, vou avaliar a real necesidade da troca do radiador.
    Quanto ao Dexron III, deixo para os cherokeiros mais esperiente te aconselharem (aqui em Niterói, eu não tive dificuldades de trocar óleo - troquei na Marasul Lubrificantes no bairro do Barreto - procura mais um pouco que você deve achar o correto).
    Abraços.

Recomendado pelo fabricante é dextron III...... procura que vc acha sim....!!!!...tem até da BR !!!

Nao poe DII não...pra que ???.

abs

Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Concordo com o Guto, opte pelo Dextron III, o da BR é o OH-49-TDX

Óleo hidráulico tipo ATF para transmissões automáticas aprovado de acordo com as especificações GM DEXRON® III e Allison C-4 e Ford MERCON.

É vendido em frascos de 500ml, alguns postos BR vendem.

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186

Duas oficinas, dois métodos distintos

Senhores, preventivamente, vou trocar o óleo do câmbio da minha Sport (1999), apesar de estar funcionando perfeitamente.
    Em uma das oficinas, especializada em importados, o método utilizado para troca é com a máquina de sucção que tira todo o óleo do sistema.
    Opcionalmente, eles oferecem o serviço de flush para retirada total de partículas e resíduos.
    Depois, colocam os 11 litros de óleo Dextrom III.
    Assinalaram que não é necessário trocar o filtro
    Causou-me estranheza, claro; todavia, se a oficina visa o lucro e, opta em não vender o filtro, seria porque realmente não precisa ou não consegue encomendar?
    Bom, agradeci e fui embora.
    Em seguida, fui na minha oficina de confiança.
    Lá, condenaram o uso da máquina de sucção, pois prejudica o "sistema de retorno do óleo".
    Método utilizado por eles: drenar o óleo naturalmente, abrir o cárter, trocar obrigatoriamente o filtro e, completar o sistema com o óleo novo.
    Bom, quanto à troca do filtro, isto me parece claro que realmente deva ser trocado, sob pena de saturamento, mesmo se utilizando óleo novo no sistema.
    Mas e quanto ao uso da máquina de sucção? Existe alguma restrição em utilizá-la? E o flush, é necessário?
    Acho que o método mais correto seria a retirada com máquina, sem flush, troca do filtro e colocação dos 11 litros de óleo.
    É isto?
    Desculpem a extensão do texto, mas ele é exponencialmente proporcional à importância e preço de um câmbio novo

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Galicon,

O filtro do cambio da XJ em alguns casos pode ser lavado, talves por isso a sugestão da primeira oficina em não ser necessária a troca. Eu também não gosto muito da idéia do flush em carros com mais de 10 anos ou alta quilometragem se isso não vinha sendo fetio com frequencia. Smente drenar o óleo sem o uso da maquina e trocar o filtro vc vair trocar menos da metade do ATF do cambio porque não substituirá o ATF que estiver no conversor de torque e na bomba.

Concordo que a melhor alternativa pe trocar o filtro e o ATF utilizando a maquina, mas verifica a quantidade de ATF porque que me lembre são 8 litros no CA e 2 na TCase.

abraços.

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    prezados colegas,

até que...

grato,

Antonio
    Garcia, comecei a ficar mais curioso em saber a solução do seu problema.
    Nos útimos dias comecei a perceber fatos semelhantes aos relatados por você.
    A segunda marcha anda se alongando um pouco mais.
    Também com o carro parado em uma sinaleira e com o pé no freio, ele dá uma pequena tremida e um passo à frente.
    Ontem, parado, cheguei a olhar pelo espelho retrovisor, pois a tive a nítida sensação que alguém havia dado uma encostada no meu carro.
    Resumindo, é como se num carro manual você deixasse escapar um pouco a embreagem.
    O óleo é novo e está no nível.
    Alguém teria algum comentário a fazer, de preferência bem positivo?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem