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  • #1

    Lightbulb Ajuda Câmbio XJ 98 e etc.




    prezados colegas,

    No último mês minha cherokee Sport 98 resolveu dar todos os problemas que não havia tido até agora. O último dos problemas que acabo de notar vem do câmbio que não está trocando as marchas no giro certo. Vou listar os últimos acontecimentos para ver se pode existir alguma relação entre eles..

    1. Tudo começou quando a Bomba d'agua foi embora. Começou aquela chiadeira e tive que trocar a bendita. Estava inclusive na garantia e não tive maiores problemas com isso.

    2. Trocada a bomba d'agua, o carro que nunca havia passados dos 105º repentinamente chegou aos 120º. Voltei ao mecânico, achamos que poderia ter sido ar no sistema por conta da troca. Tiramos o ar. O carro funcionou bem uma semana e voltou a ferver repentinamente quando peguei um trânsito caótico na Barra da Tijuca.

    3. O carro foi primeiro para uma pequena oficina que constatou que a ventoinha auxiliar não estava acionando por conta de um relé. Trocamos o relé. No mesmo dia, à noite, repentinamente o carro perdeu força e esquentou novamente.

    4. Mandei o carro para a L&S em São Cristóvão. Avaliaram com mais minúcia, observaram que o radiador estava rachado. Troquei radiador e retiramos a válvula termostática.

    5. Rodei com o carro 2 semanas, tendo ido 1 vez a Petrópolis e logo depois vindo para Paraty, onde moro. Nessa vinda peguei trânsito forte na avenida Brasil e o carro se manteve nos 100º, tudo uma maravilha.

    6. Em Paraty rodo pouco, mas passo diariamente por poças d'agua fundas. O carro estava funcionando as mil maravilhas nessas semanas, sem problemas, sem esquentar, redondinho. Um dia desses havia notado logo ao chegar em casa uma pequena fumaça vindo de baixo do carro, mas como tinha acabado de passar por uma dessas poças bem grandes, considerei ser natural do contato da agua com calor.

    até que...

    hoje ao ligar o carro, o senti mais acelerado do que o habitual, em P.
    Andando em D, parecia que estava em 1-2... travado em primeira marcha e com giro alto. Fui até a Rio Santos para fazer um teste e vi que quando passava um pouco dos 3 mil giros o carro trocava de marcha, indo até a terceira, sempre precisando subir o giro para fazer a troca.

    agora estou aqui cheio de pulgas na orelha e gostaria de saber quais procedimentos tomar. Pode ter a ver com a retirada da termostática? com a troca do radiador? o radiador também resfria o câmbio?

    desculpem a ignorância, sou um tanto leigo, mas tentei dizer com o máximo de detalhe os últimos acontecimentos do carro.

    além de um descarrego, que posso fazer para resolver esse problema da XJ?

    grato,

    Antonio

  • #2
    Usuário Avatar de LeandroCHT
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    Citação Postado originalmente por garcia.antonio Ver Post
    prezados colegas,

    No último mês minha cherokee Sport 98 resolveu dar todos os problemas que não havia tido até agora. O último dos problemas que acabo de notar vem do câmbio que não está trocando as marchas no giro certo. Vou listar os últimos acontecimentos para ver se pode existir alguma relação entre eles..

    1. Tudo começou quando a Bomba d'agua foi embora. Começou aquela chiadeira e tive que trocar a bendita. Estava inclusive na garantia e não tive maiores problemas com isso.

    2. Trocada a bomba d'agua, o carro que nunca havia passados dos 105º repentinamente chegou aos 120º. Voltei ao mecânico, achamos que poderia ter sido ar no sistema por conta da troca. Tiramos o ar. O carro funcionou bem uma semana e voltou a ferver repentinamente quando peguei um trânsito caótico na Barra da Tijuca.

    3. O carro foi primeiro para uma pequena oficina que constatou que a ventoinha auxiliar não estava acionando por conta de um relé. Trocamos o relé. No mesmo dia, à noite, repentinamente o carro perdeu força e esquentou novamente.

    4. Mandei o carro para a L&S em São Cristóvão. Avaliaram com mais minúcia, observaram que o radiador estava rachado. Troquei radiador e retiramos a válvula termostática.

    5. Rodei com o carro 2 semanas, tendo ido 1 vez a Petrópolis e logo depois vindo para Paraty, onde moro. Nessa vinda peguei trânsito forte na avenida Brasil e o carro se manteve nos 100º, tudo uma maravilha.

    6. Em Paraty rodo pouco, mas passo diariamente por poças d'agua fundas. O carro estava funcionando as mil maravilhas nessas semanas, sem problemas, sem esquentar, redondinho. Um dia desses havia notado logo ao chegar em casa uma pequena fumaça vindo de baixo do carro, mas como tinha acabado de passar por uma dessas poças bem grandes, considerei ser natural do contato da agua com calor.

    até que...

    hoje ao ligar o carro, o senti mais acelerado do que o habitual, em P.
    Andando em D, parecia que estava em 1-2... travado em primeira marcha e com giro alto. Fui até a Rio Santos para fazer um teste e vi que quando passava um pouco dos 3 mil giros o carro trocava de marcha, indo até a terceira, sempre precisando subir o giro para fazer a troca.

    agora estou aqui cheio de pulgas na orelha e gostaria de saber quais procedimentos tomar. Pode ter a ver com a retirada da termostática? com a troca do radiador? o radiador também resfria o câmbio?

    desculpem a ignorância, sou um tanto leigo, mas tentei dizer com o máximo de detalhe os últimos acontecimentos do carro.

    além de um descarrego, que posso fazer para resolver esse problema da XJ?

    grato,

    Antonio
    Antonio já retirou a vareta do oléo do cambio para ver se têm espuma branca ? Se tiver misturou água.
    Recentemente tive problema com água misturada no óleo do câmbio, no meu caso foi por passar por alagado de 1,5 m, mas no seu deve ser outra coisa.
    L200 Triton V6 -original por ora
    ex :Wrangler TJ - 33'' -ZHME 12.000 lbs -PX-GPS
    ex: Tracker

  • #3
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    Antonio
    vc postou que trocou o radiador. Quanto custou ? Comprou aqui mesmo, importou ou fabricou um novo ?

  • #4
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    Garcia

    O radiador tem uma pequena parte para resfriar o óleo do cambio, vc tem certeza que o radiador que foi colocado é igual ? Se foi trocado na L&S deve ser bom, os caras entendem do que fazem.

    Normalmente esses problemas são originários do óleo do cambio.Como o carro esquentou muito por pelo menos duas vezes é provável que o óleo do cambio esteja ruim.Eu trocaria.

    []´

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Garcia

    O radiador tem uma pequena parte para resfriar o óleo do cambio, vc tem certeza que o radiador que foi colocado é igual ? Se foi trocado na L&S deve ser bom, os caras entendem do que fazem.

    Normalmente esses problemas são originários do óleo do cambio.Como o carro esquentou muito por pelo menos duas vezes é provável que o óleo do cambio esteja ruim.Eu trocaria.

    []´
    Faz sentido... o radiador é a chave dos câmbios automáticos... sendo assim procure se informar sobre o óleo do câmbio... é muito importante pra vida útil do conjunto.

    E um câmbio automático desses não se acha na esquina.

    Abraços!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #6
    Zé, o Radiador eu comprei na RADIMEC em São Cristóvão, recomendadados pela própria L&S.

    A dica é negociar o preço direto com a RADIMEC. Paguei R$850,00 no radiador de latão e cobre.

    Por enquanto ainda não resolvi o problema do câmbio por ocnta do feriado. Tive que dar uma saída agora cedo e o câmbio fincionou normalmente por um tempo e depois voltou a pedir mais giro pra fazer as trocas...

    vou trocar o óleo amanhã. Só encontrei o Dexron II e Atf A A, alguém sabe se tem problema usar o II ao invés do III?

    grato,

    Antonio

  • #7
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    Citação Postado originalmente por garcia.antonio Ver Post
    prezados colegas,

    No último mês minha cherokee Sport 98 resolveu dar todos os problemas que não havia tido até agora. O último dos problemas que acabo de notar vem do câmbio que não está trocando as marchas no giro certo. Vou listar os últimos acontecimentos para ver se pode existir alguma relação entre eles..

    1. Tudo começou quando a Bomba d'agua foi embora. Começou aquela chiadeira e tive que trocar a bendita. Estava inclusive na garantia e não tive maiores problemas com isso.

    2. Trocada a bomba d'agua, o carro que nunca havia passados dos 105º repentinamente chegou aos 120º. Voltei ao mecânico, achamos que poderia ter sido ar no sistema por conta da troca. Tiramos o ar. O carro funcionou bem uma semana e voltou a ferver repentinamente quando peguei um trânsito caótico na Barra da Tijuca.

    3. O carro foi primeiro para uma pequena oficina que constatou que a ventoinha auxiliar não estava acionando por conta de um relé. Trocamos o relé. No mesmo dia, à noite, repentinamente o carro perdeu força e esquentou novamente.

    4. Mandei o carro para a L&S em São Cristóvão. Avaliaram com mais minúcia, observaram que o radiador estava rachado. Troquei radiador e retiramos a válvula termostática.

    5. Rodei com o carro 2 semanas, tendo ido 1 vez a Petrópolis e logo depois vindo para Paraty, onde moro. Nessa vinda peguei trânsito forte na avenida Brasil e o carro se manteve nos 100º, tudo uma maravilha.

    6. Em Paraty rodo pouco, mas passo diariamente por poças d'agua fundas. O carro estava funcionando as mil maravilhas nessas semanas, sem problemas, sem esquentar, redondinho. Um dia desses havia notado logo ao chegar em casa uma pequena fumaça vindo de baixo do carro, mas como tinha acabado de passar por uma dessas poças bem grandes, considerei ser natural do contato da agua com calor.

    até que...

    hoje ao ligar o carro, o senti mais acelerado do que o habitual, em P.
    Andando em D, parecia que estava em 1-2... travado em primeira marcha e com giro alto. Fui até a Rio Santos para fazer um teste e vi que quando passava um pouco dos 3 mil giros o carro trocava de marcha, indo até a terceira, sempre precisando subir o giro para fazer a troca.

    agora estou aqui cheio de pulgas na orelha e gostaria de saber quais procedimentos tomar. Pode ter a ver com a retirada da termostática? com a troca do radiador? o radiador também resfria o câmbio?

    desculpem a ignorância, sou um tanto leigo, mas tentei dizer com o máximo de detalhe os últimos acontecimentos do carro.

    além de um descarrego, que posso fazer para resolver esse problema da XJ?

    grato,

    Antonio
    Garcia, comecei a ficar mais curioso em saber a solução do seu problema.
    Nos útimos dias comecei a perceber fatos semelhantes aos relatados por você.
    A segunda marcha anda se alongando um pouco mais.
    Também com o carro parado em uma sinaleira e com o pé no freio, ele dá uma pequena tremida e um passo à frente.
    Ontem, parado, cheguei a olhar pelo espelho retrovisor, pois a tive a nítida sensação que alguém havia dado uma encostada no meu carro.
    Resumindo, é como se num carro manual você deixasse escapar um pouco a embreagem.
    O óleo é novo e está no nível.
    Alguém teria algum comentário a fazer, de preferência bem positivo?

  • #8
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    Como encontro estre filtro da CA da XJ 98?
    Existe algum nacional similar ou é necessario importá-lo?
    (se tiver que importar alguem sabe a referencia da peça)

  • #9
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    Citação Postado originalmente por zé dedão Ver Post
    Como encontro estre filtro da CA da XJ 98?
    Existe algum nacional similar ou é necessario importá-lo?
    (se tiver que importar alguem sabe a referencia da peça)
    Ninguem?

  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Garcia, comecei a ficar mais curioso em saber a solução do seu problema.
    Nos útimos dias comecei a perceber fatos semelhantes aos relatados por você.
    A segunda marcha anda se alongando um pouco mais.
    Também com o carro parado em uma sinaleira e com o pé no freio, ele dá uma pequena tremida e um passo à frente.
    Ontem, parado, cheguei a olhar pelo espelho retrovisor, pois a tive a nítida sensação que alguém havia dado uma encostada no meu carro.
    Resumindo, é como se num carro manual você deixasse escapar um pouco a embreagem.
    O óleo é novo e está no nível.
    Alguém teria algum comentário a fazer, de preferência bem positivo?
    Ninguém também?

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