Postado originalmente por
Morubixaba
Moçada, só umas considerações...
Lendo muita literatura a respeito de motores americanos, descobri que entre toda a gama de motores, os antigos V8 Pontiac e o AMC 4.0 são considerados motores "bulletproof", enfim, a prova de balas mesmo. Muito resistentes até aos menos cuidadosos.
Me lembro de ter visto motor V8 de Dodge nacional andar sem água e quase sem óleo por muito tempo... acreditem... E o danado do dono, depois que o motor começou a bater, acreditem se quiser, no auge da sua ignorância mecânica meteu graxa lubrax no motor, junto com óleo velho, achando que com graxa ele funcionaria mais silencioso e sem saber que existia uma bomba de óleo lá dentro.. E rodou um tempão! Não sei como a bomba não entupiu.
Na minha humirde opinião, brasileiro é meio burro pra lidar com carro. Basta você visitar a Argentina e vislumbrar o tanto de carro velho, velho mesmo, que roda naquele país em condições invejáveis. Só tem carro velho! São melhores? Não, cultura. Os primeiros donos das nossas cherokas negligenciaram muita coisa no início, afinal, pra se manter uma Cherokee em concessionária Chrysler "pré-mercedes" era uma facada de dar dó nas bolas... Aí, o "velho meca de confiança da família" dava um pitaco pro dono e o sabichão fazia o que queria com a XJ.
Quando procurei uma XJ, cansei de ler manuais de manutenção das candidatas e vi que só a primeira revisão foi feita, aquela obrigatória (6 meses ou 12 mil Km) para efeito de garantia.
A minha mesmo, único dono, um cara com grana pra ca#$%!, mas entre as notinhas de manutenção estava lá "fluído DII para câmbio" e "limpeza radiador", sem citar a compra do etilenoglicol...
Aí eu pergunto: do que adianta encher um cara de 60 anos de vitaminas, exercícios, química, acumpultura, um fígado novo, comida saudável para curar um câncer após anos e anos de abuso? Melhor viver com o que ainda se tem, e com alegria...
Motor é igual gente. Se arruma daqui, fadiga ali.. Tucho vazio, mexe com comando; tucho travado em comando hidráulico = arredonda o comando; óleo grosso + bomba velha = infarto; bomba de gasolina ruim + motor que trabalha muito quente = juntas e cabeçote que vão pro saco rapidin...