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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de raven
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    Citação Postado originalmente por Morubixaba Ver Post
    Moçada, só umas considerações...

    Lendo muita literatura a respeito de motores americanos, descobri que entre toda a gama de motores, os antigos V8 Pontiac e o AMC 4.0 são considerados motores "bulletproof", enfim, a prova de balas mesmo. Muito resistentes até aos menos cuidadosos.

    Me lembro de ter visto motor V8 de Dodge nacional andar sem água e quase sem óleo por muito tempo... acreditem... E o danado do dono, depois que o motor começou a bater, acreditem se quiser, no auge da sua ignorância mecânica meteu graxa lubrax no motor, junto com óleo velho, achando que com graxa ele funcionaria mais silencioso e sem saber que existia uma bomba de óleo lá dentro.. E rodou um tempão! Não sei como a bomba não entupiu.

    Na minha humirde opinião, brasileiro é meio burro pra lidar com carro. Basta você visitar a Argentina e vislumbrar o tanto de carro velho, velho mesmo, que roda naquele país em condições invejáveis. Só tem carro velho! São melhores? Não, cultura. Os primeiros donos das nossas cherokas negligenciaram muita coisa no início, afinal, pra se manter uma Cherokee em concessionária Chrysler "pré-mercedes" era uma facada de dar dó nas bolas... Aí, o "velho meca de confiança da família" dava um pitaco pro dono e o sabichão fazia o que queria com a XJ.

    Quando procurei uma XJ, cansei de ler manuais de manutenção das candidatas e vi que só a primeira revisão foi feita, aquela obrigatória (6 meses ou 12 mil Km) para efeito de garantia.

    A minha mesmo, único dono, um cara com grana pra ca#$%!, mas entre as notinhas de manutenção estava lá "fluído DII para câmbio" e "limpeza radiador", sem citar a compra do etilenoglicol...

    Aí eu pergunto: do que adianta encher um cara de 60 anos de vitaminas, exercícios, química, acumpultura, um fígado novo, comida saudável para curar um câncer após anos e anos de abuso? Melhor viver com o que ainda se tem, e com alegria...

    Motor é igual gente. Se arruma daqui, fadiga ali.. Tucho vazio, mexe com comando; tucho travado em comando hidráulico = arredonda o comando; óleo grosso + bomba velha = infarto; bomba de gasolina ruim + motor que trabalha muito quente = juntas e cabeçote que vão pro saco rapidin...

    Também não é porque comprei uma Cherokee de 3º dono, que vou abrir mão de boa manutenção, ou começar a fazer uma cagada atraz da outra.
    Comprei uma de um cara chato que me entregou todas as notas fiscais de todas as manutenções feitas no carro, desde a saída da loja, foi constume de todos os donos guardarem todas as notas em uma pasta.
    Estou mantendo o mesmo rítimo, e guardando as notas.
    O Jeep é velho, mas não é um gol 84 a ar, que qualquer desaforo sai R$20.00.
    Trado dela o melhor que posso para que ela não me trate mal.
    Abasteço com ótima gasolina, procuro peças de qualidade ou originais.
    Quando procurei a Cherokee, rodei muito até achar essa, quando achei, vi que tinha coisas para arrumar, e estou arrumando.

    Agora, falar que argentino cuida melhor de carro é um exagero, lá o pasto é mais verde que do lado do Brasil. Ter acesso à peças e a preço menor não quer dizer que o hermano sabe ou não cuidar melhor do carro. Já vi muita porta de carro argentino amarrada com corda.

    Abraços

  • #2
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    OPAAAAA !!! achei aqui varios da minha especie, alegram-se, estou neste barco tambem... acabei de comprar uma bolinha 2000, escutei a m... do barulho e mesmo assim (Por Paixão); (Ela é Linda); comprei... e troquei o oléo, sim, sempre usei o F1 25w50 com flushing, sempre funcionou redondo igual a skol... mas após funcionar lá vem a m... do clec clec clec clec (Diesel), já até cogitaram ser mancal, me respondam, isso é normal neste veiculo ??? será que soluciona se trocar os mancal e talvez os tuchos ??? estou desesperado com isso, pois toda a grana que tinha coloquei neste carrão !!! COMO FAÇOOOOOOOOOOOO, desculpe pelo grito !

  • #3
    Usuário Avatar de Gadelha
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    Citação Postado originalmente por xepa Ver Post
    OPAAAAA !!! achei aqui varios da minha especie, alegram-se, estou neste barco tambem... acabei de comprar uma bolinha 2000, escutei a m... do barulho e mesmo assim (Por Paixão); (Ela é Linda); comprei... e troquei o oléo, sim, sempre usei o F1 25w50 com flushing, sempre funcionou redondo igual a skol... mas após funcionar lá vem a m... do clec clec clec clec (Diesel), já até cogitaram ser mancal, me respondam, isso é normal neste veiculo ??? será que soluciona se trocar os mancal e talvez os tuchos ??? estou desesperado com isso, pois toda a grana que tinha coloquei neste carrão !!! COMO FAÇOOOOOOOOOOOO, desculpe pelo grito !
    O óleo correto, segundo o manual e fabricantes de óleos, é o 10W30. O 5W30 também serve.
    Não caia nessa história de mancal por causa do clec, clec. Isso é coisa de mexânico. Trocar os tuchos resolve mas se continuar usando esse óleo que citou e flush vai voltar o barulho.

    T+

  • #4
    Gadelha,

    10W30 e 5W30 é pros caras lá do norte, onde o clima é frio. Pro nosso país tropical, 10W40 ou 15 W 50.

    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de Gadelha
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    Citação Postado originalmente por Cotrim Ver Post
    Gadelha,

    10W30 e 5W30 é pros caras lá do norte, onde o clima é frio. Pro nosso país tropical, 10W40 ou 15 W 50.

    []'s
    Cotrim, isso é definitivamente lenda. Veja a faixa de intervalo de temperatura no manual e com os fabricantes.

    Nos EUA existem lugares que a temperatura é de 40ºC, como aqui no Brasil existem outros de 15ºC.

    T+

  • #6
    Citação Postado originalmente por xepa Ver Post
    OPAAAAA !!! achei aqui varios da minha especie, alegram-se, estou neste barco tambem... acabei de comprar uma bolinha 2000, escutei a m... do barulho e mesmo assim (Por Paixão); (Ela é Linda); comprei... e troquei o oléo, sim, sempre usei o F1 25w50 com flushing, sempre funcionou redondo igual a skol... mas após funcionar lá vem a m... do clec clec clec clec (Diesel), já até cogitaram ser mancal, me respondam, isso é normal neste veiculo ??? será que soluciona se trocar os mancal e talvez os tuchos ??? estou desesperado com isso, pois toda a grana que tinha coloquei neste carrão !!! COMO FAÇOOOOOOOOOOOO, desculpe pelo grito !

    Cara...

    Você tá usando óleo 25w50??????

    Você tá abusando... o resultado pode não ser dos melhores a longo prazo. É um óleo bem inferior...

    Isso é pra carro véi nas úrtima...

    Qual a Km da sua???

    abraço

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