já chegando em casa, descendo uma serra longa (estrada de terra) com o cambio na posição 1-2, acendeu a luz "check-engine" e ficou acesa por uns 2 dias até que de uma hora para outra apagou.
esse comportamento (falhas do motor e a luz acesa) não voltaram a aparecer. mas na duvida estou seguindo um roteiro preventivo: revisando todos os contatos de todas as conexões eletricas do motor (desde velas, cabos até sondas e sensores), limpei os bicos injetores e suas conexões, e revisei a linha de combustivel.
passei o scanner e deu um P1698 (falha de comunicação, aparentemente relacionada ao cambio, curioso é que a luz "check engine" acendeu justamente quando o cambio estava em 1-2 com rotação alta, em uma descida ingreme), mas fora isso o comportamento do carro está absolutamente normal. é muito complicado encontrar esses defeitos "aleatorios" e intermitentes.
por isso a manutenção preventiva. mas eu sinceramente gostaria de encontrar o defeito e corrigir definitivamente.
vou continuar com meu plano de manutenção preventiva. faltam trocar os oleos e arrumar o feixe de mola traseiro (um está um pouco mais baixo do que o outro), e finalmente fazer uma chave reserva + controle remoto devidamente codificados. quanto aos "trancos" e codigo P1698, vou continuar observando até encontrar o culpado.