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Pessoal, Todos os sintomas que disseram nos leva a pensar que o problema está nas velas, cabos, bobina, etc, mas possivelmente pode estar na sonda lambda, e nem sempre este problema aparece no "chek engine" porque a mesma as vezes volta a funcionar. Faça as famosas voltinhas na chave e se aparecer o código 21 é sonda. Agora se aparecer somente o código 12 seguido do código 55 a máquina esta em ordem.
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A minha XJ 98 apresentou um problema durante uma viagem longa, uns pequenos "trancos" no motor por volta de 120km/h como se a ignição desligasse e religasse em frações de segundo. isso aconteceu umas 4 vezes no mesmo trecho, tanto na ida quanto na volta.
já chegando em casa, descendo uma serra longa (estrada de terra) com o cambio na posição 1-2, acendeu a luz "check-engine" e ficou acesa por uns 2 dias até que de uma hora para outra apagou.
esse comportamento (falhas do motor e a luz acesa) não voltaram a aparecer. mas na duvida estou seguindo um roteiro preventivo: revisando todos os contatos de todas as conexões eletricas do motor (desde velas, cabos até sondas e sensores), limpei os bicos injetores e suas conexões, e revisei a linha de combustivel.
passei o scanner e deu um P1698 (falha de comunicação, aparentemente relacionada ao cambio, curioso é que a luz "check engine" acendeu justamente quando o cambio estava em 1-2 com rotação alta, em uma descida ingreme), mas fora isso o comportamento do carro está absolutamente normal. é muito complicado encontrar esses defeitos "aleatorios" e intermitentes.
por isso a manutenção preventiva. mas eu sinceramente gostaria de encontrar o defeito e corrigir definitivamente.
vou continuar com meu plano de manutenção preventiva. faltam trocar os oleos e arrumar o feixe de mola traseiro (um está um pouco mais baixo do que o outro), e finalmente fazer uma chave reserva + controle remoto devidamente codificados. quanto aos "trancos" e codigo P1698, vou continuar observando até encontrar o culpado.
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Quanto a falha de comunicaçao do cambio, observe o MODULO do CA que fica se nao me engano embaixo do banco do motorista, os pinos e ou conexões podem estar oxidados, que é bastante comum isso acontecer.
O check engine aparece mesmo quando o modulo encontra erros, e depois some, más o codigo fica gravado no modulo.
abraçao
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voltando a vida
em uma chuvarada certo dia consegui entortar 2 bielas(calco hidraulico) achei que era o fim para a minha ZJ mas consegui arrumar e ficou muito bom.O problema e que a caixa da uns socos e a re apaga(tem que engatar e ficar acelerando).Agora ela nao da a partida,fiz o teste de erro e aparece 1.1 Sera que alguem pode me ajudar