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Cambio automatico. Como usa-lo corretamente

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  • 10/05/2013, 11:31
    Mottrix
    Dúvida de iniciante em câmbio automático 4x4 ?!?
    na alavanca da reduzida da Grand Cherokee 2000 tenho 3 opções, minha dúvida é quanto ao "N", ele deixaria o carro em 4x2 ? se deixar quais as vantagens e desvantagens, ou deixo a alavanca sempre no Fulltime? alguém poderia em auxiliar como utiliza-lo ?
  • 10/05/2013, 12:27
    Overland
    Citação:

    Postado originalmente por Mottrix Ver Post
    Dúvida de iniciante em câmbio automático 4x4 ?!?
    na alavanca da reduzida da Grand Cherokee 2000 tenho 3 opções, minha dúvida é quanto ao "N", ele deixaria o carro em 4x2 ? se deixar quais as vantagens e desvantagens, ou deixo a alavanca sempre no Fulltime? alguém poderia em auxiliar como utiliza-lo ?

    A posição N deixa o veículo completamente desengrenado, só deve ser utilizado em caso de reboque. Normalmente você vai utilizar em fulltime e acionar reduzida em caso que necessite trafegar em terreno acidentado ou que ofereça pouca tração e necessite muita força. Nesta situação é automaticamente o bloqueio do diferencial central e a força transmitida para os dois eixos é constante, sem variação.

    []'s
  • 06/08/2014, 12:38
    fredvicente1
    fala pessoal.

    Li o tópico, e seu para aproveitar muita coisa... Me tira una dúvida, isso também serve para o câmbio automatico da D1??
  • 18/09/2014, 10:42
    RenatoPhilippsen
    Bom dia amigos,

    Aproveitando o tópico sobre câmbio... Tenho uma dúvida.
    A minha laredo 1998 apresenta um comportamento estranho em dias frios.
    Quando ligo ela pela manhã, com a temperatura abaixo de 15°C +-, a troca de marchas fica mais longa.
    Por exemplo:
    Normalmente, pisando de leve, a troca de marcha ocorre lá pelos 1800 RPM.
    Porém, nessas condições de carro frio + dia frio, a troca de primeira pra segunda ocorre por volta dos 2000 RPM, e pra trocar pra terceira só lá pelos 3000 RPM, dando até um certo tranco.
    Isso dura cerca de um minuto ou dois... Depois tudo volta ao normal.

    Isso é normal ou tem algo de errado? O que pode estar ocasionando isso?
    O nível do óleo do câmbio está OK, e apresenta boa integridade.
  • 18/09/2014, 22:18
    Pablo.pinto2007
    O que posso dizer em relação à câmbios automáticos é que como não foram "adotados" por aqui há tempos, não temos nem mão de obra, nem mercado de peças e serviços relacionados de qualidade...

    Até onde sei, temperatura do câmbio automático tem tudo a ver com o seu desempenho e funcionamento... normalmente esses carros tem radiador do câmbio integrado ao radiador do motor, o que vc poderia testar é, ligando o motor e deixando a temperatura estabilizar na temperatura de trabalho e observar o comportamento do câmbio...

    Mas no meu ver e na verdade observando o meu câmbio (ZJ 97) é que por ser gasolina não troca de marcha pelo giro mas sim pelo torque, por isso o conversor de torque, o carro pode nem passar de 1200 RPM se vc só acelerar até aí é pra ela trocar as 3 marchas e over drive sem problemas... os trancos realmente vai depender de situações incomuns, de vez em quando eu sinto na minha, mas não em situação de arrancadas normal...
    É igual aquele jargão, seu bolso é seu guia... quanto mais se pisa mais derrama gasosa... e o câmbio vai responder igual o seu pé... se forte as trocas serão mais longas (com giro mais alto) se pisa mais manso as trocas serão bem suaves e com giro mais baixo...

    Pablo
  • 19/09/2014, 07:05
    Glaicon
    Citação:

    Postado originalmente por RenatoPhilippsen Ver Post
    Bom dia amigos,

    Aproveitando o tópico sobre câmbio... Tenho uma dúvida.
    A minha laredo 1998 apresenta um comportamento estranho em dias frios.
    Quando ligo ela pela manhã, com a temperatura abaixo de 15°C +-, a troca de marchas fica mais longa.
    Por exemplo:
    Normalmente, pisando de leve, a troca de marcha ocorre lá pelos 1800 RPM.
    Porém, nessas condições de carro frio + dia frio, a troca de primeira pra segunda ocorre por volta dos 2000 RPM, e pra trocar pra terceira só lá pelos 3000 RPM, dando até um certo tranco.
    Isso dura cerca de um minuto ou dois... Depois tudo volta ao normal.

    Isso é normal ou tem algo de errado? O que pode estar ocasionando isso?
    O nível do óleo do câmbio está OK, e apresenta boa integridade.

    Faça a sugestão do Pablo e deixe a viatura em marcha lenta por uns cinco minutos.
    Acho que o seu câmbio está normal e deve ser só a temperatura do óleo da caixa, que por estar baixa, deve estar mais denso e não lubrificando com a necessária perfeição.:concordo:
  • 20/09/2014, 13:09
    AlexNogueira
    Citação:

    Postado originalmente por RenatoPhilippsen Ver Post
    Bom dia amigos,

    Aproveitando o tópico sobre câmbio... Tenho uma dúvida.
    A minha laredo 1998 apresenta um comportamento estranho em dias frios.
    Quando ligo ela pela manhã, com a temperatura abaixo de 15°C +-, a troca de marchas fica mais longa.
    Por exemplo:
    Normalmente, pisando de leve, a troca de marcha ocorre lá pelos 1800 RPM.
    Porém, nessas condições de carro frio + dia frio, a troca de primeira pra segunda ocorre por volta dos 2000 RPM, e pra trocar pra terceira só lá pelos 3000 RPM, dando até um certo tranco.
    Isso dura cerca de um minuto ou dois... Depois tudo volta ao normal.

    Isso é normal ou tem algo de errado? O que pode estar ocasionando isso?
    O nível do óleo do câmbio está OK, e apresenta boa integridade.

    Renato,
    esse comportamento é normal, inclusive descrito no manual da minha. O overdrive também não engata enquanto estiver frio. Também é dito que o oposto pode acontecer: se o óleo esquentar acima de um limite, o câmbio reduz a marcha e tenta mantê-la, evitando as trocas e resfriando o conjunto.
  • 26/09/2014, 13:57
    RenatoPhilippsen
    Muito obrigado pelas respostas amigos! Foram todas muito úteis!
    De fato, deixando o carro ligado um pouquinho, até dar uma esquentada, esse comportamento não acontece...

    Sendo isso normal, uma coisa a menos para me preocupar! hehehe

    Um abraço a todos!
  • 26/09/2014, 14:20
    Sinuhe
    Amigos, o ideal e recomendado é aguardar 1 ou 2 minutos para que o motor aqueça a uma temperatura minima para poder partir...85 graus....quando a válvula termostática abre....bom para o motor e bom para o cambio, principalmente qdo automático.
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