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Cambio automatico. Como usa-lo corretamente

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  • 03/05/2008, 22:40
    Valdenio
    Citação:

    Postado originalmente por Overland Ver Post
    Isso mesmo Valdenio, é esse botão que me refiro. Quanto ao botão no painel, esse eu nem vi. Quer dizer que tenho que acionar o botão OD no painel para funcionar a "quarta marcha" overdrive?

    Quer dizer que não estando em D eu não consigo mover a alavanca para 2 ou 1 sem apertar o botão? Ou eu consigo mover e posso danificar o câmbio se não apertar?

    []'s

    Não Overland, na verdade quando aciona o botão OD vc estará desligando o over drive.

    Sobre a mudança do cambio funciona mais ou menos assim:

    O cambio esta em P, vc irá mudar para D ou R, tera de aperta-lo para mudar se não fizer, o cambio não movimenta de jeito algum, só quebrando. Outra coisa interessante é que só entra a ré (R) se vc pressionar o botão e pressionar o freio. Imagina se não fosse assim como iria ter acidentes por ai com alguém engatando a marcha errada, outra informação para vc ficar esperto é que a chave somente sai da ignição com o cambio na posição P, se não estiver nesta posição vc não retira ela de jeito nenhum, assim como se o carro estiver desligado e vc por o cambio em R, D, 2 ou 1 e tentar dar partida, nem sinal do motor virando vc tem. Muito bom esse sistema.
  • 03/05/2008, 22:45
    Valdenio
    Citação:

    Postado originalmente por Overland Ver Post
    Legal! E quem são esses importadores confiáveis e com bons preços? Tem algumas dicas?

    Quanto a diferença entre 5.9 e 5.2 será que 5.9 é mais dor de cabeça ou as peças entre as duas são intercambiáveis (exceto peças internas móveis).

    Pelo que li a respeito também, o câmbio da 5.9 é diferente e mais robusto e o conversor de torque é similar aos utilizados em arrancadões. É isso mesmo? Vi inclusive num site americano que achei o link por aqui. Parece que os discos de freios também são maiores e a 5.9 tem uma aceleração brutal de 0 a 100km/h em 6.5s, mais rápida inclusive que a Mercedes ML 55 AMG. Claro que não vou usar pra dar pau, mas são números interessantes...rs

    []'s

    Bom, sobre as peças não tenho conhecimento se são intercambiáveis, mas sobre importação é só comprar pelo site: www.rockauto.com em 3 dias a encomenda esta em suas mãos, mas para algumas peças é melhor comprar com NZardo q saira mais em conta.

    Lembrando que a compra nos U.S.A. pela internet (Rockauto) além do preço do produto mais frete q vc irá pagar tem a taxa de importação 60% + ICMS 18% e Tx aduaneira R$ 18,60
  • 03/05/2008, 23:47
    Overland
    Citação:

    Postado originalmente por Valdenio Ver Post
    Não Overland, na verdade quando aciona o botão OD vc estará desligando o over drive.

    Sobre a mudança do cambio funciona mais ou menos assim:

    O cambio esta em P, vc irá mudar para D ou R, tera de aperta-lo para mudar se não fizer, o cambio não movimenta de jeito algum, só quebrando. Outra coisa interessante é que só entra a ré (R) se vc pressionar o botão e pressionar o freio. Imagina se não fosse assim como iria ter acidentes por ai com alguém engatando a marcha errada, outra informação para vc ficar esperto é que a chave somente sai da ignição com o cambio na posição P, se não estiver nesta posição vc não retira ela de jeito nenhum, assim como se o carro estiver desligado e vc por o cambio em R, D, 2 ou 1 e tentar dar partida, nem sinal do motor virando vc tem. Muito bom esse sistema.

    Interessante saber esses detalhes. pois eu nunca andei com um câmbio automático. Ele é mais esperto do que eu imaginava...rsrs, praticamente a prova de burros e ainda tem gente que consegue quebrá-lo...

    Qual a finalidade de desligar o Overdrive? O Overdrive não seria como uma quarta marcha e o D uma terceira? Então praticamente o Overdrive nem vai funcionar andando na cidade. Acredito que esse botão não tem muita finalidade certo?
  • 03/05/2008, 23:49
    Overland
    Citação:

    Postado originalmente por Valdenio Ver Post
    Bom, sobre as peças não tenho conhecimento se são intercambiáveis, mas sobre importação é só comprar pelo site: www.rockauto.com em 3 dias a encomenda esta em suas mãos, mas para algumas peças é melhor comprar com NZardo q saira mais em conta.

    Lembrando que a compra nos U.S.A. pela internet (Rockauto) além do preço do produto mais frete q vc irá pagar tem a taxa de importação 60% + ICMS 18% e Tx aduaneira R$ 18,60

    Já reparei que o NZardo vende algumas coisas, mas valeu pela dica da loja. Será que comprando peças com o NZardo também tem que pagar as tais taxas ou os "métodos" são um pouco diferentes?...rs

    []'s
  • 03/05/2008, 23:59
    Overland
    Citação:

    Postado originalmente por Valdenio Ver Post
    Bom, sobre as peças não tenho conhecimento se são intercambiáveis, mas sobre importação é só comprar pelo site: www.rockauto.com em 3 dias a encomenda esta em suas mãos, mas para algumas peças é melhor comprar com NZardo q saira mais em conta.

    Lembrando que a compra nos U.S.A. pela internet (Rockauto) além do preço do produto mais frete q vc irá pagar tem a taxa de importação 60% + ICMS 18% e Tx aduaneira R$ 18,60

    Bom, pelo que vi esse site é fica nos EUA mesmo, preciso de um cartão internacional, o frete será que sai caro? É informado na hora da compra? Você já comprou lá, é garantido?
  • 04/05/2008, 09:14
    Valdenio
    Citação:

    Postado originalmente por Overland Ver Post
    Interessante saber esses detalhes. pois eu nunca andei com um câmbio automático. Ele é mais esperto do que eu imaginava...rsrs, praticamente a prova de burros e ainda tem gente que consegue quebrá-lo...

    Qual a finalidade de desligar o Overdrive? O Overdrive não seria como uma quarta marcha e o D uma terceira? Então praticamente o Overdrive nem vai funcionar andando na cidade. Acredito que esse botão não tem muita finalidade certo?

    É verdade, ainda tem gente q consegue o incrivel de quebra-lo.

    Bom sobre o botão OD, ainda estou aguardando a explicação mais claro de algum forista com bastante experiência, mas pelo q já li e entendi o over drive é uma sobre marcha ao q já entendi ele só entra em ação em alta velocidade ou melhor após ultrapassar os 80 km.
  • 04/05/2008, 09:15
    Valdenio
    Citação:

    Postado originalmente por Overland Ver Post
    Já reparei que o NZardo vende algumas coisas, mas valeu pela dica da loja. Será que comprando peças com o NZardo também tem que pagar as tais taxas ou os "métodos" são um pouco diferentes?...rs

    []'s

    Já comprei peças com o NZardo, vc irá pagar o preço que ele lhe cobrar, lhe dei a opção de importar direto pois em alguns casos sai mais barato.
  • 04/05/2008, 09:20
    Valdenio
    Citação:

    Postado originalmente por Overland Ver Post
    Bom, pelo que vi esse site é fica nos EUA mesmo, preciso de um cartão internacional, o frete será que sai caro? É informado na hora da compra? Você já comprou lá, é garantido?

    Já comprei lá sim. Realmente vc precisa de cartão de crédito e o frete é cobrado na aquisição do produto, vc pode ter uma idéia do valor do frete fazendo uma simulação de compra ou seja adicione uma peça ao carro de comprar e indique a forma de envio que desejar mais sem finalizar a compra, vc terá o valor do frete. Mas posso te dar uma idéia, mês passado comprei um semi-eixo traseiro a peça custou U$ 247,00 + U$ 143,00 de frete total pago no cartão U$ 390,00. É super garantido nunca deixei de receber no prazo (3 dias mais rápido que algumas empresas de venda on-line no brasil) e chega tudo certinho, quem faz o transporte é a Fedex.
  • 04/05/2008, 10:54
    Overland
    Citação:

    Postado originalmente por Valdenio Ver Post
    Já comprei lá sim. Realmente vc precisa de cartão de crédito e o frete é cobrado na aquisição do produto, vc pode ter uma idéia do valor do frete fazendo uma simulação de compra ou seja adicione uma peça ao carro de comprar e indique a forma de envio que desejar mais sem finalizar a compra, vc terá o valor do frete. Mas posso te dar uma idéia, mês passado comprei um semi-eixo traseiro a peça custou U$ 247,00 + U$ 143,00 de frete total pago no cartão U$ 390,00. É super garantido nunca deixei de receber no prazo (3 dias mais rápido que algumas empresas de venda on-line no brasil) e chega tudo certinho, quem faz o transporte é a Fedex.

    Valeu!! Grandes dicas! Agora vou tentar vender meu carro pra ver se consigo pegar a Grand Cherokee, vou fazer um test-drive naquela LX 5.9 que tem aqui... espero que eu consiga. Meu primeiro carro foi um Jeep há 9 anos (que ainda tenho) e agora se tudo der certo meu outro carro também vai ser um Jeep!

    []'s
  • 04/05/2008, 12:09
    Valdenio
    Citação:

    Postado originalmente por Overland Ver Post
    Valeu!! Grandes dicas! Agora vou tentar vender meu carro pra ver se consigo pegar a Grand Cherokee, vou fazer um test-drive naquela LX 5.9 que tem aqui... espero que eu consiga. Meu primeiro carro foi um Jeep há 9 anos (que ainda tenho) e agora se tudo der certo meu outro carro também vai ser um Jeep!

    []'s

    Boa sorte amigo, tomara que dê certo. Bom vc já conhece Jeep então sabe q o bicho é bom D+
  • 04/05/2008, 19:06
    roberto carlos e.
    ok
    Citação:

    Postado originalmente por Valdenio Ver Post
    Amigos Guto e Overland, acredito q vc's estão confundindo alguma coisa tipo.

    Pelo q entendi o botão que o Overland quer saber é o q esta no lado esquerdo na própria alavanca do cambio certo? Se for amigo, ele serve para mudança de algumas marchas como de P para R ou de R para D, ou mesmo de D para 2 ou 1.

    Guto acho que vc confundiu essa pergunta com o botão do OD (Over Drive) no painel.

    Se eu disse alguma besteira aki me desculpem.

    ok amigo tbm utilizo p/ esses fim .:palmas:
  • 04/05/2008, 20:09
    gutoxj98
    Citação:

    Postado originalmente por Valdenio Ver Post
    É verdade, ainda tem gente q consegue o incrivel de quebra-lo.

    Bom sobre o botão OD, ainda estou aguardando a explicação mais claro de algum forista com bastante experiência, mas pelo q já li e entendi o over drive é uma sobre marcha ao q já entendi ele só entra em ação em alta velocidade ou melhor após ultrapassar os 80 km.

    Os cambios das Xj e Zj tem 4 marchas.......o over drive é o acoplamento total dos discos......como se fosse uma 5 marcha, a exemplo.....as XJ quando vc atinge 80 km/h e tira um pouco o pé do acelerador, o OD é acionado automaticamente, caindo o giro entao de uns 2400 p 1500 rpm.......vc nao tem esfregassao de cambio, esta totalmente travado....

    aos 100km/h com OD fica em 1900 giros.........muito silencio e força + economia de combust e cambio.

    Vc esta em uma estrada plana ou leve subida.......velocidade cruzeiro......aciona entao o OD......o giro cai e a VTR vai aumentado a velocidade, assim vc economiza combust, e quase tudo, cambio, motor...etc

    OverLand.........ja comprei na rockauto varias vz, muito bom, chega certinho, tem foto de quase todas as peças, o frete eles te fala na hora.....ai vc paga os impostos e taxas em dinheiro pra Fedex ou UPS.....o resto vem no cartao.

    Realmente esses 5.9 sao uns monstros.................mas cavalo que anda cavalo que bebe né.........


    abraços
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