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  • #1

    Ckeck-list para compra de Cherokee sport.




    Caros companheiros de forum,

    Recentemente vendi meu niva e juntei mais alguns denários para comprar outro 4x4.

    Após muitas pesquisas neste forum, decidi pela cherokee sport, entre 97 e 99

    Já ví várias. Ví cherocas de 20.000 e de 38.000. A diferença é grande.

    Com base nos tópicos de que lí aqui, montei um check-list para ajudar na compra da cherokee sport.

    Se alguem tiver alguma obervação ou ponto que esqueci por favor comlpletem o check-list. meu objetivo é ter um arquivo que ajudará outros compradores a minimizares os inconvenientes.

    Abraços a todos


    Segue Check-list

    Check List Compra Cherokee Sport

    As Cherokees 97 costumam dar problema de coxim do motor do lado do motorista, mesmo que bem tratada. É algo chato de trocar, mas barato.

    1- Verificar Coxim do motor

    Acima de 90.000Km:

    1- Verificar buchas da suspensão dianteira [ ]
    2- Verificar bateria [ ]
    3- Verificar panelas de freio traseiras [ ]
    4- Verificar última troca de óleo do motor [ ]
    5- Verificar última troca de óleo do cambio automático [ ]
    6- Verificar sinais de desgaste no volante [ ]
    7- Verificar sinais de desgaste no pomo do cambio [ ]
    8- Verificar sinais de desgaste nos pedais de acelerador e freio [ ]
    9- Verificar sinais de desgaste nas laterais de bancos [ ]


    Motor

    1- Verificar mangueiras [ ]
    2- Barulhos estranhos [ ]
    3- Deve “pegar” de primeira [ ]
    4- Manter ligada por certo tempo em 3.500 rpm – Não pode falhar[ ]
    5- Após “4”, desligar motor ( observar trepidação ) [ ]
    6- Tampa do óleo ( verificar borra. Muita borra, alto km ) [ ]
    7- Tampa debaixo do motor ( verificar vazamentos ) [ ]
    8- A 60 km/h, sentir vibração perna direita ( rolamentos centrais )[ ]
    9-


    Sistema elétrico

    1- Faróis e lanternas [ ]
    2- Buzina [ ]
    3- Luzes internas [ ]
    4- Luzes de freio [ ]
    5- Luzes de posição [ ]
    6- Ignição em Start, verificar luzes de painel [ ]
    7- Vidros elétricos [ ]


    Obs: Estes ítens vieram da interpretação dos posts de vários membros deste forum, sendo assim, os créditos são deles... não sei o nick de todos, mas fica aqui registrado minha admiração por eles.
    Já passaram: Niva 1991, Cherokee sport 1997, Vitara 3P 1997 ,Sportage 2011 e Cherokee sport 2000 lift 6" pneus 35

  • #2

    Talking

    Amigo,

    No seu check lista ta fazendo muita falta uma analise do cambio, da CT e de toda a parte de ''direção''....

    Outra coisa q parece fácil mais não é......chave cópia + controle...

    NUNCA compre uma Cherokee sem andar com ela a uns 110Km/h de vidros fechados e orelhas abertas.........

    QQ coisa posta suas duvidas.........e boa compra.....

  • #3
    Faltou também verificar o ruídos dos diferenciais....

    O MC chegou a postar um material muito legal sobre isso no tópico da Cherokee Sport....Seria legal incluir os posts dele lá por aqui.

    Abs.

  • #4
    Putz véio, tava lendo seu tópico e parece que vc acabou lendo todas as 500 milhões de mensagens q estão concentradas no "cherokee sport" (eu demorei quase um mês pra ler tudo) ...

    Bom eu axo q vc resumiu muito bem as m.. coisas q tem q olhar.. eu olharia também a parte de arrefecimento, as XJs esquentam pra diabo e se isso num tiver legal vai acabar piorando o resto, olha a agua (tem q tar com aditivo), olha a bomba (num pode ter vazamentos), olha geral o radiador...

    no resto é soh esperar os especialistas (leo, mc, samuka ..etc..) que eles te falam + ...

    []'s

  • #5
    Tem o teste do odometro tbem.......pra ver ser nao tem algum codigo de erro gravado no modulo !!!

    - Deixar pressionado o botao do odometro com chave na posicao "Desligada" , ligar somente a bateria ( nao o carro ) e aguardar o teste do painel !....ai aparecerá 00000000 no odometro....ou o codigo do devido ERRO. erro = defeito

    se eu falei bosta....me corrijam !!!

    valeu

  • #6
    caros,

    obrigado pelas dicas. Vou montar novamente o check list com as novas obervações e postar.

    Quanto ao cambio automático
    Existe alguma dica em especial?

    Quanto a direção:
    Fora ver se trepida ou puxa pra um dos lados, tem alguma obervação visual que pode ser feita para prevenir os imprevistos?

    Quanto ao sistema de arrefeicimento:
    Só agua, bomba e mangueiras? tem algum ponto para olhar e detectar algo estranho no sistema?

    Abraços

    Luis
    Já passaram: Niva 1991, Cherokee sport 1997, Vitara 3P 1997 ,Sportage 2011 e Cherokee sport 2000 lift 6" pneus 35

  • #7
    << ATUALIZADO EM 5 DE JULHO DE 2007 AS 22:32 >>

    Segue Check-list

    Check List Compra Cherokee Sport

    As Cherokees 97 costumam dar problema de coxim do motor do lado do motorista, mesmo que bem tratada. É algo chato de trocar, mas barato.

    1- Verificar Coxim do motor

    Acima de 90.000Km:

    1- Verificar buchas da suspensão dianteira [ ]
    2- Verificar bateria [ ]
    3- Verificar panelas de freio traseiras [ ]
    4- Verificar última troca de óleo do motor [ ]
    5- Verificar última troca de óleo do cambio automático [ ]
    6- Verificar sinais de desgaste no volante [ ]
    7- Verificar sinais de desgaste no pomo do cambio [ ]
    8- Verificar sinais de desgaste nos pedais de acelerador e freio [ ]
    9- Verificar sinais de desgaste nas laterais de bancos [ ]

    Air bag

    1-Verificar data de validade dos airbags. A etiqueta esta no veículo
    2- Verificar se foi realizado no modelo o recall do airbag. Fácil. basta ligar para o número 0800 17 4600 e informar o número do chassi.


    Motor

    1- Verificar mangueiras [ ]
    2- Barulhos estranhos [ ]
    3- Deve “pegar” de primeira [ ]
    4- Manter ligada por certo tempo em 3.500 rpm – Não pode falhar[ ]
    5- Após “4”, desligar motor ( observar trepidação ) [ ]
    6- Tampa do óleo ( verificar borra. Muita borra, alto km ) [ ]
    7- Tampa debaixo do motor ( verificar vazamentos ) [ ]
    8- A 60 km/h, sentir vibração perna direita ( rolamentos centrais )[ ]

    Cambio

    1- Aguardando informações

    Direção

    1- Verificar trepidação
    2- Verificar desalinhamento


    Sistema elétrico

    1- Faróis e lanternas [ ]
    2- Buzina [ ]
    3- Luzes internas [ ]
    4- Luzes de freio [ ]
    5- Luzes de posição [ ]
    6- Ignição em Start, verificar luzes de painel [ ]
    7- Vidros elétricos [ ]




    Obs: Estes ítens vieram da interpretação dos posts de vários membros deste forum, sendo assim, os créditos são deles... não sei o nick de todos, mas fica aqui registrado minha admiração por eles.
    Já passaram: Niva 1991, Cherokee sport 1997, Vitara 3P 1997 ,Sportage 2011 e Cherokee sport 2000 lift 6" pneus 35

  • #8
    Citação Postado originalmente por lmazzucatto Ver Post
    caros,

    obrigado pelas dicas. Vou montar novamente o check list com as novas obervações e postar.

    Quanto ao cambio automático
    Existe alguma dica em especial?

    Quanto a direção:
    Fora ver se trepida ou puxa pra um dos lados, tem alguma obervação visual que pode ser feita para prevenir os imprevistos?

    Quanto ao sistema de arrefeicimento:
    Só agua, bomba e mangueiras? tem algum ponto para olhar e detectar algo estranho no sistema?

    Abraços

    Luis
    Luis,

    Cambio

    1 - pegue uma rua livre....pise um pouco no acelerador.... não mude o pé de posição......ela tem q ir desenvolvendo velocidade e mudando as marchas SEM aliviar o pé do acelerador.....pois esse é um sinal q o cambio ja esta na descendente....indo po saco....

    2 - pisando firme no freio, ponha R em seguida N e depois D, um tranquinho é normal, o tranco não deve ser nada violento e nem com ruidos.....

    3 - use as outras posições do cambio 1-2 e 3 e verifique as mudanças de marcha.....

    4 - qdo vc para em uma subida de +-20º e soltar o freio (isso é só pra teste, pois sempre q estiver parado em D,1-2 ou 3 tem q tá com o pesão no freio) ela não pode ir pra tras....

    5 - Tem um teste q o Leo postou tambem para o cambio, q vale a pena fazer....ja ja ele pinta por aqui e da a dica...

    CT

    Ponha em todas as posições e teste, não esqueça q para a reduzida vc tem q estar parado e o cambio em N.

    Tambem não ande muito em piso não escorregadio na posição part-time, essa posição é só pra piso escorregadio e ir em linha reta.

    Qdo vc voltar pra posição 4x2 ande devagar e vire a direção para esq e dir a direção deve estar ''leve'' se estiver pesada a part-time não desengatou....cuidado ai...não ande com a viatura dessa forma....de uns tranquinho no acelerador ou pare e de uma ré pra ver se volta ao normal...

    Direção

    A maior merda é a folga na cx e as cruzetas.....procure uma rua larga...o ideal e vc virar a direção e conseguir fazer um circulo total....se tiver dificil vai de meio circulo mesmo....o procedimento é simples....a cada 2 centimetro (+-) para o lado q vc tiver virando a direção, brinque com o volante na direção contrária pra ver se tem folga..e óbvio em linha reta tambem......e um vira pracá e viraprlá mais rapido....pra ver se tem algum ruido vibração das cruzetas.....

    não se esqueça de dar uns 110/120 na viatura....tem q tar um silencio dos Deuses....

    Cansei..........q alguem fale mais........

    Abraço.

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