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  • #1

    Ckeck-list para compra de Cherokee sport.




    Caros companheiros de forum,

    Recentemente vendi meu niva e juntei mais alguns denários para comprar outro 4x4.

    Após muitas pesquisas neste forum, decidi pela cherokee sport, entre 97 e 99

    Já ví várias. Ví cherocas de 20.000 e de 38.000. A diferença é grande.

    Com base nos tópicos de que lí aqui, montei um check-list para ajudar na compra da cherokee sport.

    Se alguem tiver alguma obervação ou ponto que esqueci por favor comlpletem o check-list. meu objetivo é ter um arquivo que ajudará outros compradores a minimizares os inconvenientes.

    Abraços a todos


    Segue Check-list

    Check List Compra Cherokee Sport

    As Cherokees 97 costumam dar problema de coxim do motor do lado do motorista, mesmo que bem tratada. É algo chato de trocar, mas barato.

    1- Verificar Coxim do motor

    Acima de 90.000Km:

    1- Verificar buchas da suspensão dianteira [ ]
    2- Verificar bateria [ ]
    3- Verificar panelas de freio traseiras [ ]
    4- Verificar última troca de óleo do motor [ ]
    5- Verificar última troca de óleo do cambio automático [ ]
    6- Verificar sinais de desgaste no volante [ ]
    7- Verificar sinais de desgaste no pomo do cambio [ ]
    8- Verificar sinais de desgaste nos pedais de acelerador e freio [ ]
    9- Verificar sinais de desgaste nas laterais de bancos [ ]


    Motor

    1- Verificar mangueiras [ ]
    2- Barulhos estranhos [ ]
    3- Deve “pegar” de primeira [ ]
    4- Manter ligada por certo tempo em 3.500 rpm – Não pode falhar[ ]
    5- Após “4”, desligar motor ( observar trepidação ) [ ]
    6- Tampa do óleo ( verificar borra. Muita borra, alto km ) [ ]
    7- Tampa debaixo do motor ( verificar vazamentos ) [ ]
    8- A 60 km/h, sentir vibração perna direita ( rolamentos centrais )[ ]
    9-


    Sistema elétrico

    1- Faróis e lanternas [ ]
    2- Buzina [ ]
    3- Luzes internas [ ]
    4- Luzes de freio [ ]
    5- Luzes de posição [ ]
    6- Ignição em Start, verificar luzes de painel [ ]
    7- Vidros elétricos [ ]


    Obs: Estes ítens vieram da interpretação dos posts de vários membros deste forum, sendo assim, os créditos são deles... não sei o nick de todos, mas fica aqui registrado minha admiração por eles.
    Já passaram: Niva 1991, Cherokee sport 1997, Vitara 3P 1997 ,Sportage 2011 e Cherokee sport 2000 lift 6" pneus 35

  • #2

    Talking

    Amigo,

    No seu check lista ta fazendo muita falta uma analise do cambio, da CT e de toda a parte de ''direção''....

    Outra coisa q parece fácil mais não é......chave cópia + controle...

    NUNCA compre uma Cherokee sem andar com ela a uns 110Km/h de vidros fechados e orelhas abertas.........

    QQ coisa posta suas duvidas.........e boa compra.....

  • #3
    Faltou também verificar o ruídos dos diferenciais....

    O MC chegou a postar um material muito legal sobre isso no tópico da Cherokee Sport....Seria legal incluir os posts dele lá por aqui.

    Abs.

  • #4
    Putz véio, tava lendo seu tópico e parece que vc acabou lendo todas as 500 milhões de mensagens q estão concentradas no "cherokee sport" (eu demorei quase um mês pra ler tudo) ...

    Bom eu axo q vc resumiu muito bem as m.. coisas q tem q olhar.. eu olharia também a parte de arrefecimento, as XJs esquentam pra diabo e se isso num tiver legal vai acabar piorando o resto, olha a agua (tem q tar com aditivo), olha a bomba (num pode ter vazamentos), olha geral o radiador...

    no resto é soh esperar os especialistas (leo, mc, samuka ..etc..) que eles te falam + ...

    []'s

  • #5
    Tem o teste do odometro tbem.......pra ver ser nao tem algum codigo de erro gravado no modulo !!!

    - Deixar pressionado o botao do odometro com chave na posicao "Desligada" , ligar somente a bateria ( nao o carro ) e aguardar o teste do painel !....ai aparecerá 00000000 no odometro....ou o codigo do devido ERRO. erro = defeito

    se eu falei bosta....me corrijam !!!

    valeu

  • #6
    caros,

    obrigado pelas dicas. Vou montar novamente o check list com as novas obervações e postar.

    Quanto ao cambio automático
    Existe alguma dica em especial?

    Quanto a direção:
    Fora ver se trepida ou puxa pra um dos lados, tem alguma obervação visual que pode ser feita para prevenir os imprevistos?

    Quanto ao sistema de arrefeicimento:
    Só agua, bomba e mangueiras? tem algum ponto para olhar e detectar algo estranho no sistema?

    Abraços

    Luis
    Já passaram: Niva 1991, Cherokee sport 1997, Vitara 3P 1997 ,Sportage 2011 e Cherokee sport 2000 lift 6" pneus 35

  • #7
    << ATUALIZADO EM 5 DE JULHO DE 2007 AS 22:32 >>

    Segue Check-list

    Check List Compra Cherokee Sport

    As Cherokees 97 costumam dar problema de coxim do motor do lado do motorista, mesmo que bem tratada. É algo chato de trocar, mas barato.

    1- Verificar Coxim do motor

    Acima de 90.000Km:

    1- Verificar buchas da suspensão dianteira [ ]
    2- Verificar bateria [ ]
    3- Verificar panelas de freio traseiras [ ]
    4- Verificar última troca de óleo do motor [ ]
    5- Verificar última troca de óleo do cambio automático [ ]
    6- Verificar sinais de desgaste no volante [ ]
    7- Verificar sinais de desgaste no pomo do cambio [ ]
    8- Verificar sinais de desgaste nos pedais de acelerador e freio [ ]
    9- Verificar sinais de desgaste nas laterais de bancos [ ]

    Air bag

    1-Verificar data de validade dos airbags. A etiqueta esta no veículo
    2- Verificar se foi realizado no modelo o recall do airbag. Fácil. basta ligar para o número 0800 17 4600 e informar o número do chassi.


    Motor

    1- Verificar mangueiras [ ]
    2- Barulhos estranhos [ ]
    3- Deve “pegar” de primeira [ ]
    4- Manter ligada por certo tempo em 3.500 rpm – Não pode falhar[ ]
    5- Após “4”, desligar motor ( observar trepidação ) [ ]
    6- Tampa do óleo ( verificar borra. Muita borra, alto km ) [ ]
    7- Tampa debaixo do motor ( verificar vazamentos ) [ ]
    8- A 60 km/h, sentir vibração perna direita ( rolamentos centrais )[ ]

    Cambio

    1- Aguardando informações

    Direção

    1- Verificar trepidação
    2- Verificar desalinhamento


    Sistema elétrico

    1- Faróis e lanternas [ ]
    2- Buzina [ ]
    3- Luzes internas [ ]
    4- Luzes de freio [ ]
    5- Luzes de posição [ ]
    6- Ignição em Start, verificar luzes de painel [ ]
    7- Vidros elétricos [ ]




    Obs: Estes ítens vieram da interpretação dos posts de vários membros deste forum, sendo assim, os créditos são deles... não sei o nick de todos, mas fica aqui registrado minha admiração por eles.
    Já passaram: Niva 1991, Cherokee sport 1997, Vitara 3P 1997 ,Sportage 2011 e Cherokee sport 2000 lift 6" pneus 35

  • #8
    Citação Postado originalmente por lmazzucatto Ver Post
    << ATUALIZADO EM 5 DE JULHO DE 2007 AS 22:32 >>

    Segue Check-list

    Check List Compra Cherokee Sport

    As Cherokees 97 costumam dar problema de coxim do motor do lado do motorista, mesmo que bem tratada. É algo chato de trocar, mas barato.

    1- Verificar Coxim do motor

    Acima de 90.000Km:

    1- Verificar buchas da suspensão dianteira [ ]
    2- Verificar bateria [ ]
    3- Verificar panelas de freio traseiras [ ]
    4- Verificar última troca de óleo do motor [ ]
    5- Verificar última troca de óleo do cambio automático [ ]
    6- Verificar sinais de desgaste no volante [ ]
    7- Verificar sinais de desgaste no pomo do cambio [ ]
    8- Verificar sinais de desgaste nos pedais de acelerador e freio [ ]
    9- Verificar sinais de desgaste nas laterais de bancos [ ]

    Air bag

    1-Verificar data de validade dos airbags. A etiqueta esta no veículo
    2- Verificar se foi realizado no modelo o recall do airbag. Fácil. basta ligar para o número 0800 17 4600 e informar o número do chassi.


    Motor

    1- Verificar mangueiras [ ]
    2- Barulhos estranhos [ ]
    3- Deve “pegar” de primeira [ ]
    4- Manter ligada por certo tempo em 3.500 rpm – Não pode falhar[ ]
    5- Após “4”, desligar motor ( observar trepidação ) [ ]
    6- Tampa do óleo ( verificar borra. Muita borra, alto km ) [ ]
    7- Tampa debaixo do motor ( verificar vazamentos ) [ ]
    8- A 60 km/h, sentir vibração perna direita ( rolamentos centrais )[ ]

    Cambio

    1- Aguardando informações

    Direção

    1- Verificar trepidação
    2- Verificar desalinhamento


    Sistema elétrico

    1- Faróis e lanternas [ ]
    2- Buzina [ ]
    3- Luzes internas [ ]
    4- Luzes de freio [ ]
    5- Luzes de posição [ ]
    6- Ignição em Start, verificar luzes de painel [ ]
    7- Vidros elétricos [ ]




    Obs: Estes ítens vieram da interpretação dos posts de vários membros deste forum, sendo assim, os créditos são deles... não sei o nick de todos, mas fica aqui registrado minha admiração por eles.
    Verifique cruzetas e a Caixa de transferência ( engates de 4x2 para 4x4 HI e LO )

  • #9
    Citação Postado originalmente por lmazzucatto Ver Post
    caros,

    obrigado pelas dicas. Vou montar novamente o check list com as novas obervações e postar.

    Quanto ao cambio automático
    Existe alguma dica em especial?

    Quanto a direção:
    Fora ver se trepida ou puxa pra um dos lados, tem alguma obervação visual que pode ser feita para prevenir os imprevistos?

    Quanto ao sistema de arrefeicimento:
    Só agua, bomba e mangueiras? tem algum ponto para olhar e detectar algo estranho no sistema?

    Abraços

    Luis
    Luis,

    Cambio

    1 - pegue uma rua livre....pise um pouco no acelerador.... não mude o pé de posição......ela tem q ir desenvolvendo velocidade e mudando as marchas SEM aliviar o pé do acelerador.....pois esse é um sinal q o cambio ja esta na descendente....indo po saco....

    2 - pisando firme no freio, ponha R em seguida N e depois D, um tranquinho é normal, o tranco não deve ser nada violento e nem com ruidos.....

    3 - use as outras posições do cambio 1-2 e 3 e verifique as mudanças de marcha.....

    4 - qdo vc para em uma subida de +-20º e soltar o freio (isso é só pra teste, pois sempre q estiver parado em D,1-2 ou 3 tem q tá com o pesão no freio) ela não pode ir pra tras....

    5 - Tem um teste q o Leo postou tambem para o cambio, q vale a pena fazer....ja ja ele pinta por aqui e da a dica...

    CT

    Ponha em todas as posições e teste, não esqueça q para a reduzida vc tem q estar parado e o cambio em N.

    Tambem não ande muito em piso não escorregadio na posição part-time, essa posição é só pra piso escorregadio e ir em linha reta.

    Qdo vc voltar pra posição 4x2 ande devagar e vire a direção para esq e dir a direção deve estar ''leve'' se estiver pesada a part-time não desengatou....cuidado ai...não ande com a viatura dessa forma....de uns tranquinho no acelerador ou pare e de uma ré pra ver se volta ao normal...

    Direção

    A maior merda é a folga na cx e as cruzetas.....procure uma rua larga...o ideal e vc virar a direção e conseguir fazer um circulo total....se tiver dificil vai de meio circulo mesmo....o procedimento é simples....a cada 2 centimetro (+-) para o lado q vc tiver virando a direção, brinque com o volante na direção contrária pra ver se tem folga..e óbvio em linha reta tambem......e um vira pracá e viraprlá mais rapido....pra ver se tem algum ruido vibração das cruzetas.....

    não se esqueça de dar uns 110/120 na viatura....tem q tar um silencio dos Deuses....

    Cansei..........q alguem fale mais........

    Abraço.

  • #10
    Cara, sinceramente ...

    n se preocupe com buchas e sistema elétrico básico ...

    tenha atenção no motor, cambio e transmissão ... o resto são lances relativamentes fáceis de fazer ...

    melhor 4x4 custo/beneficio hoje =cherokee

    vai com tudo ...eu estou satisfeito

    abraços a todos

  • #11
    Pessoal...

    é isso aí...

    acreditoque sou um feliz proprietário de uma cherokee sport 98.. completinha de udo.. prata, com 91 mil km originais..... abs, air bag.. tudo tudo....

    assim que puser as mãos na joia eu posto as fotos

    Abraços a todos

    Luis
    Já passaram: Niva 1991, Cherokee sport 1997, Vitara 3P 1997 ,Sportage 2011 e Cherokee sport 2000 lift 6" pneus 35

  • #12
    Deve ta que nem criança !!!!! esperando o brinquedo !!!!!!!

    PARABENS...BEM VINDO E BOA SORTE COM A SUA XJ !!!!!!

    + 1

    VALEU.....E NAO ESQUECA DAS FOTOS.....PQ FALOU EM XJ....ESTAMOS TODOS BABANDO !!!!!!

    UM ABRAÇO

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