Ary, ainda não chegou.... , mas tamo impotando um monte de tralhas , de diferentes lugares , vamos ver no q vai dar e quantos chapeus eu vou ganhar... a unica coisa q chegou até agora foi o conjunto de adesivos da XJ na cor prata, nois num precisa mas pedimos...........i num é q chegou depois de 45 dias...
Danou, o câmbio entrou de greve, não quer trocar as marchas, ou troca quando quer, e na marcha que tá afim.
Só para contrariar o eu disse sobre crendices, embora ainda mantenha a palavra, na semana passada mandei abrir o carter da transmissão só para ver o tal filtro; na verdade, nem tav sujo, não tinha nadica da silva.
Ai, a transmissão ganhou fluído novo, embora tivesse trocado há uns 8 meses atrás.
Já vi que o que o nível de fluído está bem acima da marca, e na segunda vamos ver se descubro alguma coisa.
Lembrando que ainda acho que há muito escorregamento no meu câmbio, será que chegou a hora de trocar os discos e mais alguma coi$inha?
Galera, fiz ótima de viagem tanto de ida quanto de volta graças ao nosso bom Deus.
Bom, seguem as perguntas: Como disse anteriormente, percebi que existiu uma espécie de vazamento, parece óleo soprado, numa parte que fica em cima do cabeçote e na frente ou ao lado, como preferirem, da tampa de óleo. É uma espécie de tampa de borracha preta que é vedada e no seu centro tem uma peça que mais parece com uma mangueira que vai desta tampa até o compartimento do filtro de ar. Algo que eu deva me preocupar ?
Outra coisa: Percebi que houve um decréscimo no nível do reservatório do líquido de arrefecimento do motor tanto na ida quanto na volta. Na ida, quando cheguei, depois de 1300 km, tive que completar com meio litro de fluído e na volta, quando cheguei, depois dos mesmos 1300 km, percebi que deverei completar com meio litro também. O nível não baixou do ADD do reservatório, e não houve em nenhum momento super aquecimento do motor. O ponteiro sempre ficava entre 100 e 90 graus. Essa perda de líquido do reservatório é normal ? Outra pergunta é se tem algum problema eu completar o nível com fluído de outras marcas ?
Mais um detalhe: Na volta, optei por andar 4x4FULL TIME mais ou menos uns 150 KM por causa de forte chuva. Velocidade entre 90 e 120 Km/h. No manual diz que eu posso andar o ano todo nesta opção e a qualquer velocidade. Percebi que depois de um tempo, com o ar ligado, um cheiro de óleo queimado invadiu a cabine e pensei que pudesse ser por causa do diferencial dianteiro, pois quando engato esta opção preciso ou esterçar todo o volante ou engatar uma ré para não haver um ronco no diferencial dianteiro. Na ida fiz este procedimento, desci 230 KM de serra FULL TIME numa velocidade que variava entre 80 e 90Km/h e não percebi nada de anormal, mas na volta só parei o carro no acostamento e coloquei o 4x4FULL TIME e andei os 150 KM com o ronco. Problemas no diferencial ?
Galera, fiz ótima de viagem tanto de ida quanto de volta graças ao nosso bom Deus.
Bom, seguem as perguntas: Como disse anteriormente, percebi que existiu uma espécie de vazamento, parece óleo soprado, numa parte que fica em cima do cabeçote e na frente ou ao lado, como preferirem, da tampa de óleo. É uma espécie de tampa de borracha preta que é vedada e no seu centro tem uma peça que mais parece com uma mangueira que vai desta tampa até o compartimento do filtro de ar. Algo que eu deva me preocupar ?
Carlos
A mangueira citada é para recircular gases oriundos da volatilizaçao do óleo do motor; a prática diz que quando há vazamentos por ai tem 3 opçoes mais simples e óbvias para verifica: 1- vazamento na própria conexao da mangueira com a tampa de válvulas; 2 - excesso de óleo na curva (tem uns carros que por ali tem um "demister", que é uma tela que separa gotas de óleo suspensas no gás); e, 3 - a pior, que é pressao no carter causada por anéis cansados (os mecas têm uma ferramenta para verificar esse problema sem demonstar nada além de velas de igniçao).
Acho que se houve perda de água do sistema de arrefecimento, pouca água, faria uma pesquisa na estanqueidade da tampa, os mecas também tem ferramenta para verificar isso, de forma bem fácil; dá para testar a estanqueidade do sistema todo também.Acho que nao tem problema de compatibilidade entre os fluídos de radiador, a base de etileno-glicol, de marcas diversas, o que tem que respeitar é a proporçao no sistema, que s.m.j é 50%? a conferir, nao lembro direito, mas acho que o manual pode informar.
Esse tal ronco quando se engata 4x4full acontece na minha Sport raramente, mas nao sei dizer, e até hoje ninguém conseguiu me falar o que é isso; mais do que provável tem a ver com o engate, mas ???? vai saber; sei que o ronco é brabo e parece que vai moer tudo por ali, inclusive dificultando o esterçamento em esquinas. DE fato, se der uma rezinha ou umas esterçadas, as coisas se ajeitam e o ronco some, bem como a dificuldade de virar as rodas.
A sensaçao é de isso pode quebrar algo, mas nao acho que isso possa ter a ver com o cheiro de óleo na cabine; talvez o óleo que vazou da recirculaçao?
Acabo de "encostar" a minha Sport, pois nao troca mais as marchas, ou troca de forma confusa, vamos descobrir o que aconteceu.
A minha não baixa nada a água, ou tem algum vazamento ou problemas com a tampa do radiador.
Lembrando que o vazamento pode ser até interno na bomba de água, assim é bom ver o óleo do motor.
A minha também não faz ruido nunca em 4x4 Full-time (ou outro 4x4) no eixo dianteiro.