Postado originalmente por
motorheadbsb
Pessoal, estou querendo adquirir uma Cherokee Sport 97-00 que será meu primeiro 4x4. Já aprendi muita coisa neste fórum e lendo as primeiras 20 páginas deste tópico, mas no ritmo que estou acho que vou comprar o carro antes de terminar de lê-lo até o final. Comecei a minha busca e fui conhecer 4 Cherokees Sport aqui em Brasília nas últimas semanas, mas não me encantei por nenhuma por conta do estado de conservação e dos preços das viaturas. Tinha uma com bom preço na casa dos 20 mil, mas o carro está só o pau da rabiola. Vi uma Sport Aut. 2000 por 32 mil e uma Sport Manual 97 e uma Rubicon Aut. 98 por 29 mil. Estas três ultimas estão em melhor estado de conservação, mas eu acho que estão bem carinhas, pois o preço na tabela FIPE delas é de 22 mil para Sport 97 e de 25 mil para a Rubicon 98 e a Sport 00.
Não sei como anda o mercado com relação ao preço real para venda e o da tabela FIPE. Mas a última experiência que tive foi a 2 anos atrás vendendo um Corolla SEG 2003 muito conservado que comecei tentando vendê-lo pelo preço da tabela FIPE, se não me engano na época era uns 34 mil, depois de uns 6 meses sem sucesso na venda do carro baixei para uns 30 mil que foi quando começou realmente a aparecer interessados e consegui vendê-lo. Não conheço o mercado de jipes, mas acho que o Corolla é um carro muito melhor de mercado que a Cherokee e se não consegui vender um pelo preço da tabela FIPE, imagino que estes caras vão penar para conseguir vender estas Cherokees pelo preço que estão pedindo, por favor me corrijam se eu estiver errado.
Uma das que fui ver havia sido elevada em 3” com calços de tecnil nas molas dianteiras, calços de aços usinados no cambio (eu acho que é isso, foi o que o cara me explicou). Aí veio a parte que fiquei desconfiado de gambiarra, os amortecedores pareciam do tamanho original e que foi soldado tipo um prolongador na cabeça dos amortecedores e na laminas traseiras foi fixado uma Viga I entre o eixo traseiro e as lâminas da suspensão (ver nas fotos a seguir). Esse tipo de adaptação é confiável ou devo correr desta? Fiz um test drive e achei que o carro balançava demais e fazia um nhenheco danado na suspensão, isso é normal? Desculpem a ignorância e se estou falando besteira, mas não conheço nada de jipes e acho que não estou acostumado com os barulhos e a suspensão muito macia deste carros. Caso alguém conheça algum mecânico de confiança que eu possa levar estes jipes para dar uma olhada eu agradeço. Obrigado