x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
    Usuário
    Entrada
    28/12/2015
    Local
    Leme/SP
    Agradecimentos: 0

Wrangler "fritou" o Câmbio

Galera boa tarde.... acabei de entrar no fórum e começo com uma dúvida que pra mim é crucial. HISTÓRIA: Fiz uma trilha nesse final de semana com o meu Wrangler Sport Aut. 98 e depois de subir uma rampa de uns 15 metros, senti um cheiro de "queimado" e adivinhem... o carro não engatava mais nenhuma marcha. Após uma parada ele esfriava e andava um pouco e depois não andava mais. O motor normal, não ferveu, e nenhum sintoma a mais além do cheiro. Meu mecânico abriu o câmbio hj e já constatou que será necessário fazer alguns reparos pois de cara encontrou limalhas no carter. Meu lubrificante é o especificado pela montadora e eu troco a cada 30.000km PERGUNTA: QUAL FOI A "CACA" QUE EU FIZ??? SERÁ QUE A VIATURA NÃO É ADEQUADA PRA TRILHAS MAIS PESADAS???? Agradeço a ajuda e abraços!!!

Usuário Avatar de Falcon-MG
    Entrada
    21/02/2012
    Local
    ./MG
    Agradecimentos: 12
    O Wrangler aguenta trilhas tranquilo, você disse que foi quando subiu uma rampa, será que não foi o óleo do motor que escorreu para a transmissão? faz sentido o cheiro de queimado se for isso, mas para a transmissão queimar só se foi falta de fluido.
    Você sabe qual é o cheiro de fluido de transmissão queimado? é bem diferente do óleo do motor, e você viu quando o mecânico abriu a caixa?
    Grand Cherokee Limited V8 4.7 WK 2005

Roney, estava com a reduzida engatada?
    Caso não, pode ter fritado sim, devido ao próprio funcionamento do câmbio. Ele pode ter ficado "patinando" e assim aquecendo o óleo. Nos deixe informados, abraço

Usuário
    Entrada
    28/12/2015
    Local
    Leme/SP
    Sobre o mecânico eh de extrema confiança, inclusive eh da família. Sobre a redução eu acionei a alavanca sim... só se não entrou mas acho difícil pois a redução e o último estágio da alavanca. Quanto ao cheiro era bem parecido com o de fricção de embreagem... o que não citei eh que usei a alavanca na posição "2". Será que isso causou o superaquecimento do óleo da CA?

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Citação Postado originalmente por Roney Lima Ver Post
    Sobre o mecânico eh de extrema confiança, inclusive eh da família. Sobre a redução eu acionei a alavanca sim... só se não entrou mas acho difícil pois a redução e o último estágio da alavanca. Quanto ao cheiro era bem parecido com o de fricção de embreagem... o que não citei eh que usei a alavanca na posição "2". Será que isso causou o superaquecimento do óleo da CA?
    Não. Usar a caixa em reduzida e a alavanca na posição 2 lhe dará baixa velocidade e maior força.
    É a situação que menos poderia dar problemas no câmbio.
    Não sei o histórico de seu Jeep, mas creio que o câmbio já estava num limite de vida útil.
    Ao forçar nessa situação ele deu o ponto final.
    É igual quando se compra carro exclusivamente urbano com dez anos de idade e pouquíssimo rodado.
    Aí mete na estrada e começam a aparecer vários problemas.
    Por isso pergunto: há quanto tempo e Km's você fez a última troca do óleo da caixa automática?

Usuário Avatar de Falcon-MG
    Entrada
    21/02/2012
    Local
    ./MG
    Agradecimentos: 12
    Nesse caso pode ter sobreaquecido se foi uma subida muito íngreme, mesmo assim é estranho quebrar, a não ser que forçou por muito tempo sem o jeep se mover, ou se já haviam forçado antes.
    Deveria ter usado em 1ª para utilizar todo torque do motor e não forçar a transmissão, sabe se o fluido estava no nível correto?
    Quando se aciona a redução dá para perceber na condução.
    Grand Cherokee Limited V8 4.7 WK 2005

Ao meu ver, n fizeste nada errado msm. Engato a reduzida, deixou a alavanca no 2. Nesta maneira n força tanto o cambio.
    Concordo com o colega ali em cima. Provavelmente o cambio já estava quase no final e acabo estragando na trilha msm.

Qual óleo vc está usando? O tipo e a marca.

Usuário
    Entrada
    28/12/2015
    Local
    Leme/SP
    Depois de um longo inverno... festas e tals, voltei com mais info da novela câmbio do TJ. Muito bem. Os discos de composite foram para o espaço e junto levaram a bomba de óleo e o conversor de força. O óleo que estava na ca era novo e havia bastante (ou seka, nao foi falta)porém dois mecânicos diferentes me disseram que a caixa aut já estava no bico do corvo. Essa foi a melhor explicação. Sobre a brincadeira me saiu 4paus. Aí vem nova pergunta: Qual é a vida útil desse ca e será que a ca aguenta o rojão? ???

Olha roney,é muito relativo o quanto que vai durar o cambio AT sem precisar abrir para fazer a troca desses discos e da cinta. Se costuma usar muito na cidade, é normal que a vida útil diminua em comparação a um carro que rode só em rodovia (já que faiz menos trocas de marcha).

Normalmente, tu pode começar a sentir um desgaste ali pelos 130000km a uns 150000km. Comecar a sentir,n quer dizer ficar na mao porque o cambio estragou.
    Tu sente que as trocas já n estão sendo tão suaves, que ela pode estar dando uns pequenos trancos quando troca de marcha.
    Essa km que eu botei é em média, do que eu tenho visto e do que aconteceu com a minha vtr (uma grand cherokee zj). No meu caso,foi só os discos e a cinta, daí deu barato a brincadeira rs. E troquei tbm por desencargo de consciencia e o dolar estava baixo, ejá que eu ia comprar umas pecas de fora, aproveitei e busquei o kit de rebuild da caixa, . Porém tem que prestar atenção, porque se vai deixando pra abrir a caixa quando o carro n anda mais, a conta sempre sai grande.

E desses 4 mil, boa parte foi o conversor e a bomba, que são peças bem caras :/.

Agora tu vai ter câmbio pra muito tempo, vai dar pra fazer trilha tranquilo.
    E no manual pede msm a cada 30000km trocar o óleo? Parece tão pouco tempo. Tais usando o ATF né? O dexron da problema justamente nos discos, no manual de manutenção do câmbio ele ressalta bastante que n pode usar esse óleo. Pelo menos na ZJ, que acredito que use a msm caixa
    ex Jeep Willys 58
    Grand Cherokee Laredo 98
    Técnico em Automobilística.

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Citação Postado originalmente por Roney Lima Ver Post
    Depois de um longo inverno... festas e tals, voltei com mais info da novela câmbio do TJ. Muito bem. Os discos de composite foram para o espaço e junto levaram a bomba de óleo e o conversor de força. O óleo que estava na ca era novo e havia bastante (ou seka, nao foi falta)porém dois mecânicos diferentes me disseram que a caixa aut já estava no bico do corvo. Essa foi a melhor explicação. Sobre a brincadeira me saiu 4paus. Aí vem nova pergunta: Qual é a vida útil desse ca e será que a ca aguenta o rojão? ???
    Que bom que as opiniões estavam dentro do esperado.
    Se foi resolvido corretamente o problema, utilizando peças e mão de obra de qualidade, pode ficar tranquilo.
    Vida longa às caixas automáticas!

Usuário Avatar de samucace
    Entrada
    25/04/2009
    Local
    Fortaleza - Morando em Recife/PE
    Colocar a alavanca em 1 ou 2 usando a reduzida não muda nada.. o jeep vai sair de 1 e se der, passará pra 2..ele não sai de 2 só porque a alavanca está em 2.

Acho que a forma de andar e a manutenção preventiva são as melhores dicas pra uma vida longa do CA. Ao meu ver, muito mais confiável do que uma caixa mecânica.
    Lucas Falcão

O|||||||O

Usuário
    Entrada
    28/12/2015
    Local
    Leme/SP
    O Guga, bom dia. Então... a caixa é a mesma ou quase pq o Wrangler tem CA com 3 marchas e a cheroca sa não me engano são 4... pelo menos a minha era. Agora o manual não fecha a km de 30 mim, isso é indicação de um colega que tem um TJ tbm e recomenda essa troca. O manual da minha bye não cita essa marca de óleo mas pede o ATF 7176. Com essa viscosidade tem várias marcas no mercado e com preços que variam de 20 até 80 pilas.Se vc considerar que 30mil representam 2500km por mês em um ano pode estar certo de que essa troca é bem razoável. Mais ou menos uma troca a casa dois anos.... não podemos esquecer que nossas viaturas são vovozinha e todo carinho com elas é pouco!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Vendo par de molas Synergy 3" / 4" para Wrangler ou adapt. Troller
      Por Paulo_CW no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 24/05/2015, 20:49
    2. Duvidas sobre preparação do Wrangler ( peças "nacionalizadas" ou importadas ?? )
      Por Rogerio Fernandes Macedo no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 21/08/2014, 22:55
    3. Pneus GOODYEAR WRANGLER MT/R sem Kevlar - 31" x 10,5" x 15"
      Por Brno.e no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 11
      Última resposta: 03/02/2013, 23:34
    4. Wrangler MTR 33" x Câmbio Auto de Vitara
      Por Eduardo Chaves no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 08/02/2007, 18:18

Tags para este Tópico